Coluna Primeira mão

Nove aprovados para disputa do governo de SE

Com o encerramento do prazo de realização de convenções, ontem, sexta-feira, 05, ficaram definidos nove nomes para a disputa do Governo de Sergipe. São eles: Elinos Sabino (PSTU); Antônio Cláudio (DC); Jorge Alberto (PROS); Fábio Mitidieri (PSD); Rogério Carvalho (PT); Aroldo Félix (UP); Alessandro Vieira (PSDB); Niully  Campos (PSOL); e Valmir de Francisquinho (PL)

Dois desistiram

Sergipe esteve perto de registrar 11 candidaturas a governador. Esse quadro não se configurou por causa das desistências do ex-deputado federal João Fontes (PTB) e do professor universitário Emmanuel Franco (PMN).

Sérgio Gama numa fria

A Justiça da Bahia recebeu um pedido de prisão temporária contra o empresário Sérgio Gama (MDB), candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista Rogério Carvalho. O emedebista é acusado de ameaçar posseiros numa propriedade que comprou no município baiano de Itapicuru. O fato tornou-se público na sexta-feira,05, dia da convenção do PT e seus aliados. Segundo a defesa de Sérgio Gama, que confirmou a decretação da prisão de seu cliente, isso tem o “intuito de manchar a sua honra e imagem”.

Experiência dolorosa

O AGIR-36 está condenado por uma resolução do TRE-SE, por não prestar contas de gestões passadas. “Estamos suspenso até regularizar as pendências impeditivas. Nós, da atual gestão buscamos de todas as formas as informações das gestões passadas, para fazermos as devidas prestações de contas, não conseguimos encontrar quem tivesse esse dever e responsabilidade até o presente momento”, desabafa Adelson Alves, presidente da agremiação política.

E agora, Valmir?

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), garante que está elegível e que buscaria o registro de sua candidatura a governador de Sergipe. O Supremo Tribunal Federal (STF) informou anteontem, porém, que ele continua inelegível. Ele é acusado de fazer uso da máquina da Prefeitura de Itabaiana para eleger o seu filho, Talysson, deputado estadual, em 2028. O filho teve o mandato cassado recentemente por causa da do excessivo apoio eleitoral do pai.

Rachou Socorro

A decisão do deputado federal e candidato à reeleição Fábio Henrique (União Brasil) de apoiar a candidatura do  senador Rogério Carvalho ao Governo de Sergipe entusiasmou muitos petistas, que comentam desde a quinta-feira passada que Nossa Senhora do Socorro, o segundo maior Colégio Eleitoral do Estado, perdendo apenas para Aracaju, está rachado. O atual prefeito da cidade, padre Inaldo, ficou com Fábio Mitidieri (PSD). Portanto, há muita expectativa dos dois segmentos em torno dos socorrenses.

Eliane será candidata?

Há um certo zum, zum, zum questionando a possibilidade de a atual vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), ser candidata a deputada federal. Fala-se que ela não teria se afastado das cadeiras que ocupa em conselhos estaduais. No PT, comenta-se que Eliane vinha ocupando cadeira de conselheira nos conselhos em que há uma vaga permanente para vices-governadores/as. Eis a questão. 

Sempre na frente

A delegada Danielle Garcia (Podemos) aparece sempre na frente nas pesquisas eleitorais registradas sobre a disputa para o Senado Federal. Em sendo confirmados os números e ela eleita, Sergipe terá dois delegados de polícia no Senado – ela e Alessandro Vieira (PSDB).

Todos apostando

O bom desempenho de Danielle nas pesquisas parece estimular a caça o voto por parte do ex-deputado federal Valadares  Filho (PSB) e Eduardo Amorim(PL), ambos candidatos a senador. Nas conversas com jornalistas,  eles deixam claro que estão apostando no sucesso nas urnas. Outro  candidato a senador que  não desanima é o deputado Laércio Oliveira (PP).

CCs dos servidores

O dirigente estadual do AGIR, Adelson Alves, está defendendo o preenchimento dos Cargos Comissionados da esfera pública pelos servidores concursados. Ele deseja dar fim ao apadrinhamento político.

Financiamento 1

Em resposta ao comentário do deputado Georgeo Passos sobre o pedido de financiamento junto ao Banco de Brasília S.A, a SEFAZ/SE informa que no proprio projeto de Lei substitue a Lei nº 8.909/2022, que autorizava a contratação de 200 milhões junto ao Banco do Brasil, e cuja operação não foi concluída.

Financiamento 2

A SEFAZ/SE demonstra que o novo valor é inferior ao aprovado no BB e chama a atenção para o Artigo 7º do PL 208/2022, que de forma clara encaminha para revogação a Lei nº 8.909/2022.

Financiamento 3

A SEFAZ/SE destaca que Sergipe é um dos entes federativos menos endividados do país e que o financiamento compõe o pro-rodovias,  conjunto de ações do Governo para recuperação das rodovias estaduais, que benefícia todos os Sergipanos, gerando empregos e dinamizando a economia, e facilita o escoamento da nossa produção, num momento que o agronegócio sergipano começa a ocupar relevante espaço no nordeste e no Brasil.

Sobre pesquisas

São tantas pesquisas falsas circulando no estado que um reconhecido profissional do direito chegou a comentar que “a única consulta que vai merecer crédito será o resultado final da apuração do pleito, no dia 02 de outubro próximo”.

Rolar para cima