José Vieira da Cruz
Historiador e professor da UFS
Respeitar a autonomia universitária significa defender um projeto de sociedade e de Estado calcado na democracia, na liberdade de pensamento e no desenvolvimento científico, educacional e cultural – a partir de uma perspectiva livre, autônoma e crítica. Este projeto e perspectiva de universidade resistiram a ditadura civil-militar, defenderam a autonomia universitária e, junto a outros setores sociais, aturam em favor da redemocratização da sociedade brasileira.
Neste sentido, autonomia universitária e democracia estão intimamente associadas tanto em relação ao passado próximo de resistência à ditadura quanto em relação à resiliência do atual presente histórico em favor das instituições democráticas, da validade do conhecimento científico e da livre manifestação de ideias e posições socialmente referenciadas em prol da cultura, educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inovação com responsabilidade social, respeito à diversidade e defesa dos grupos vulneráveis.
Em torno deste histórico, projeto e perspectiva, o atual capítulo das eleições para reitoria da Universidade Federal de Sergipe, demanda pelo menos três perguntas. A primeira, a quem interessa colocar em dúvida a capacidade da instituição, através de suas instâncias colegiadas competentes, de validar suas escolhas políticas e eleitorais? A segunda, diante da decisão colegiada do Ministério Púbico Federal (MPF) de arquivar a denúncia de “supostas irregularidades” relacionada a lista tríplice para escolha do(a) próximo(a) reitor(a) da instituição encaminhada ao MEC, a decisão do Conselho Superior (CONSU) da UFS permanece válida e será respeitada, pondo um ponto final na “Reitoria pro tempore”? E a terceira pergunta, considerando os dois questionamentos anteriores, por quanto tempo a “Reitoria pro tempore” se sustentará e terá a anuência dos órgãos colegiados e instâncias máximas da UFS: Conselho Diretor, CONSU e CONEP?
Perguntas… apenas perguntas… enquanto aguardamos os desdobramentos dos próximos capítulos!