Coluna Primeira Mão

Testagem nas urnas

Muitos boatos circulam no Estado sobre a capacidade de transferência de votos do ex- prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para o petista Rogério Carvalho. Qualquer dúvida será esclarecida no processo de apuração, ainda no dia 30 próximo, quando acontece o 2º turno. Mas há um forte clima de entusiasmo entre as turmas de Carvalho e Valmir.

Bem nas pesquisas

Rogério acredita estar bem próximo da vitória final. Os petistas entendem que os 10% à frente apontados para o candidato a governador nas últimas pesquisas já são algo em torno de 12% ou 13%. Talvez até supere isso.

Caminhando e cantando

A caminhada com Lula em Aracaju, na quinta-feira, 13, reuniu muitos militantes dos movimentos sociais, petistas, sem-terra, sindicalistas, servidores públicos federais, estaduais e municipais e admiradores/eleitores do presidenciável Lula e do candidato a governador Rogério Carvalho. Uma multidão caminhando e cantando “Lula Lá”. Avalia-se que os manifestantes eram mais de 10 mil. Foi o maior ato da campanha eleitoral em Sergipe este ano.

Estado saneado

O governador Belivaldo Chagas (PSD) sempre manifesta-se satisfeito com o bom desempenho da economia de Sergipe e com a manutenção de todos os pagamentos de dívidas dentro dos prazos legais. Isso significa dizer que quem for o eleito no segundo turno vai pegar a máquina do Estado em boas condições operacionais. Até mesmo os salários vão estar em dia.

Os piores

Na quinta-feira passada, em Itaporanga d’Ajuda, o candidato a governador pelo PSD, deputado federal Fábio Mitidieri, afirmou: “Não conheço ninguém nesse Estado que queira ver o pior secretário de Saúde com o pior governador da história de volta ao poder e agora com Valadares, Amorim e Valmir. Sergipe não tem saudade do salário atrasado, do décimo parcelado, das rodovias esburacadas, do empresário que quebrava porque não recebia pagamento. O Sergipe que queremos é o que deu dignidade ao servidor pagando salário em dia, que recuperou estradas, que equilibrou as finanças. Nós vamos avançar”, discursou.

Apoio do PSTU em SE

Elinos Sabino, ex-candidato a governador pelo PSTU informou a coluna que a decisão sobre eleição no segundo turno em Sergipe, prevista para ser divulgada nesta semana, foi adiada e será divulgada na próxima segunda feira, 17. A nível Nacional, o PSTU já tomou a posição de voto crítico em Lula, contra Bolsonaro.

Compromisso com o Banese  1

O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), ressaltou que tem compromisso em transformar o Banco do Estado de Sergipe (Banese) em um banco de fomento para contribuir com o desenvolvimento do Estado. Segundo o futuro governador, o banco jamais deve ser privatizado, mas, sim, reorganizado para “ser o grande indutor do desenvolvimento e não deve atuar apenas como um banco privado, mas como uma agência de fomento, varejista, de crédito, de investimentos em estruturas de apoio, de produção e comercialização de produtos com alto valor agregado”.

Compromisso com o Banese 2

“Isso é possível através da ampla oferta de microcrédito produtivo orientado e capitalizando o Fundo de Aval, facilitando o acesso ao crédito pelos micros e pequenos empreendimentos para viabilizar investimentos que diminuirão os gargalos estruturantes das cadeias produtivas prioritárias de Sergipe, a exemplo do leite e derivados, agricultura, aquicultura e pesca, cerâmica, petróleo, gás natural e fertilizantes. O Banese também deve atuar na criação de linhas de crédito para esses pequenos e médios empreendedores, fazendo com que renegociem suas dívidas e tenham a possibilidade de acesso a microcréditos com foco no crescimento da ocupação formal do comércio sergipano, promovendo a facilitação ao acesso ao crédito da produção agropecuária e agroindústria”, destacou Rogério Carvalho.

Luciano reage 1

Questionado sobre as declarações do ex-colega parlamentar e adversário político Thalyson de Valmir, o presidente da Alese, Luciano Bispo, rebateu: “Eu acredito que ele nesse período todo que se elegeu não viveu muito a Assembleia, porque aqui na Alese, em Itabaiana e nesse Estado inteiro todo mundo me conhece, sabe como eu administro e o respeito que eu tenho às instituições, aos meus colegas, ao povo de Sergipe e a importância que eu dou à democracia e à liberdade. Aqui na Alese é uma casa de 24 deputados, aqui não existe ditadura, ao contrário do que talvez ele esteja acostumado”.

Luciano reage 2

E ainda acrescentou: “Aqui, quando ele foi eleito, foi muito bem tratado e respeitado. Agora, determinação judicial se cumpre e a Assembleia cumprirá todas, como semprefez. E, se ele tiver de voltar, como ele está dizendo, ele tem que pedir agilidade ao advogado dele e à Justiça, não é à Assembleia, muito menos a mim. A Assembleia Legislativa de Sergipe apenas cumpre o que a Justiça determina e assim será. Da minha parte ele será bem recebido, como sempre foi. O problema dele não estar deputado estadual não é meu, é um problema dele com a Justiça, é a Justiça que tem que dizer se ele vai voltar ou não”.

Mais boatos

Há muitos comentários sobre a possibilidade de o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Fransciquinho, ser candidato a prefeito de Aracaju em 2024. Através de sua assessoria, Valmir informou que agora só pensa no segundo turno das eleições 2022.

Pesquisas falsas

Agora, já se encaminhando para o dia da votação (30), vem por aí um festival de pesquisas falsas. Tem muitos institutos pagos para criar o quadro que deseja quem lhe paga.

Mala preta

Faltando 15 dias para o segundo turno das eleições de presidente e governadores, em alguns estados ressurge, como acontece em todos os anos de pleitos, as velhas histórias de compra de votos e das movimentações dos chamados “homens das malas pretas”. Há movimentações policiais em todo o Sergipe para prender gente em flagrante.

Niully para Aracaju

A ex-candidata a governadora de Sergipe pelo Psol, Niully Campos, não fala ainda sobre o assunto, mas muita gente do bloco de esquerda de Aracaju comenta o nome dela como presente na disputa pela prefeitura da capital em 2024.

Ainda é cedo

Consultada, Niully disse: “Ainda estamos em campanha para eleger Lula, e agora Rogério. Ainda é cedo para fazermos as avaliações. O Psol tem grandes quadros, seja para os legislativos municipais, seja para o Executivo. Avaliaremos coletivamente os caminhos do partido e de nossas figuras públicas”.

Unidades Unit

A assessoria da Universidade Tiradentes explicou que a instituição de ensino não está vendendo parte dela, mas sim as unidades de Maceió (AL) e de Jaboatão dos Guararapes (PE). O grupo Afya está adquirindo por R$ 825 milhões.

Sem bandeiras

Diante de reações negativas de passageiros, alguns inclusive se recusando a prosseguir a viagem, motoristas de táxi e de aplicativos acabaram retirando adesivos de campanha de Bolsonaro, e a tradicional bandeirinha do Brasil afixada na porta dos veículos. O resultado das pesquisas também desestimulou alguns. Taxistas receberão até o final do ano o benefício emergencial Bem-Taxista, no valor de R$ 1 mil.