Coluna Primeira Mão

Cadê as propostas?

Os sergipanos querem saber quais são as propostas dos candidatos a prefeito para os municípios e quais são as iniciativas que os candidatos a vereador proporão nas Câmaras. O lero-lero já cansou. O que eles propõem para a Saúde, Educação, Assistência Social, Limpeza Pública, Obras, Cultura…

Começa por “P”

Começam pela letra “P” as categorias profissionais que mais têm candidatos na disputa eleitoral deste ano de 2020 em Aracaju. São dezenas de professores, pastores e policiais querendo uma vaguinha em um bom emprego por quatro anos. Os professores lideram com 40 candidatos a vereador. Márcio Macedo, candidato do PT a prefeito de Aracaju também é professor.

Sem padre

Na área de atuação da arquidiocese metropolitana de Aracaju nenhum padre é candidato a cargo eletivo este ano.  A arquidiocese informou que “o arcebispo dom João José da Costa não recebeu nenhum pedido de licença para isso”.

Campanha começa

Quando tem início o período de inserções e o horário eleitoral gratuito na TV e Rádio vem a sensação para a grande maioria da população de que “a campanha eleitoral começou”.  Foi assim na sexta-feira, 09.

Anote aí

Muitos desses candidatos a vereador e a prefeito de Aracaju na verdade estão de olho nas eleições de 2022, quando devem disputar cadeiras na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. É claro que nenhum deles vai admitir isso agora. O momento é de usar a mídia para ser lembrado lá adiante.

Começar de novo

Mendonça Prado já foi deputado federal e Fabiano Oliveira, Evaldo Campos e Morito Matos já foram deputado estadual. Agora buscam uma cadeira na Câmara de Aracaju.

Apenas um emprego

Essas empresas que estão sendo criadas e muito anunciadas no Brasil e em especial em Sergipe é o que se pode chamar de “empresas de um empregado só, o dono”.  Observe que são criadas milhares delas rodos os meses e o desemprego continua em alta. Os muitos dos donos delas foram demitidos e agora passam a atuar como microempreendedor individual.

Surfando com evangélicos

Muitos candidatos a prefeitos e a vereadores dão sinais de que querem surfar na onda dos evangélicos. Na verdade, querem engana-los para conquistar os votos.

Agiotagem na eleição da crise

Os agiotas são figuras sempre presentes nas campanhas eleitorais de Sergipe. Como vivemos tempo de crise, a oferta de dinheiro será pequena, os juros serão altos e as cobranças, para receber a grana de volta, serão intensas,

Até quando?

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu afastar definitivamente o conselheiro e seu ex-presidente Clóvis Barbosa das atividades. O dono do cargo agora é Flávio Conceição. Até quando?

Em desvantagem

Os candidatos à prefeitura de Aracaju saem em desvantagem em relação ao atual prefeito da capital sergipana. Sendo esse o seu terceiro mandato, Edvaldo Nogueira terá muito o que mostrar em termos de realizações e de experiência no cargo. O comportamento esperado por Edvaldo Nogueira é “pancadaria” vinda dos demais candidatos.

Por que, hein?

Perguntar não ofende. Então vão as  perguntas: por que os políticos gostam tanto de pagar suas contas com dinheiro vivo? Por que políticos escolhem com frequência alguns assessores aposentados e oriundos da Polícia Civil e da Polícia Militar?

Agora vai

É verdade que há uma certa calmaria em relação aos infectados pelo coronavírus, embora todos nós só teremos alívio completo quando formos vacinados contra a COVID-19. Como os profissionais da área da saúde, hospitais e clínicas estavam mobilizados para cuidar da pandemia, muitas e muitas cirurgias não foram realizadas. É bom saber que em ritmo de mutirão, as cirurgias adiadas vão ser agora realizadas. São cerca de 3 mil.

Trabalham, mas…

Tempos de eleições são uma época boa para o “trabalho sazonal” dos advogados eleitorais. Esses profissionais da lei precisam estar de prontidão para qualquer chamada dos seus clientes candidatos. Trabalham mas têm dificuldades para receber os seus honorários, da mesma forma que donos de gráficas, postos de gasolinas e demais prestadores de serviços. Se os seus candidatos perdem, aí a demora é ainda maior para receber o dinheiro pelos serviços prestados.

Caça Bebinhos

A Cptran fará  operação na Grande Aracaju neste final de semana prolongado. A Operação Padroeira (do Brasil) 2020), fará cumprir o respeito às normas do trânsito e à Lei Seca e por isso é também conhecida como “Operação Caça Bebinhos” vai durar até a segunda-feira, 12.

Natal sem fome

Aquele pessoal que gosta de promover mobilizações para arrecadar alimentos para doar aos mais pobres no Natal e final de ano já pode começar a formar grupos de apoio para passar os dois últimos meses de 2020 pedindo para distribuir em dezembro. Não dá para adiar as comemorações do aniversário de Jesus. Tem que ter festa todo ano.

Carestia

No início deste ano comprava-se quatro limões por um real. Agora, reclamam os consumidores, tem comerciante vendendo 3 limões por R$ 2,00. Mas os consumidores reclamam mais de dois genipapos por R$ 10,00.

Cuide-se

Vacina de imunização em massa contra a covid-19 só em março ou abril do próximo ano.

Rolar para cima