Chesf alerta prefeituras para aumento da vazão de Xingó

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco  (CHESF)  está alertando as prefeituras dos municípios banhados pelo “Velho Chico” para o aumento da vazão em suas usinas localizadas no Nordeste, incluindo Xingó, que fica na divisa de Sergipe com Alagoas, entre Canindé do São Francisco e Piranhas..

Choveu muito em Minas Gerais em fevereiro último e a água tem chegado ao São Francisco em grande quantidade desde então. Três Marias (MG), por enquanto,  está liberando uma vazão de 2.000 m3/s para amortizar cheia no Alto São Francisco evitando que o reservatório atinja a cota de 100% e permaneça nos 98%.

 A previsão é de que Sobradinho atinja no final de março 70% de volume útil ( ainda tem muito espaço para armazenar água). As chuvas vão continuar acontecendo no alto e vão se intensificar no médio e no baixo São Francisco nos próximos 10 dias.

Diante de este quadro favorável de chuvas, o NOS (Operador Nacional do Sistema) solicitou a ANA (Agência Nacional de Águas) para aumentar a vazão em Xingó (SE) de 800 para 1.000 m3/s nos meses de março e abril.  Sobradinho deverá atingir neste período a faixa normal de operação (+70% do Volume Útil). Ou seja, por enquanto, a situação no Baixo São Francisco é de normalidade sem risco de cheia. Esta média de 1000 m3/s prevista para Xingó vai variar entre 790 e 1360 m3/s.

Rolar para cima