Candisse pode ser uma opção
Ninguém estranhe se nas conversas sobre a sucessão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), aparecer entre as possíveis candidaturas o nome de Candisse Carvalho (PT). Ela não comentou o assunto, mas a coluna já ouviu o seu nome entre as também bem cotadas Eliane Aquino (PT), Niully Campos (PSOL), Danielle Garcia (PODEMOS) e Katarina Feitoza (PSD).
Quem é de quem?
O povo do interior, que costuma ligar vínculos familiares como forma de melhor identificar pessoas sobre as quais falam, a exemplo de João de Zé de Dona e Valmir de Francisquinho, agora identificam a vice governadora Eliane Aquino, como “Eliane de Déda” (numa referência ao ex-marido e ex-governador de Sergipe Marcelo Déda) e já tem gente chamando a jornaliista Candisse Carvalho de “Candisse de Rogério” (vinculando-a ao marido senador Rogério Carvalho).
Só descanso
Depois da batalha do segundo turno, quando apoiou o petista Rogerio Carvalho na disputa do governo de Sergipe, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), optou pelo relaxamento e não quer pensar nas próximas eleições (2024 e 2026)., justamente agra quandi está na condição de elegível.
Fábio e Rogério de novo
Pelo tom das conversas que circulam entre governistas e oposicionistas, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) e o senador petista Rogério Carvalho vão à revanche em b2026. Fábio vai querer a reeleição e Rogério encerra mandato de senador e quer acessar o comando do Poder Executivo estadual.
Verdadeira oposição
Na noite da quinta-feira, 3, o senador Rogério Carvalho reuniu centenas de lideranças e militantes de várias partes de Sergipe para agradecer o trabalho e empenho durante a campanha eleitoral deste ano. Na oportunidade, ele foi homenageado pelos dirigentes dos partidos que formaram a sua coligação e se disse “honrado por lutar ao lado de cadan um”. Ele disse que o seu agrupamento é a verdadeira oposição em Sergipe. O que fará Belivaldo? Aos 62 anos e ainda avaliado com “não tão idoso”, o governador Belivaldo Chagas bpoderá vir a ocupar outra função pública. Os amigos mais próximos cogitam seu nome para compor o quadro de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Sérgio Gama disposto
Depois de suportar uma intensa campanha na condição de candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Rogério Carvalho, o emedebista Sérgio Gama pensa em não se afastar da vida pública. “Eu gostei e vou pensar em novas iniciativas. Mas, agora, pretendo esperar para ver como vai ficar o MDB de Sergipe. Não há nada certo, mas no momento exato disponibilizarei o meu nome”, comentou.
Vigília no 28 BC
Desde o dia 1º de novembro, portanto um dia após o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um grupo de bolsonaristas – algo em torno de cem pessoas – se faz presente em uma vigília na praça em frente ao quartel do 28 BC, unidade do Exército em Aracaju. Na sexta-feira estavam lá cerca de 70 pessoas apostando em um golpe militar que mantenha Bolsonaro no governo. Se um dia teve essa ideia, o próprio Jair Messias Bolsonaro já abriu mão, reconheceu a derrota nas urnas para Lula e colocou a sua equipe para encaminhar a transição.
Movimento espontâneo
Lúcio Flávio, um dos militantes da Direita Sergipana, comentou com a coluna que a presença de populares na praça em frente ao 28 BC é consequência de um movimento espontâneo, nada organizado por partidos políticos. “Começou dia 1º de novembro e não se sabe quando vai acabar”, declarou. Ele acrescentou que em dado momento a presença de manifestantes era mais de 500 pessoas.
Judeus de olho em SE
Pequena, mas bem articulada, a comunidade judaica de Sergipe tem algo em torno de 30 pessoas e todas de olho nas movimentações daqueles que possam representam riscos para eles. Esse pessoal ficou mais alerta ainda quando um aluno do Colégio Amadeus andou se vestindo de Hitler e fazendo gestos nazistas durante uma festa de Halloween no estabelecimento de ensino, que fica em Aracaju. Um detalhe: em 1940 os judeus eram 99 atentos cidadãos no Estado. O fato ocorrido em Sergipe despertou todos eles no Brasil.
Georgeo e as emendas
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) anunciou emendas parlamentares que serão destinadas no orçamento de 2023. Os municípios de Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo e Moita Bonita são os primeiros a serem contemplados com os recursos destinados pelo parlamentar. Serão mais de R$ 2 milhões em emendas para a região agreste.
Festa para Fábio em Boquim
O governador eleito Fábio Mitidieri comemorou a vitória nas urnas em Boquim, base eleitoral dos Mitidieiri. A festa reuniu eleitores e apoiadores. Na segunda, Fábio deve se reunir para montar a equipe de transição e na terça-feira deve reassumir a sua cadeira na Câmara Federal, em Brasília.
Homenagem no Pré-Caju
Um grupo de amigos planeja uma forte saudação ao governador eleito Fábio Mitidierib(PSD) no Pré-Caju, na noite deste sábado, 5.
É só rezar, é?
A Prefeitura de Riachão e a Igreja Católica (Paróquia de Nossa Senhora do Amparo) se uniram no propósito de comemorar a festa da santa padroeira apenas com uma novena e sem direito a outros eventos festivos, no período de 11 a 21 deste mês. Muitos moradores gostariam de curtir o baile do clube local e as animadas farras nas barracas de rua. Mas a prefeitura não está nem liberando alvarás para que os comerciantes vendam os espetinhos e a cerveja geladinha.
Apoio ao Pré-Caju
A Prefeitura de Aracaju apoia o Pré-Caju por meio de serviços municipais. Entre eles, a Secretaria Municipal da Saúde que atuará com Vigilância Sanitária, equipe de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e posto médico. Durante toda a prévia carnavalesca, os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva também estarão com escala médica extra para atender qualquer ocorrência.