Ao contrário da média nacional, inflação em Aracaju teve aumento de 0,26%

Em Aracaju, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 0,26% no mês de junho. Esse índice contraria a média nacional, que em junho, apresentou sua primeira redução anual (-0,08%). Com isso, o índice da inflação acumulada no ano em Aracaju chegou a 3,25%.

O grupo de Transportes exerceu o maior impacto de gastos para os aracajuanos, com o aumento de 1,16%. Os principais destaques para o aumento são: passagem aérea (14,5%), gasolina (7,29%) e combustíveis para veículos (6,78%).

Em relação aos combustíveis e gasolina, Mateus Feitosa, que é o coordenador do IPCA no estado, explica que “Em junho, tivemos uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre a gasolina que ocasionou um aumento de preço nas bombas. É importante ressaltar também que a gasolina que abastece a cidade de Aracaju vem principalmente de uma refinaria privada. Portanto, as reduções de preço promovidas pela Petobras durante o mês de junho não tem impacto na gasolina vendida por aqui”.

O grupo de Saúde e Cuidados pessoais apresentou o segundo maior impacto de gastos, com  0,43%. Isso se deu por conta da expansão do preço de alguns medicamentos, como é o caso do anti-infeccioso e antibiótico (2,66%).

Em contrapartida aos aumentos, o grupo de Habitação apresentou uma redução de 0,20%. Isso ocorreu por conta da queda dos preços do botijão de gás (-4,55%). O mesmo ocorreu com o grupo de vestuários, que caiu em 0,57%.

INPC registra 0,28% em Aracaju

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do mês de junho de 2023 apresentou aumento de 0,28%. O INPC no Brasil foi de -0,10%.

Superintendência  Estadual do IBGE em Sergipe

Rolar para cima