Ações da Prefeitura alavancam o turismo e a economia e aumentam a expectativa para o verão 2024

Após uma série de eventos realizados este ano pela gestão municipal, o setor de turismo espera resultados ainda mais promissores para a alta temporada do verão 2024

O turismo tem sido uma das áreas prioritárias nos investimentos feitos pela Prefeitura de Aracaju. Ao longo dos últimos anos, a gestão municipal tem desenvolvido diversas ações no sentido de atrair cada vez mais turistas para a cidade e, consequentemente, movimentar a economia local. As iniciativas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), proporcionaram excelentes resultados neste ano de 2023, como por exemplo, o aumento no número de desembarque de passageiros em Aracaju, principalmente no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria.

Este ano, a Prefeitura de Aracaju realizou diversos eventos públicos que foram grandes atrativos para turistas, como o tradicional Forró Caju, a Corrida Cidade de Aracaju, o Aniversário da Cidade, Projeto Verão, Natal iluminado, Réveillon, entre outros, atraindo os olhares de quem busca locais para viajar no Brasil. Além disso, a gestão municipal atuou também no apoio a iniciativas que promoveram eventos particulares de grande porte na cidade, como o Pré-Caju, o que contribuiu para uma captação ainda maior de turistas para a cidade.

Houve também a participação da gestão municipal em feiras de turismo, o que ajudou a posicionar Aracaju no mercado de forma estratégica e disputar espaços com destinos consolidados. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Sergipe (ABIH/SE), foram realizados roadshows em diversas cidades de todo o Brasil, reforçando a divulgação dos atrativos turísticos da capital sergipana nesses locais, graças a renovação do convênio entre a Prefeitura e a entidade, que assegurou o repasse de R$ 1,5 milhão, assinado em maio deste ano.

Tantas ações promovidas pela Prefeitura consolidam a expectativa de que este verão seja um dos mais promissores em relação a recepção de turistas na cidade. De acordo com o secretário municipal de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, houve um grande investimento da administração municipal nessa área. “Divulgamos muito Aracaju nesses eventos realizados, com todo esse apoio que a Prefeitura está dando. Os hotéis estão aí para comprovar a grande procura pela capital. A movimentação está muito boa. O que nós investimos, estamos colhendo muito mais. Nós geramos emprego e renda, mas sobretudo, o município arrecadou. Para mim será o melhor verão que teremos. Isso vai fomentar o comércio e todos nós, bares, restaurantes, taxistas, vendedores, todos vão ganhar. Essa é mais uma atividade da Prefeitura em tornar o verão muito forte para Aracaju”, disse.

Para a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Irma Karla, as expectativas para o turismo no verão, para o setor, são positivas. “Além da divulgação do nosso destino turístico, feito pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, é preciso que haja a capacitação dos profissionais que atuam na área, para que possam receber bem os nossos turistas neste período de alta estação. A expectativa é muito grande, principalmente porque nos últimos finais de semana e feriados tivemos um público muito grande de turistas em Aracaju. Acredito que vai crescer ainda mais em janeiro, por se tratar de um mês de férias. A gente, inclusive agradece, a gestão, porque na inauguração do estacionamento do Centro de Aracaju, ele lembrou dos locais para veículos de turismo, onde poderemos embarcar os nossos turistas que vão visitar o local”, afirmou.

Economia e cultura
As diversas iniciativas da gestão municipal, no sentido de movimentar ainda mais o turismo em Aracaju, traz ainda como consequência o aquecimento da economia e o fomento da cultura local. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, “o trabalho de consolidação do turismo da capital tem um reflexo bastante significativo no final do ano, especialmente nesta virada de 2023 para 2024, com a realização da festa de Réveillon e os eventos de verão. Toda esta movimentação de turistas e da própria população local, sem dúvida, é um fator importante para o aquecimento da nossa economia. Toda uma cadeia produtiva recebe influência desse período, os eventos geram emprego e renda, os turistas consomem os nossos serviços, e a consequência disso tudo é uma atividade econômica bastante movimentada, impostos recolhidos e Aracaju trilhando cada vez mais o caminho do desenvolvimento”.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Sergipe, Bruno Dórea, espera o melhor para o setor com o turismo em Aracaju nesta próxima estação. “No verão as pessoas viajam e, com o calor, a expectativa é de um aumento de 40% no consumo de cerveja. Isso interfere diretamente no faturamento das empresas. E com esse conjunto de ações da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado, de valorizar nosso estado e mostrar as belezas que a gente tem, trazendo o turista de outros estados e de outros países para cá, com certeza ganha todo o setor, consequentemente também o de bares e restaurantes”, disse.

A grande festa da virada do ano é um evento que fecha com chave de ouro a programação dos eventos realizados pela Prefeitura em 2023, que promete movimentar milhares de turistas em Aracaju, principalmente porque, de forma inédita, acontecerá em dois dias – 30 e 31 de dezembro, com uma programação que contará com 11 atrações e mais de 14 horas de shows – e o indicativo de que o verão de 2024 será um dos melhores para o município, no que diz respeito ao fomento econômico e movimento de turistas.

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, destaca que, paulatinamente, a Prefeitura de Aracaju vem transformando o Réveillon em um cartão postal da cidade, atraindo turistas do Brasil inteiro. “É o resultado de uma construção pensada, planejada, para fazer com que o Réveillon de Aracaju seja também motivo de atração de turistas. Outro aspecto é a comemoração da festa em si. A Prefeitura trabalha para a população, então tem que levar oferta de entretenimento e lazer, consumo cultural, espetáculos musicais gratuitos para a população. Nada melhor do que fazer isso em um dia que marca a passagem do ano, em que as pessoas estão congraçando para celebrar o ano novo. Por tudo isso, o Réveillon de Aracaju é um evento, cada vez mais, inserido no calendário nacional”, afirmou.

(PUBLIEDITORIAL – PREFEITURA DE ARACAJU)
Fotos: Marcelle Cristinne e Michel de Oliveira

Rolar para cima