Na Sessão Extraordinária Remota realizada ontem, 16, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) os deputados estaduais aprovaram por unanimidade a Indicação nº 349/2020 da deputada estadual Goretti Reis (PSD). A matéria propõe ao Governo do Estado de Sergipe a doação de um terreno para a criação da Casa da Mulher Brasileira.
A Casa da Mulher Brasileira foi instituída no país pelo Decreto nº 8.086, de agosto de 2013, e presta atendimento a mulheres que sofram qualquer tipo de violência de gênero, tais como: violência doméstica (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), violência sexual, assédio moral, assédio sexual, negligência, tráfico de mulheres, violência institucional, violência na internet, entre outras formas de violência contra as mulheres.
Segundo defende a parlamentar, Sergipe precisa ter uma centro especial de atendimento à mulher. “A Casa da Mulher Brasileira é um importante equipamento que visa propor o atendimento humanizado e integrado às mulheres que estão em situação de violência”, declara Goretti.
Casa da Mulher
A Casa da Mulher Brasileira é composta por serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica e cuidados para os filhos.
Após denúncia formalizada nas Delegacias de Polícia ou na própria Delegacia da Mulher, as mulheres que precisam de atendimento ou acolhimento, após atendimento de um psicólogo, são encaminhadas para os serviços prestados nos equipamentos da rede integrada de atendimento à mulher.
Créditos: Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: Leo Rizzo/SPM – Reprodução site gov.br