Coluna Primeira Mão

Guerra das pesquisas


Até este domingo, 30, quando ocorrem as eleições do segundo turno, dezenas de pesquisas devem circular em todo o Sergipe. A grande maioria não-registrada junto à Justiça Eleitoral e que seria de consumo de partidos e candidatos e outras tantas inventadas para conquistar votos de eleitores desavisados momentos antes do acesso às urnas. Até a sexta-feira, 28, já se sabia de oito ou nove pesquisas em circulação e desse total apenas três registradas no TRE/SE. O que há de concreto sobre o assunto é que Rogério Carvalho (PT) confia na pesquisa que lhe apresenta com 14% à frente de Fábio Mitidieri (PSD). Mitidieri concorda com aquelas que lhe dão vantagem de 5% ou pouco mais.

Ipec mostra empate

Pesquisa Ipec contratada pela TV Sergipe e divulgada na noite deste sábado, 29, mostra cenário de empate numérico entre Rogério Carvalho (PT) e Fabio Mitidieri (PSD), ambos com 50% dos votos válidos. Então, apenas um voto pode fazer a diferença. Estranho!

Atlas diz que Rogério esta à frente

Em sua nova pesquisa, divulgada na noite deste sábado, 29, o instituto AtlasIntel revela que o candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), é o preferido de 55,4% dos sergipanos. Os números indicam, ainda, que tem 10,8% a mais que o segundo colocado, o candidato do PSD, Fábio Mitidieri, que soma 44,6% do eleitorado.


Rogério denuncia abusos


Ontem à tarde, Rogério Carvalho postou nas redes sociais que “denunciamos ao Ministério Público Eleitoral (MPE) uma série de crimes envolvendo o disparo de mensagens em massa que vem ocorrendo de forma muito acentuada nos últimos dias contra a nossa campanha e já estamos tomando medidas para coibir a prática, que é ilegal e criminosa. Somamos esforços, junto ao MPE, para que possamos, juntos, combater esse tipo de crime, que fere a legislação e ataca diretamente o processo eleitoral, que deve ser limpo, democrático e responsável”.


Campanha nos 75 municípios

A dois dias das eleições majoritárias, o candidato ao Governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, relembrou os últimos meses de campanha, quando viajou os 75 municípios apresentando propostas para Sergipe avançar com mais empregos,descentralização de serviços de saúde e ampliação de programas de assistência social. “Eu me orgulho em fazer uma campanha limpa e propositiva. Eu e Zezinho visitamos os 75 municípios sergipanos apresentando as nossas propostas, debatendo junto aos outros atores do cenário político o futuro do nosso povo e do nosso Estado”, comentou, através de sua assessoria.


Internado e antenado


Internado no Hospital Primavera desde a quarta-feira, por causa de um certo mal-estar, o candidato a governador pelo PSD Fábio Mitidieri recebeu visitas de familiares e amigos e ficou de olho nas redes sociais e, em alguns momentos, conversou com o seu pessoal de campanha. Ainda assim, o internamento foi um período relaxante em meio à tensão da disputa. Mas na sexta-feira, o boletim médico “aponta persistência de sintomas respiratórios”. Obteve alta neste sábado, 29.


Fora do debate na TV


Os amigos dizem que Fábio foi internado na quarta-feira, 26, extremamente estressado. Alguns opositores comentavam entre si que essa foi a opção que lhe restou para não participar do debate da quinta-feira à noite, na TV Sergipe. Mas, que fique claro, o atestado médico apontou um quadro de doença.


Sem mala preta


As campanhas eleitorais que culminaram nos dias 2 e 30 de outubro parecem que transcorreram em clima de tranquilidade e sem compra ou venda de votos. Né isso?

Sob vigilância

Caminhadas, mini-carreatas e breves bate-papos via internet marcam a fase final da campanha eleitoral deste ano em Sergipe. Mas, vale registrar, os candidatos e seus apoiadores estarão de olho uns nos outros.


Candidatos confiantes


Os apoiadores dos candidatos que disputam o segundo turno em todo o país vão encher as redes sociais de fake news neste sábado, 29, e domingo, 30. Independentemente disso, Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho fizeram manifestações verbais de confiança na vitória. Mas só um deles sairá vitorioso das urnas e terá motivo para comemorar.

Judeus de SE protestam contra vestes em alusão à Hitler

Entidade da sociedade civil representativa dos judeus residentes em Sergipe, a SISE, divulgou nota em que condena o uso de roupa e de saudação nazista feita por criança durante festa de Halloween, no Colégio Amadeus, em Aracaju. O caso será apurado pela SSP, mas a direção do colégio nega qualquer estímulo a esse tipo de comportamento. Veja a nota a seguir.

Nota de repúdio

A Sociedade Israelita do Estado de Sergipe – SISE, associação civil representativa dos judeus residentes nesse Estado, vem a público manifestar seu repúdio acerca dos fatos noticiados pela imprensa na tarde desta sexta-feira, 28, que em um estabelecimento de ensino particular da Capital, um aluno compareceu à comemoração do Halloween vestido como Adolf Hitler e realizou saudação nazista.

Causa-nos perplexidade que os pais da criança tenham elaborado tão horrenda fantasia e enviado seu próprio filho para emular um dos maiores genocidas da História da Humanidade, ao invés de ensiná-lo acerca do Holocausto de 6 milhões de judeus (1,5 milhões de crianças) sob o governo totalitário do partido nacional-socialista alemão, a fim de que aprendam desde cedo a sentir repulsa pelo nazismo e seus símbolos, respeito pela vida humana e empatia pela dor alheia.

Também causa-nos tristeza e angústia que a direção do colégio tenha permitido a entrada do aluno travestido dessa forma, haja vista que o uso da suástica de forma ostensiva é crime previsto na Lei Federal nº 7.716/89, art. 20, §1°.

Esperamos que isso não mais se repita. Estaremos vigilantes.

Paulo Ungar
Vice-presidente

Rafael Leleu
Diretor Jurídico


‘Moeda vencida’, o novo livro de Francisco Dantas


Encontra-se à venda nas livrarias de todo o país o livro “Moeda Vencida”, do escritor sergipano Francisco José Costa Dantas. O livro foi editado no mês passado pela Alfaguara, que é um braço da Cia. das Letras, com “quem” assinou o contrato. Francisco Dantas é professor aposentado do Departamento de Letras da UFS e autor dos livros, por ordem de publicação, “Coivara da Memória”, “Os Desvalidos”, “Cartilha do Silêncio”, “Sob o peso das Sombras”, “Cabo Josino Viloso”, “Caderno de Ruminações, “Uma Jornada como Tantas” e, agora, “Moeda Vencida”, que, conforme ele, “trata-se de uma pastoral sobre a nossa vida campestre lá para os anos 60, com ênfase na relação entre homens e animais, em meio a descalabros e aberrações que sempre nos cercaram”.


Rota de fuga de ladrões de carro


Os ladrões de carros que têm atuado em Aracaju fogem usando uma rota que começa na capital e passa por São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Itabaiana, Campo do Brito e sempre dão uma paradinha em Pinhão. A partir daí, seguem para o Estado da Bahia e encerram as suas atividades em Salvador.

Rolar para cima