Cabe recurso
O Ministério Público pediu ao TRE/SE as impugnações de Valmir de Francisquinho, Talyssson de Valmir, André Moura, Fábio Henrique, Christiano Cavalcante e Valdevan 90 Todos eles devem recorrer, se de fato forem atingidos. Na verdade, legalmente eles estão inelegíveis. Mas ainda alimentam esperanças. Contudo, vale lembrar que Sergipe tem nas eleições deste ano 516 requerimentos de registro de candidatura protocolados na Justiça Eleitoral. Portanto, opções não faltam.
Ainda sem plano B
Não adianta insistir com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho, candidato a governador pelo PL, na divulgação de um possível plano B, caso o pedido de registro dele não seja acatado pelo TRE/SE. O grupo a que ele está vinculado avalia que a divulgação poderia estimular os opositores à caça aos seus votos e isso causar o esvaziamento do projeto popular do interior.
Luciana Déda: existe um caminho lá na frente
A diretora do Instituto Parreira Horta, Luciana Déda (PDT), que esteve cotada para ser a vice-governadora na chapa encabelada pelo deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), não disputará nenhum cargo eletivo no pleito deste ano. Ela disse “eu acho que não foi o momento agora. Mas estou com o grupo (governista) apoiando, caminhando, indo para as campanhas depois do meu horário de trabalho como cidadã. Acho que lá na frente tem um caminho”.
Olho no olho
No que depender dos cabos eleitorais e militantes de partidos políticos, a campanha eleitoral deste ano vai para as ruas de todo o Estado. Eles sabem da força das redes sociais, mas apostam no contato olho no olho, como defende o senador Alessandro Vieira, candidato a governador pelo PSDB.
PRE pede impugnação de Eliane Aquino
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/SE) , ingressou com ação no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) solicitando a impugnação de registro de candidatura (AIRC) contra a vice-governadora e candidata a deputada federal pelo PT, Eliane Aqüino. Na iniciativa, o Ministério Público Eleitoral alega a ilegalidade da candidatura por causa do vínculo de Eliane com conselhos de órgãos públicos estaduais durante o período em que deveria estar afastada.
Fábio e Laércio próximos
No período de pré-campanha, o então pré-candidato a governador do bloco governista Fábio Mitidieri (PSD) e o pré-candidato a senador Laércio Oliveira (PP) pareciam um *tanto distantes um do outro. Agora, quando começou a campanha, eles aparecem juntos em eventos públicos e até saem nas mesmas fotos. Novos tempos.
Só lamentações
Nas reuniões com candidatos, muitos empresários lamentam muito as condições em que se encontram os seus negócios e dizem enfrentar dificuldades para mantê-los. Isso vem acontecendo em todo o Brasil. Em Sergipe não é diferente. Ainda ontem, 19, o candidato a senador Eduardo Amorim (PL), acompanhado do candidato ao Governo de Sergipe Valmir de Francisco (PL) e da candidata a vice-governadora Emília Corrêa, participou de uma reunião-almoço, em Aracaju, com empresários de segmentos variados, além de presidentes de associações do Estado.
Dificuldades
O principal objetivo do encontro foi relatar aos candidatos as dificuldades que os empresários vêm enfrentando nos últimos anos, uma vez que Sergipe hoje não possui um ambiente competitivo para as atuais empresas, bem como para a atração de novos investimentos.
Todos contra a fome
Enfretamento, combate e/ou erradicação da fome em Sergipe são palavras de ordem frequentes nos discursos dos candidatos ao governo, mas também muito usadas por aqueles que concorrem ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado. O discurso contra a seca perdeu um pouco o sentido em um ano de eleições e de muita chuva no sertão.
Pode render votos
Os candidatos a cargos eletivos precisam assumir algum compromisso com o povo que mora nos povoados dos municípios do interior. Que tal transformar essas estradinhas que ligam as sedes de municípios aos povoados em ruas mais largas, sem buracos, com calçamento em paralelepípedos ou asfaltadas? Isso agradaria a muitos moradores/eleitores dessas localidades.
Correção sobre o Banese
Corrigindo informação publicada nesta coluna, o economista Luís Moura fez questão de deixar claro que a operação que vem sendo negociada entre o Banese e o Banco de Brasília é um processo de privatização do Banco do Estado de Sergipe. “Sou contra a privatização da Petrobras, Deso e Banese”, garantiu.
Candidatos no Fórum 1
O Fórum Empresarial de Sergipe realizará no próximo dia 30, última terça-feira do mês, às 19h, reunião com representantes das entidades do setor produtivo de Sergipe e os quatro primeiros candidatos ao governo que aparecem em destaque nas últimas pesquisas, além de demais empresários, em um evento que será realizado pelo Fórum Empresarial de Sergipe. O evento conta com a participação de todas as entidades associadas ao Fórum e os patrocinadores: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Vidam Hotel, estabelecimento que abrigará o encontro.
Candidatos no Fórum 2
Os empresários desejam ouvir as propostas dos aspirantes a respeito do desenvolvimento econômico do Estado, realizar questionamentos sobre temas específicos do setor produtivo e entregar recomendações para os planos de governo. As ideias, reunidas pelas entidades associadas que compõem o Fórum, trazem diversas sugestões de melhorias relacionados aos setores de Comércio, de Bens e Serviços, de Tecnologia e Informação, de Turismo, Industrial, de Obras Públicas e Privadas, de Transporte Público, de Bares e Restaurantes e de Hotéis, entre outros.
Circula nos grupos de zap
“A lista tríplice do TRF Recife, para escolha do desembargador, por merecimento, após seguir o devido processo legal, foi estuprada pela igreja que se aloja hoje na Presidência da República. O sergipano e honrado juiz Ronivon de Aragão teve seu nome retirado da lista e, em seu nome, Bozo nomeará um juiz do Ceará, terrivelmente bolsonarista e evangélico, desrespeitando e desvirtuando todo um processo legal instituído no TRF. Perde Sergipe e perde a Justiça brasileira”.
Jovens conservadores
Acontece neste sábado, 20, a partir das 16h, o primeiro encontro do projeto jovem batizado como “Eu não sou todo mundo”. O evento, destinado a cristãos a partir de 14 *anos, pretende preparar o jovem para sustentar a sua identidade e DNA cristão diante de qualquer tipo de adversidade ou oposição em seu convívio social.