Coluna Primeira Mão

Marcio Macedo: não tenho preferido

O pré candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, Márcio Macedo, desmentiu os boatos que o apontava como tendo candidato preferencial à vereador pela sua agremiação. “Não é verdade. Pré-candidato a prefeito não pode, não deve e não tem pré-candidato preferencial a vereador. Eu tenho 36 pré-candidatos no PT e todos são meus pré-candidatos. Todos estão incluídos no nosso projeto”, declarou. Ele disse ainda que vê a aceitação ao seu nome crescendo e que assim que as autoridades sanitárias autorizarem, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva virá a Aracaju manifestar o seu apoio à pré candidatura do PT em Aracaju pessoalmente, com o povo nas ruas.

Paulo Márcio revela prioridades

Paulo Márcio, pré candidato a prefeito de Aracaju pelo DC, revelou ao blog que a primeira e mais importante seria a realização de uma auditoria em todos os contratos celebrados nos últimos 4 anos, haja vista as suspeitas que pairam sobre vários atos administrativos. As outras medidas seriam a realização da licitação do transporte público, a rescisão do contrato emergencial para a administração do Nestor Piva, uma completa revitalização do centro de Aracaju, para atrair moradores e estimular a abertura de novos negócios, bem como parcerias com o Estado, a União e setores privados, totalmente voltadas ao setor turístico, indiscutivelmente um dos mais afetados pela pandemia, além de cuidar da saúde do povo

Ônibus com ar condicionado

Antes que um aventureiro lance mão da proposta, o pré candidato a prefeito de Aracaju pelo PTC, Adelson Alves “Meu Guerreiro” revelou que vai fazer a licitação do transporte coletivo e vai incluir ônibus com ar condicionado.

Analfabetismo em SE

Reportagem publicada por este Jornal da Cidade mostrou como ainda é grande a taxa de analfabetismo em Sergipe. É um problema que parece que só irá acabar quando novas gerações substituírem as velhas. Quantas ainda? Enquanto isso, os analfabetos sofrem os preconceitos linguísticos, tendo problema para pegar transporte público pois não sabe ler o nome do seu bairro no letreiro do ônibus. O seu maior vexame é na hora em que é chamado para assinar o seu nome, quando, ao invés de escrever,coloca a sua impressão digital. As palavras da língua brasileira são para eles como é para nós letrados lermos os símbolos da língua chinesa ou da língua árabe. Para muitas pessoas, o analfabetismo é uma tradição familiar com mais de 400 anos em Sergipe.

Pesquisas inventadas

Embora circulem muitos comentários sobre pesquisas eleitorais no interior do Estado, os institutos dizem que faz tempo que não realizam pesquisas novas. Para evitar vexame, os pré candidatos precisam ser submetidos a testagem popular antes de chegarem às urnas.

Precaução

É recomendável limpezas mais frequentes nessas casas de saúde que estão recebendo portadores da covid-19. Tem muita gente dizendo que foi nelas para ver uma ‘tosse besta’ ou uma ‘gripezinha fulera’ e saiu com covid-19       

De feliz à ansioso

Incontáveis estrangeiros que visitaram o Brasil disseram que o povo brasileiro é muito alegre, apesar dos seus problemas. Pesquisa conduzida tempos atrás afirmou serem os brasileiros o povo mais feliz do mundo. Com a chegada da COVID-19, as coisas mudaram. Agora, pesquisas internacionais indicam que o brasileiro tem se tornado o povo mais ansioso do mundo! É brincadeira? Diz-se que as farmácias nunca venderam tantos ansiolíticos!

Voltando à mendicância

A crise3 econômica mistura com a crise gerada pelo coronavírus tem recolocado nas ruas de Aracaju muita gente na condição de pedintes. Também tem muita gente dormindo sob as marquises.

IPVA prorrogado

O Governo do Estado prorrogou por mais duas semanas o pagamento do IPVA 2020 com desconto de 5% na quitação à vista ou parcelado em até seis vezes. O novo prazo ficou para 31 desse mês de julho. A medida é boa para a arrecadação do Estado e para aqueles que não conseguiram aproveitar a oportunidade até a semana que passou. Todos os veículos, independente de terminação da placa, podem aderir ao modelo de pagamento e pelo site a Sefaz centralizou todo o atendimento.

Covid-20

Tem muita gente em Sergipe que garante que já está com a covid-19 pela segunda vez. Nos dois casos foi submetida a testagem, a exemplo de Hilda Ribeiro, prefeita de Lagarto.

Anglicismos

Dois novos anglicismos tèm sido consumido pelos brasileiros. O primeiro é o “coronavírus”. Em português nós diríamos “vírus Corona”. O segundo é “testar positivo”. Como nós falávamos? “Fiz exame e deu negativo”. O negócio é chamar o ex-deputado Aldo Rebelo para dar um jeito nisso!

Brasil sem carnaval

Quem já imaginou um dia o Brasil sem Carnaval, o maior espetáculo da terra? Em 2020, quando foi realizado o Carnaval, o coronavírus ainda estava desembarcando em Sergipe e no Brasil. Apesar das pressões dos empresários do setor, parece uma loucura fazer um Carnaval em plena pandemia. A festa brasileira envolve muito dinheiro e precisa de planejamento. Como planejar em meio a tanta incerteza e insegurança?

Questão de solidariedade

Existem muitos médicos que trabalham em repartições públicas estaduais e federais vivendo em completa ociosidade. Esses profissionais da saúde talvez pudessem ajudar seus colegas que atuam na linha de frente no combate a essa pandemia. Seria um gesto de solidariedade em homenagem aos seus colegas e à população sergipana.

Muro das lamentações

Apesar das muitas reclamações de vários candidatos, a eleição para reitor e vice-reitor da UFS foi realizada estritamente dentro da lei. O que se ouve agora é conversa de perdedor. Os candidatos radicais tiveram um desempenho deplorável.

Abuso de poder religioso

Muito importante a proposta do ministro Edson Facchin de criar um novo crime eleitoral, chamado por ele de “abuso de poder religioso”. Quase todo o mundo sabe como fiéis de certas igrejas são manipulados por seus pastores. Essa coluna torce para que a Justiça Eleitoral ponha em vigência esse novo crime nas eleições desse ano de 2020. Esse é um problema que existe em todo o Brasil e se faz presente em todos os 75 municípios de Sergipe.

Escuridão na área da ponte

Os moradores do bairro Industrial se queixam da escuridão na proximidade da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, que logo em breve completará 14 anos. A escuridão é maior  na Avenida José Conrado de Araújo, Praça Amintas Jorge, complexo desportivo e cultural Dona Finha até aa margens do estuário do rio Sergipe.

Sergipe pede ajuda

O Clube Sportivo Sergipe (CSS) lança, neste sábado, uma campanha de doação com seus torcedores, buscando levantar recursos para o retorno do estadual. Com a retomada tardia da competição, por causa da pandemia, o clube perdeu cerca de 70% das receitas previstas, com a perda do número de sócios torcedores adimplentes, perda de bilheteria e patrocinadores que tiveram problemas financeiros e suspenderam pagamento. A campanha terá retransmissão pela TV Gipão no Youtube da virada do Sergipe diante o Lagarto, na primeira fase do Sergipano 2020.

Rolar para cima