Filha de Lula desautoriza filha de Sukita
Lurian Silva, filha do presidente Lula, não participa mais do palanque de Capela e desautoriza a candidata a deputada, Clara Sukita, de usar a imagem dela, depois que o ex-prefeito Sukita declarou apoio ao Bolsonarista candidato a senador pelo PP, Laércio Oliveira.
Nova universidade para SE
O candidato a senador pelo PL, Eduardo Amorim, anunciou que, se eleito, usará o seu mandato para ajudar a UFS, mas também deseja viabilizar a instalação de um campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), no município de Propriá.
Belivaldo desgastado
Pesquisa realizada pelo IPEC e divulgada pelo Uol mostra o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, na 25ª posição no ranking dos 27 governadores brasileiros. Mas isso não deverá lhe causar preocupação, uma vez que não disputa cargo eletivo neste ano.
Campanha esquenta
Faltando apenas um mês para a realização das eleições deste ano, a campanha eleitoral está bem aquecida em Sergipe. A campanha do governista Fábio Mitidieri (PSD) cutuca Rogério Carvalho (PT), que rebate e sofre também ataque de Alessandro Vieira (PSDB),que avalia o petista também como governista. As provocações vão aumentar nos próximos dias, pois todos os candidatos a governador estão de olho nos votos daqueles que hoje votam com o itabaianense Valmir de Francisquinho (PL), que é o 1º colocado nas pesquisas e poderá sair de cena logo em breve, provavelmente após a avaliação de seus embargos declaratórios no TSE. O TRE/SE tornou Valmir inelegível por oito anos e o TSE manteve essa condenação por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.
Valmir não desiste
Circulou na sexta-feira, 2, informação dando conta de que os advogados de Valmir de Francisquinho, candidato a governador pelo PL de Sergipe, teriam perdido o prazo legal para ingressar em juízo, no TSE, com embargos declaratórios contra a sua inelegibilidade. Na verdade, segundo os assessores de Valmir, os embargos já estavam no TSE e, agora, apenas aguarda a apreciação na corte eleitoral. Enquanto isso, o candidato segue em campanha, inclusive no horário eleitoral gratuito.
Usura eleitoral
Há muitas brigas nos partidos políticos por causa do dinheiro de campanha que já chegou aos estados, inclusive em Sergipe. Tem candidato/a que já chegou ao ponto de ameaçar fazer denúncia pública contra dirigentes partidários, tesoureiros e coordenadores de campanha. Os comentários circulam em mesas de bares e até mesmo em grupos de zap. É esse tipo de gente que diz que deseja defender os interesses do povo.
Professores em ação
Circula intensamente nas redes sociais uma postagem em que aparecem fotos e nomes de 15 deputados estaduais apontados como responsáveis pela destruição da carreira dos professores de Sergipe. A turma do magistério pede ao povo para não votar neles.
De olho em Niully 1
A candidata do Psol ao Governo de Sergipe, Niully Campos, reagiu aos comentários sobre a sua participação em curso de formação liberal do RenovarBR. Por causa disso, uma candidata do Psol foi retirada de disputa eleitoral. Esse tipo de ataque diz muito sobre o incômodo que o crescimento da nossa candidatura está causando. Aliás, todas as candidaturas do Psol e, em especial a de mulheres, têm causado muito incômodo à rede violenta da política. Tem cheiro de machismo e misoginia. Eu gostaria de saber: a quem interessa atacar a única candidata mulher, de esquerda, a governadora do Estado?”, indagou.
De olho em Niully 2
Niully ainda acrescentou: “Fazer um curso de formação política não é para mim demérito algum. Inclusive Carla Koser (vereadora negra do PT do Espírito Santo) e Camila Jara (vereadora do PT de Mato Grosso) são assim como eu, mulheres de esquerda, que fizeram o mesmo curso. Sempre tive clareza do projeto de sociedade socialista que defendo. Desde o movimento estudantil estou na luta política e utilizo todos os espaços que ocupo para potencializar as vozes do feminismo, do antirracismo, da luta por direitos humanos e justiça social. Meus valores são inegociáveis”.
Petrobras de volta
“A falta que a Petrobras nos faz é grande. Por isso, vou atuar junto a Lula, futuro presidente do Brasil, no sentido de fazer com que a estatal volte a atuar em Sergipe, ative a produção e gere empregos e rendas”. O comentário é do senador e candidato a governador pelo PT, Rogério Carvalho. Segundo ele, a desativação da Petrobras causou danos também à arrecadação dos cofres públicos.
Belivaldo comemora
Belivaldo Chagas comemorou com entusiasmo nas redes sociais a aprovação do projetode modernização da gestão fiscal de Sergipe. Financiado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), serão investidos quase US$ 28 milhões no aperfeiçoamento de sistemas administrativos, sistemas de controle e apuração do gasto público, ampliando as ferramentas de gestão e transparência. Denominado Profisco II, o projeto será executado de forma direta nas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), Administração (Sead), Transparência e Controle (Setc) e na Secretaria Geral de Governo (Segg/Superplan), abrangendo também a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Mas, indiretamente, as ações vão beneficiar outras secretarias, órgãos e entidades da administração estadual com soluções inovadoras para a gestão administrativa.
Multinacional em Sergipe
Ainda em seu perfil no Instagram, o governador divulgou a chegada da Camil Alimentos S/A, que anunciou investimentos para implantação de uma unidade no Estado de Sergipe. Empresa do ramo alimentício, a Camil tem um faturamento anual de R$ 10 bi e 7.000 colaboradores na América Latina que atuam em 27 plantas, sendo 12no Brasil, 9 no Uruguai, 3 no Chile, 2 no Peru e 1 na Argentina, produzindo mais de 50 tipos de produtos nos segmentos em que atua.
Gonzaga anuncia apoio 1
O médico e ex-vereador Dr. Gonzaga anunciou o seu apoio ao candidato Netinho Guimarães, que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, pela primeira vez, nessas eleições de 2022. Dr. Gonzaga, que iria concorrer ao cargo de deputado estadual, optou por ficar de fora e apoiar um candidato de sua confiança.
Gonzaga anuncia apoio 2
O ex-vereador destacou a importância da escolha dos representantes legislativos para o desenvolvimento do nosso Estado e o futuro dos sergipanos. “Meu compromisso com Aracaju e com o povo ainda não acabou, por isso escolhi apoiar um candidato comprometido com o trabalho que venho fazendo na política há mais de 16 anos, quando cumpri meus quatro mandatos consecutivos como vereador de Aracaju”, enfatizou.