Coluna Primeira Mão

Valmir de Francisquinho e PT podem fechar acordo

As conversações entre O PT e o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), estão em fase de evolução. É bem provável que na próxima segunda-feira ou no mais tardar terça-feira seja anunciado o apoio de Valmir ao candidato do PT ao Governo de Sergipe, senador Rogério Carvalho.

Disputa para o Senado

No início da campanha, a Delegada Danielle Garcia (Podemos) disparou na frente e todos já acreditavam que era inevitável ela vencer a disputa pela cadeira no Senado. Iniciada a campanha no rádio e na TV, Valadares Filho (PSB) passou todos e foi para a primeira posição. Na fase final, Eduardo Amorim (PL) alçou voo e Laércio Oliveira (PP), para a surpresa de muitos, saiu vencedor das urnas com exatos 310.300 votos.

Olho no governo

O comentário é geral. Agora eleito senador, Laércio Oliveira já pensa em ser candidato a governador em 2026 ou 2030. Aliás, vale lembrar que ele preferia disputar o governo em 2022 a ser candidato a senador.

Lula em Sergipe

O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá para o Nordeste provavelmente entre os dias 11 e 14 deste mês. Essa visita à região inclui Sergipe, onde deverá ocorrer uma caminhada pelo centro comercial de Aracaju.

Vira 55

O candidato ao Governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, começa a receber apoios de peso neste segundo turno. O senador Alessandro Vieira (PSDB) declarou apoio a Fábio nesta sexta-feira, 7, por meio de suas redes sociais. Em seu pronunciamento, Alessandro destacou que Sergipe é maior que qualquer vaidade e atacou a aliança entre Jackson Barreto e Rogério Carvalho. “Não quero a volta do grupo de Jackson Barreto, agora sob o comando de Rogério. Não quero os escândalos na Saúde e do orçamento secreto”, escreveu.

Tamo junto

A adesão do senador Alessandro Vieira à candidatura de Fábio Mitidieri ao Governo de Sergipe o coloca também na condição de governista. Em sua campanha de 1º turno, Vieira criticava muito Rogério Carvalho (PT) por que o seu partido participava do governo de Belivaldo Chagas e Mitidieri (PSD) pelo fato de ser correligionário de Chagas.

Sem definição

Consultada pela coluna sobre apoio pessoal e partidário nesta fase de campanha do segundo turno, a ex-candidata a senadora Danielle Garcia disse que “ainda estamos organizando as contas da campanha, fechando tudo direitinho, e faremos uma reunião da executiva do Podemos para saber como nos comportaremos nesse segundo turno. E quando indagada sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024, disse: “Ainda é cedo para pensar em novas eleições”.

Vereadores na disputa

Nove vereadores por Aracaju disputaram cargos diferenciados nas eleições deste ano em Sergipe, mas apenas a Linda Brasil (Psol) obteve sucesso nas urnas. Ela conquistou 28.704 votos para deputada estadual. Também estavam na caça ao voto Emília Corrêa, Nitinho Vitale, Pastor Diego, Ricardo Marques, Sgto Byron, Sheyla Galba, Manuel Marcos e Professor Bittencourt.

Multidão para 2024

Agora, aqui para nós, todos os oito que não conseguiram votos suficientes para se eleger em 2022 já se preparam para o pleito eleitoral de 2024. Eles e mais outras dezenas de não-eleitos que participaram das eleições deste ano.

Rogério garante água para todos

“É descaso/descuido com a coisa pública, é desrespeito com o povo, que paga para ter água em casa e falta com muita frequência. É ainda vergonhoso para o poder público os vazamentos nas ruas, avenidas e no pecurso da tubulação das adutoras, enquanto milhares de casas de Sergipe não tem sequer uma torneira para abastecer as famílias. Isso vai acabar no meu governo. Nós vamos garantir o acesso a água potável para todos”. O comentário é do candidato a governador de Sergipe, senador Rogério Carvalho. Ele não deseja privatizar a Deso, mas quer a empresa trabalhando pelo bem-estar dos sergipanos.

Segurança hidrica

Rogério vai lançar um programa para garantir água a 100% da população e garantir segurança hídrica para todo estado, inclusive para uso animal e produtivo.

Ações do programa

:

• Construção de barragens nos rios secos do serre agreste;

• Barragem no Rio Sergipe

• Canal do Xingo;

• delimitação e volume de do aquífero MARITUBA. Fica na parte leste do estado de Sergipe, se estendendo até Maceió/Al. Este aquífero pode abastecer a população da grande Aracaju, bem como indústrias que serão atraídas pelo plano de desenvolvimento econômico de Rogério

Calourada

Os deputados estaduais novados, os marinheiros de primeira viagem, estão comprando roupas novas para visitar a Assembleia Legislativa de Sergipe nos próximos dias. Em busca de seu quinhão, já estão de olho nos gabinetes dos não-reeleitos.

Sem contradição

Em entrevista à Fan FM, na sexta-feira, 7, o ex-senador Eduardo Amorim (PL) disse não ver contradição em possível apoio ao candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Deixou claro que “a gente não vota em partidos, vota em pessoas”.

Luciano reeleito

Até mesmo os amigos mais próximos duvidavam da reeleição do atual presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PSD). Mas ele saiu das urnas com 30.867 votos e está entre os bem-votados na disputa de cadeira para a Alese.

Divididos

Ana Lúcia (PT) foi para um lado com os seus, Iran Barbosa (Psol) foi para outras bandas com a turma dele e, moral da história: nenhum dos dois segmentos de esquerda n magistério conquistou mandato representativo para a categoria. Dudu, Coletivo de Mulheres e Iran estão fora da Assembleia Legislativa.

Maria dançou

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) não conseguiu votos suficientes para a reeleição. Hoje, seu segmento político parece ser o mais frágil de Itabaiana. Ele conquistou apenas 12.796 votos, total insuficiente para ser reeleita.

Aninha também

Muita gente acreditava que o apoio da mãe, a senadora Maria do Carmo, seria o impulso que garantiria a eleição de Ana Alves (União) para a Assembleia Legislativa. Ledo engano. “Aninha”, como é chamada pelos amigos, saiu das urnas com apenas 2.892 votos e ficou fora da Alese.

Bem mal

O ex-senador e ex-governador Antônio Carlos Valadares (PSB) saiu das urnas em situação pior que a do ex-vice-prefeito José Carlos Machado (PL). Valadares conquistou 6.989 votos e Machado 8.396. Os dois já passam dos 70 anos e precisam descansar.

Militância em ação

Centenas de militantes e apoiadores petistas estão engajados na campanha do senador Rogério Carvalho para o segundo turno da disputa do Governo de Sergipe em todos os 75 municípios, com direito a atuação nas sedes municipais e povoados. Os 44% dos votos válidos conquistados por Carvalho no primeiro turno impulsionou ainda mais a turma de Lula no Estado.

Rolar para cima