SERGIPE: 1.846 profissionais da saúde são atingidos pelo covid-19

Exatos 1.846 profissionais da área da Saúde e afins foram infectados pelo coronavírus desde que foi confirmado o primeiro caso da doença no estado, em 14 de março deste ano. A informação foi prestada pela Secretaria da Saúde (SES), acrescentando que os atingidos não são apenas servidores estaduais, mas também municipais de todo Sergipe.

Por causa dessa grande quantidade de infectados, há uma significativa redução de quadros  em hospitais e unidades que tratam de doentes por covid-19. Os afastados estão retornando gradativamente, assim que ficam curados e não apresentam quaisquer sintomas da doença.

A Secretaria da Saúde esclareceu que há alguns casos em que os servidores adquiriram a covid-19 no trabalho, mesmo usando o equipamento profissional individual (EPI), e que muitos outros casos (a grande maioria) são consequência de atividades do dia a dia fora do ambiente de trabalho.

Credenciamento

Independentemente desses afastamentos, a Secretaria da Estado da Saúde  está abrindo inscrições para o credenciamento (02/2020) de profissionais de saúde interessados em prestar serviços. Os selecionados atuarão nos novos espaços em que serão instalados novos leitor para portadores da doença, podendo substituir também aqueles que se encontram doentes.

As inscrições para o credenciamento acontecerão a partir das 14h desta quarta- feira, 17, até às 18h da quinta- feira, 19, estarão abertas. Segundo a SES, os prestadores de serviços serão destacados para trabalhar nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento 24h, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Serviço de Remoção Inter-hospitalar, durante a pandemia.

Conforme a Secretaria, os interessados deverão entregar à Comissão Temporária de Credenciamento a sua documentação e requerimento por meio eletrônico rh@saude.se.gov.br. Os critérios adotados para classificação serão avaliação curricular e experiência.

Exigências

A documentação deve conter obrigatoriamente, sob pena de indeferimento automático do requerimento, uma via ou fotocópia autenticada de cada um dos documentos em PDF, sendo necessários os documentos de Identidade com CPF, acompanhado de certidão que comprove sua regularidade; comprovante de residência;  curriculum vitae atualizado e assinado;  cópia autenticada do diploma e especializações; certidão do Conselho Regional a que está vinculado; e Cópia do NIT (PIS/PASEP).

Segundo a diretora administrativa da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Rego, a abertura de novas unidades e a ampliação de leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estabilização em todo o Estado, devido à pandemia, trouxeram a necessidade de aumento do quadro de profissionais. As especialidades necessárias são para médico pediatra, médico pediatra sala de parto,  médico neonatologista, médico clínico geral, médico intensivista, médico emergencista, médico obstetra, médico infectologista, médico pneumologista, enfermeiro generalista, enfermeiro terapia intensiva, enfermeiro obstetrícia, enfermeiro de urgência e emergência, farmacêutico,  assistente social,  psicólogo, biomédico, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem urgência e emergência, técnico de farmácia,técnico de laboratório e técnico em radiologia, entre outros profissionais.

Rolar para cima