A Festa do Vaqueiro, da cidade de Porto da Folha, foi declarada nesta segunda-feira, 09, Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. A Lei N° 8.782, de autoria da Deputada Goretti Reis (PSD) foi publicada no Diário Oficial.
O evento é realizado todos os anos no mês de setembro e atrai cerca de 70 mil turistas de todo Sergipe e de vários estados do país. Com isto, a cidade ganha economicamente, com cerca de R$ 8 milhões investidos pelo público visitante.
“Esta prática é uma atividade que movimenta milhões de recursos financeiros, gera muitos empregos diretos e indiretos. A atribuição da vaquejada é a atividade cultural e esportiva, além de forte potencial econômico”, afirmou a deputada.
São cinco dias da Festa que foi criada em 1969 e tem, portanto, décadas de cultura. A lei também inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos do estado.
Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora
A Sociedade Musical Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora também é, oficialmente, patrimônio cultural imaterial de Sergipe. A concessão do título está assegurada na Lei 8.783/2020, publicada na edição do Diário Oficial do Estado de Sergipe, da última sexta-feira (6).
A iniciativa é da deputada Maria Mendonça (PSDB), autora do projeto de Lei 217/2019, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo, no mês passado. “É uma alegria enorme para nós! Entendemos que o fortalecimento da cultura é extremamente importante para o desenvolvimento e protagonismo do nosso povo”, disse.
Sediada em Campo do Brito, a Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora tem por finalidade apoiar e desenvolver ações de manutenção e incremento da educação musical. “Os dirigentes da filarmônica criaram uma escola de música, contribuindo assim, para o alargamento sociocultural não apenas da cidade de Campo do Brito, mas de todo o Estado, formando diversos músicos que atuam em várias partes do nosso Brasil”, falou a deputada.
Ao destacar que a cultura é direito fundamental e vetor de inclusão social, Maria Mendonça ressaltou ser papel do Poder Executivo apoiar as instituições que representam o povo sergipano em diversos eventos, dentro e fora do Estado.
Créditos: Wênia Bandeira/Assessoria da deputada Maria Mendonça
Foto: Pixabay