Aracaju – Bom Jesus dos Navegantes poderá ocorrer dia 1º de janeiro sem barqueata no rio Sergipe

Teve início no domingo passado, 26, a programação do Tríduo em preparação para a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, grande manifestação de fé que pontua o primeiro dia do ano novo, na Arquidiocese de Aracaju. “Com Bom Jesus, somos mais que vencedores” (Rm 8, 37) é o tema desse tradicional itinerário espiritual, organizado pela paróquia de Santo Antônio, e vivenciado há mais de 160 anos pelos católicos da capital. As celebrações  ocorrem na matriz de Santo Antônio (colina), até esta terça-feira, dia 28, às 19h.

A organização da festa ainda não confirmou a realização da procissão fluvial, no dia 1º de janeiro. Tratativas nesse sentido estão sendo mantidas com a Capitania dos Portos. A indefinição é decorrente da realidade de pandemia. Por enquanto, está confirmada a procissão solene, com a imagem do Senhor Bom Jesus saindo da Ponte do Imperador, por volta das 16h, em direção a Colina do Santo Antônio, culminando com Solene Celebração Eucarística. Em vista da procissão, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes foi transladada, neste domingo (26), para a Igreja do Divino Salvador, no centro de Aracaju.

A última procissão nas águas do rio Sergipe aconteceu em 2020, quase dois meses antes da confirmação do coronavírus no Brasil (em 26 de fevereiro). Em 2021 não houve e é possível que não aconteça no início de 2022, mas vale lembrar que ainda está em fase de definição.

Rolar para cima