Desta quarta-feira, 6, ao próximo domingo, 10, a capital sergipana recebe o Festival Regional Nordeste de Xadrez, evento apoiado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).
A competição acontece no Real Classic Hotel, localizado na Orla da Atalaia, e conta com a participação de cerca de 220 atletas de dez estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Na modalidade escolar, as disputas acontecem da categoria sub 7 à sub 17, no naipe feminino e no absoluto, no qual podem participar tanto homens, quanto mulheres. Já nas modalidades blitz, rápido e clássico não há limite de idade, seja no feminino, seja no absoluto.
O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, destaca a atenção da Prefeitura em apoiar não só as modalidades tradicionais, que se utilizam da atividade física, mas também aquelas que trabalham a mente.
“Nosso trabalho busca sempre popularizar e fomentar todas as modalidades esportivas. Por isso, é uma satisfação para a Sejesp poder apoiar esse evento de xadrez, que exige trabalho mental dos seus praticantes e que, assim como uma modalidade diretamente ligada à atividade física, também traz benefícios à saúde: concentração, boa memória, raciocínio lógico”, pontua o secretário.
Em outras oportunidades, Aracaju já sediou o evento na modalidade escolar, mas, neste ano, sedia pela primeira vez a modalidade absoluto clássico, que escolhe os campeões nordestinos para disputarem a competição nacional. Dessa forma, o presidente da Federação Sergipana de Xadrez (FSX), Igor Melo, destaca o apoio fundamental da Prefeitura para realização do evento.
“O apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Sejesp, foi bastante importante para a redução dos custos do evento, com a disponibilização de mesas e backdrop, razão pela qual a Federação Sergipana de Xadrez agradece pelo grande incentivo ao esporte local”, finaliza o organizador da competição.
Fonte: AAN
Foto: Ascom/FSX