Operação do Ibama e da PF intensificou o combate à captura predatória durante o período de defeso
Após intensificação da fiscalização de pesca ilegal no final do período reprodutivo das espécies, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu e devolveu ao Rio São Francisco cerca de 5 mil camarões-canelas (Macrobrachium acanthurus).
A Operação Carrancas ocorreu em trecho do rio em Sergipe e contou com apoio da Polícia Federal (PF). Além dos crustáceos, as equipes apreenderam e inutilizaram mil covos e outros equipamentos utilizados de forma irregular para pesca.
O combate à captura ilegal de espécies durante o defeso contribui para o equilíbrio do ecossistema local, restringindo a pesca de diversas espécies que necessitam desse intervalo para reprodução. Entre outros peixes protegidos estão as espécies xira (ou curimatã), dourado, pacamã, além de diferentes espécies de lambaris e piau.
Além das ações de fiscalização, as equipes realizaram abordagens educativas junto aos pescadores, reforçando a importância do respeito às normas ambientais e do defeso para a manutenção da biodiversidade e da atividade pesqueira sustentável na região.
(Assessoria de Comunicação do Ibama)