Centrais sindicais, sindicatos do serviço público e entidades associativas avaliarão a possibilidade de invalidar os votos dos 10 deputados estaduais que, às pressas, se aposentaram para não ser atingidos pela reforma da Previdência de Sergipe e que eles aprovaram. Há também o desejo de arguir essas aposentadorias judicialmente. Essa a votação da reforma vai render muito ainda.
Corra que a reforma vem aí
Sindicalistas e servidores públicos lotaram as galerias e o saguão da Assembleia Legislativa para protestar contra a PEC da Previdência Social do Estado, que terminou sendo aprovada por 19 deputados presentes. Ali mesmo ficaram sabendo que dez deputados, conhecedores do texto da reforma que iriam aprovar em seguida, se aposentaram segundo o regime e as regras que deixariam de existir com a aprovação da PEC referida. O que era um protesto virou uma indignação muito grande. Era para ser diferente?
O Iplese
Os deputados estaduais comentam que o Iplese é um instituto privado, criado para atender exclusivamente ao parlamento de Sergipe, não é uma instituição do Poder Executivo, como muita gente levantou suspeita. Isso é verdade. Os deputados pagam para mantê-lo e dele se beneficiam depois.
Quando poucos são muitos
O acesso gratuito ao transporte coletivo em Aracaju é para poucos – policiais Civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários. Eles são permissionados (beneficiados por uma permissão, sem lei) e somam bem mais de 15 mil.
Realizações
Se os eleitores aracajuanos valorizarem as obras realizadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, por toda a Aracaju, os seus adversários terão poucas chances de vencê-lo na competição pela Prefeitura da capital de todos os sergipanos. São muitas realizações em bairros nobres e zonas periféricas. Ninguém vai poder dizer que ele só cuida dos bairros onde vive a classe média. Seus opositores vão ter que procurar outros argumentos!
Sem fundamento
O ex-deputado federal e presidente do PSB sergipano Valadares Filho, foi um dos convidados para o aniversário da delegada Danielle Garcia. De imediato vieram a comentar a possibilidade dele ser o vice dela na disputa eleitoral pela Prefeitura de Aracaju em 2020. Parece que essa ideia não prosperará.
Candidatura própria
No próximo dia 10 o PT tem reunião para discutir candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. O encontro vai render. Tem petistas defendendo manter o apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira, mas há um grupo grande querendo um nome do PT disputando a PMA. Há quem diga que essas rivalidades existem por que os petistas desejam espaços na gestão de Nogueira.
Olho na ilha
Cheia de condomínios bons para a classe média, dinheiro de royalties de petróleo, gás e da indústria de energias eólica de termelétrica, a Barra dos Coqueiros chama a atenção dos políticos. No mínimo seis candidatos disputarão o comando da ilha.
Muito quente e seco
Não é necessário buscar a ajuda de especialista para perceber que as temperaturas no Sertão sergipano estão mais altas. Facilmente chega-se a 40 graus à sombra. A explicação para isso é o aquecimento global, tão desprezado pelo governo federal. À diferença do que ocorre no Litoral que é quente e úmido, o clima do Sertão está mais quente e seco.
Sombra e água fresca
Em qualquer verão tropical brasileiro, quem não quer um pouco de sombra e água de coco dita gelada? A sombra não está tão difícil de se encontrar, nem tampouco a água de coco. Mas essa água tem um problema: o seu preço! Com efeito, o preço da água saltou de 4 para 8 reais. Fala-se até que pode chegar a 10 reais quando janeiro chegar. Nesse caso, a China não será a culpada do seu aumento, como ocorreu com o valor da carne vermelha. Hoje em dia toma-se água de coco em toda costa brasileira, uruguaia e argentina.
Dois Papas
Não são poucos os sergipanos que assistiram ao filme “Dois Papas”, do diretor brasileiro Fernando Meirelles. A película trata do relação especial entre o papa Bento XVI alemão e o papa argentino Francisco. A narrativa é muito agradável. A maior parte do filme consiste em um diálogo entre dois religiosos tão diferentes, sendo o primeiro ultraconservador e o segundo um jesuíta progressista. Os temas espinhosos foram abordados superficialmente. Segundo o filme, o argentino foi convidado pelo alemão para ser papa, num momento em que o argentino queria se aposentar. Vale a pena conferir.
Lata d’água na cabeça
No alto Sertão e no Agreste sergipanos a falta de água encanada se tornou uma constante. Moradores das cidades como Porto da Folha, Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, entre outras, têm reclamado bastante de que suas adutoras não tem funcionado direitinho. A DESO precisa bons serviços para se mostrar para justificar a sua permanência como empresa estatal. Do jeito que tá, não dá!
Vacilo de prefeitos
A falta de responsabilidade de certos prefeitos sergipanos atinge, às vezes, níveis insuportáveis. Em 12 cidades tão carentes e dependentes de recursos federais, a sua população deixa de obter serviços públicos porque prefeitos deixam de receber o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) por causa de inadimplência com a Secretaria da Receita Federal! Eis aqui a lista dos municípios inadimplentes: Arauá, Carira, Carmópolis, General Maynard, Indiaroba, Japaratuba, Laranjeiras, Pacatuba, Pedrinhas, Poço Verde e Santo Amaro das Brotas.