“Aracaju não é zona de risco e tem suportado o avanço da pandemia, embora com isolamento baixo”, diz secretária da Saúde da capital

A secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, embora admita que há registros de muitos casos de covid-19, garante que a capital sergipana não é uma zona de risco. “A cidade tem suportado o avanço da pandemia”, explicou. Conforme dados do boletim divulgado ontem pela SMS, foram testadas 24.863 pessoas e 16.035 foram positivos para a covid-19. Há ainda 327 óbitos.

Para a secretária, o crescimento dos casos nesta semana foi consequência de muitos exames reprimidos no Laboratório Central (Lacen). “Quando sai o resultado, o número é alto.  Sem falar que com o índice de isolamento está cada vez mais baixo e,l com isso, a contaminação aumenta”, justificou.

Waneska afirmou que está difícil da população entender o momento em que vivemos e os riscos que o coronavírus representa. “Temos encontrado em fiscalizações alguns problemas, entre os quais aglomerados em farmácias e clínicas”.

Indagada se já chegamos ao ápice da pandemia em Aracaju, ela disse que alguns estudos apontavam o indicativo de que essa fase seria esta semana, mas ainda não atingimos, estamos caminhando para ele.

“Estamos terminando um estudo de prevalência para entendermos qual o percentual da população já se contaminou”, concluiu.

Rolar para cima