A eleição municipal ganhou um tema novo este ano. Trata-se da pandemia do novo coronavírus, que passou a exigir das autoridades mais apoio à população, medidas que vão muito além das ações adotadas na área de saúde. O radialista e jornalista Ivaldo José, que busca um novo mandato na Câmara Municipal de Aracaju, afirma que o papel do vereador também mudou.
“O vereador tem uma linha de atuação que já conhecemos, mas agora terá que propor e cobrar medidas do município que auxiliem o aracajuano afetado pela pandemia. Um exemplo? Surgiram problemas com o transporte público reduzido, com a educação, com a evasão escolar”, citou. Para Ivaldo, o parlamentar passou a ter uma área de atuação ainda maior.
Pouco tratada no horário eleitoral gratuito, a pandemia do novo coronavírus pede um debate amplo sobre políticas de saúde. “Não se trata apenas de buscar mais vagas em hospitais, mais leitos de UTI. A pandemia fez com que muita gente perdesse seu ganha pão, muitos sergipanos perderam renda. Os recursos precisam ser bem aplicados e o vereador tem de estar de olho”, observa.
Em visita aos bairros da capital, Ivaldo José tem sido cobrado sobre esse tema e tem conversado com seus eleitores sobre sua atuação. “Assim como os brasileiros precisaram se reinventar nessa situação grave, com restrições e isolamento social, o vereador também tem que se reciclar e buscar entender melhor não só o drama vivido pela população, mas como ser instrumento de ajuda a quem precisa”.