A comodidade de cada um
Há uma avaliação geral e genérica de que a disputa do segundo turno em Aracaju será entre um candidato de esquerda e um de direita. Mas no PT avalia-se que o enfrentamento final será entre o petista Márcio Macedo e o pedetista Edvaldo Nogueira. Já no Cidadania aposta-se que Edvaldo terá que enfrentar a delegada Danielle Garcia. No bloco de Nogueira trabalha-se para que a eleição seja definida no primeiro turno. Cada um busca a sua comodidade.
1º turno
O governador Belivaldo Chagas (PSD) é dos aliados de Edvaldo Nogueira que deseja a definição do pleito municipal de Aracaju definido no primeiro turno.
Belivaldo x Eliane
Na possibilidade de um segundo turno entre Edvaldo Nogueira e Márcio Macedo, a disputa se tornaria um enfrentamento do governador Belivaldo Chagas com a sua vice Eliane Aquino.
Fã de Lula
O ex-governador Jackson Barreto (MDB) é mais lulistas que um monte de petistas que conheço. Na semana que passou, Márcio Macedo postou no Instagram uma foto do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e de imediato JB postou as mãozinhas do emoji aplaudindo Lula. Alguns petistas de Aracaju entenderam a postagem de Jackson como um sinal de que não está afastado do PT de Aracaju. Para quem quer entender assim, pode até ser, mas não é. JB está com o projeto da reeleição de Edvaldo Nogueira (PDT).
Lava Jato em SE
A Lava Jato chegou a Sergipe. O motivo é conhecido dos sergipanos: propina. O nome do falecido senador sergipano Zé Eduardo Dutra continua limpo, mesmo tendo sido presidente da Petrobrás por algum tempo.
Pense no medo…
No que depender dos professores das redes estadual e municipais, aulas presenciais em Sergipe só em 2021. E olhe lá… Há muito medo de adquirir o coronavírus e ser vítima da covid-19.
Caboclo treme terra
Os sergipanos já estão se habituando aos tremores de terra. Essa coluna ouviu a descrição de um tremor de terra feita por um sertanejo: “É quando você procura chão e não encontra!” Isso mesmo! Vamos esperar as festas juninas do próximo ano para saber se dá pra dançar forró com a terra tremendo! A turma da umbanda garante que isso é coisa do “caboclo treme terra”.
Parque dos Falcões
É bom saber que o Parque dos Falcões de Itabaiana foi transformado em Patrimônio Imaterial de Sergipe. A iniciativa da medida partiu da deputada Maria Mendonça. O que fazer agora? É necessário asfaltar a curta estrada de terra que que leva o turista sergipano e de outros lugares até a sede do parque. É importante também preparar mão de obra para, em caso de necessidade, substituir aqueles que hoje estão lá diariamente. Eles fazem um trabalho sensacional! Mas é preciso pensar no futuro. O Parque dos Falcões também funciona como ponto partida para aqueles que têm disposição para subir até o topo da serra de Itabaiana.
Canindé do S. Francisco
Aprovada pela Assembleia Legislativa, a intervenção em Canindé do São Francisco pode ser uma oportunidade excelente para fazer reformas e melhorar os serviços prestados pela prefeitura da cidade. Se o novo interventor Edgar Mota não ceder a pressões políticas, pode realizar obras que fortaleçam o turismo no município.
Palanques eleitorais
As redes sociais, as emissoras de rádio e de TV, jornais, sítios de notícias na internet e blogs serão os grandes palanques eleitorais nas eleições de novembro. As emissoras de TV não podem discricionariamente escolher quatro ou cinco candidatos para debater suas propostas. Faz sentido que o debate seja só no segundo turno. Os palanques eleitorais eletrônicos serão os mais utilizados.
Contra fake
Tem uma campanha nas redes sociais que diz que “candidato que usa fake news é mentiroso, não merece a sua confiança”.
Mais segurança
Ninguém cita, mas as câmeras de segurança colocadas em alguns pontos estratégicos de Aracaju têm contribuído para reduzir a violência na capital sergipana.
CEAC novo
Na próxima quinta-feira, 1º de outubro, todos os Ceac’s abrirão as suas portas para o atendimento ao público. A novidade é que o CEAC do Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial, entra em funcionamento. Antes disso, nesta segunda-feira, 28, podem ser reabertos cinemas, teatros e museus.
Cuidado!
Tem gente comentando em mesa de bar de Aracaju que “se a gente se segurar até março de 2021, quando as vacinas devem estar chegando em grande escala ao Brasil, pode escapar de uma covid-19 e de mal pior”.