Banco de leite Marly Sarney está pedindo novas doadoras

Atualmente, 100% das crianças prematuras na MNSL com menos de 1,5 Kg recebem diariamente o leite humano pasteurizado pela unidade do governo do Estado, que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, pede novas doadoras para o estoque de leite materno, que está baixo, hoje conta com apenas 13 doadoras domiciliares e, para manter o estoque, é preciso que novas doadoras se apresentem. Atualmente, 100% das crianças prematuras na MNSL com menos de 1,5 Kg recebem diariamente o leite humano pasteurizado pela unidade do governo do Estado, que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Thereza Azevedo, um litro de leite materno doado, pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado. Todas as mulheres saudáveis que estejam amamentando e desejem ajudar ao próximo, podem entrar nesse voluntariado, basta manter contato com o BLH  através do numero (79)3226-6301 de segunda a sexta-feira, das 7hàs 19h e manifestar a intenção de colaborar ou comparecer na Rua  Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE).

Thereza explicou que a doadora precisa ir até o BLH uma vez onde será orientada quanto a ordenha e o armazenamento. Depois da primeira avaliação o carro vai buscar o leite e o banco disponibiliza, também, os frascos esterilizados para realizar a coleta e passa a buscar esse leite na casa da doadora. Ressaltou,  ainda,  que há um programa de atendimento médico para os filhos das doadoras, que assegura oito meses de acompanhamento médico para o filho. De acordo com Ministério da Saúde, o recém-nascido alimentado apenas com o leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade. O leite materno é o alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarréias.

Fonte e foto: ASN

Rolar para cima