Danielle e o desempenho nas pesquisas
A delegada Danielle Garcia, pré-candidata do Podemos ao Senado, aparece nas pesquisas como primeira colocada entre os eleitores sergipanos. Em conversa com a coluna, ela disse receber com muita humildade os números das pesquisas que mostram a preferência da maior parte dos sergipanos pelo seu nome. Entende que isso “é uma prova de que estamos no caminho certo e que o nosso projeto de mudança para Sergipe tem sido abraçado pelos cidadãos. Porém, mesmo diante do cenário positivo, sigo focada no trabalho de fortalecimento da pré-candidatura. Os números servem como um combustível a mais para que a gente siga caminhando por Sergipe para que o nosso projeto esteja cada vez mais fortalecido.
Podemos conversa com o PL
Consultada sobre os contatos com o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinhio, ela disse que “encontrei com Valmir em alguns eventos e ele sempre me tratou com respeito e cordialidade. Do mesmo modo pessoas ligadas a ele, a exemplo do prefeito Adailton e do ex-deputado Talysson de Valmir. Mas não sentamos em momento algum para tratar de uma possível aliança entre o PL e o Podemos. E se tivesse ocorrido não teria problema algum”.
Mas há um empecilho
Danielle afirmou ainda que é importante lembrar que o PL também tem um pré-candidato a senador, o que seria um empecilho para um possível entendimento. “Até onde sei, também não há conversa entre o PL e o PSDB para qualquer entendimento que venha a se tornar um apoio de um ao outro. E, caso houvesse, repito, não vejo problema algum”.
Pensão por Genivaldo
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 1390/22, que concede pensão especial, mensal e vitalícia, aos herdeiros de Genivaldo de Jesus Santos, vítima de tortura e morte pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 25 de maio de 2022, na BR-101, em Umbaúba, Sergipe. A proposta, o valor será equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social, atualizado pelos mesmos índices e critérios dos benefícios da Previdência. O valor será dividido em partes iguais entre os herdeiros de Genivaldo, mas a pensão não poderá ser transmitida aos herdeiros dos beneficiários. O texto também prevê indenização no valor de R$ 1 milhão, dividido em partes iguais, aos herdeiros de Genivaldo.
Autores da proposta
“As imagens veiculadas amplamente na mídia transparecem a negligência e brutalidade na abordagem policial, que resultou na morte por ‘insuficiência aguda secundária e asfixia’ da vítima, que sofria de transtorno mental”, afirmam os autores da proposta, deputados do PT Reginaldo Lopes (MG), João Daniel (SE) e Márcio Macêdo (SE), no documento que acompanha o projeto. .A despesa decorrente das medidas correrão à conta do programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.
PMN Cobrando
A confusão está armada no PMN. Alguns dos pré-candidatos podem desistir de disputar as eleições 2022 em Sergipe por causa da cobrança de dinheiro daqueles que colocaram seus nomes à disposição para o pleito de outubro próximo. Dizem, e isso foi denunciado ao Ministério Público Federal, que há cobrança que atinge até mais de R$ 500 mil de pretensos candidatos para pagar gastos do partido.
O que falta?
Para algumas pessoas mais envolvidas diretamente com pesquisas eleitorais, falta ao pré-candidato petista ao Governo de Sergipe, senador Rogério Carvalho, fortes discursos que deixem claro que ele é opositor do governador Belivaldo Chagas (PSD) e a todos aqueles que estão no bloco do poder.
Tem lulistas com Valmir
Os mesmos pesquisadores avaliam cerca de 40% dos declarados eleitores do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), têm o petista Lula como o seu pré-presidenciável. Por isso, entendem que Rogério Carvalho poderá ser beneficiado com a inelegibilidade do ex-prefeito.
Na contramão
A política de Bolsonaro de fechar a Petrobras em Sergipe e no Nordeste teve a conivência de Belivaldo e dos demais governadores, que concordam com a privatização, e estão na contramão do que começa a ocorrer no mundo em setores estratégicos. A declaração é do pré-candidato do PSTU ao Governo do Estado, Elinos Sabino.
Desastre para SE
A consequência desta política é um desastre para nosso Estado: empobrecimento, desemprego, diminuição de royalties às cidades, praticamente fim da preservação ambiental, contribuição para aumento dos preços dos combustíveis e várias outras consequências negativas para Estado e para o povo.
Desafio
“Nosso compromisso é pelo retorno da Petrobras para Sergipe e para o Nordeste, e desafiamos os demais pré-candidatos/a ao governo a assumirem esta exigência a qualquer que seja o presidente eleito/a”, afirmou Elinos.
Correção de erro
A equipe de Fábio Mitidieri estava bastante atenta e propagou na hora “H” a postagem da turma de Geraldo Alckmin (PSB e vice de Lula) em que aparecem o próprio, Lula e Mitidieri em evento em Brasília. O alarme soou com o suposto erro e a equipe apagou a foto de Fábio Mitideri, que foi postada por descuido da assessoria e colocada a foto com Rogério Carvalho.
Convenção O PSD de Sergipe realiza a sua no dia 5 de agosto, no Iate, às 17h55. Até lá, a chapa majoritária já deve estar definida. Aliás, alimenta-se a esperança de uma solução na escolha do senador nesta segunda-feira, 18.