Coluna Primeira Mão

Sérgio Reis vai para Brasília

Por conta do aproveitamento na esfera do Poder Executivo de políticos eleitos para mandato no Legislativo, alguns suplentes tendem a ter acesso ao parlamento. Esse pode ser o caso do suplente Sérgio Reis (PSD), que nos disse que não pensa em ser deputado estadual e revelou que o seu irmão, deputado federal reeleito Fábio Reis, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estão querendo vê-lo em um bom posto em Brasília. Não revelou qual.

Quer Prefeitura de Lagarto

Indagado sobre as suas pretensões políticas para 2024, o ex-deputado federal e suplente de deputado estadual Sergio Reis (PSD/Lagarto) disse que “se for vontade do grupo estarei a disposição para disputar a Prefeitura Municipal”.

Sergipanos entre ministeriáveis

Os nomes dos sergipanos Rogério Carvalho (senador pelo PT) e Emanuel Oliveira (empresário do ramo hoteleiro) são os únicos do Estado citados como ministeriáveis durante encontro parlamentar realizado neste final de semana em São Paulo (SP). Foram lembrados, respectivamente para os Ministérios da Integração Nacional e Turismo. Segundo o presidente do PT de Sergipe, deputado federal João Daniel, “os dois foram citados, mas não existe qualquer definição sobre os futuros ministros, o que deve ser anunciado pelo presidente Lula”

Peãozada ganha, mas não recebe

Os cerca de 500 empregados e prestadores de serviços do Grupo Cimenteiro João Santos em Sergipe chegaram a vibrar quando a Justiça Trabalhista anunciou a liberação de R$ 79 milhões para pagamentos de mensalidades e outros direitos trabalhistas que a empresa não pagou quando paralisou as atividades no Estado. O dinheiro foi pago pela Polimix, que adquiriu a fabrica de cimento, localizada em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. Mas aí, o Grupo João Santos, só pra contrariar, ingressou com recurso junto ao TST e a peãozada ficou sem a grana. Ao menos por enquanto.

Eliane deve ficar em Brasília

A turma do PT de Sergipe dá como certa a ida de atual vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, para cargo de projeção para ela na esfera federal. Deve ser em Brasília. Atualmente ela está atuando na equipe de transição como indicação do Governo Lula, na área de Direitos Humanos.

Georgeo e o Cidadania na oposição 1

Deputado estadual reeleito, o dirigente estadual do Partido Cidadania, Georgeo Passos, anunciou para breve uma reunião dos dirigentes da agremiação. Na oportunidade defenderá o Cidadania na oposição aqui em Sergipe. “isso eu já venho dizendo desde o final do primeiro turno. Quero estar na Assembleia fiscalizando o governo, levando os pleitos da população que nos procura fazendo e atuando contra aqueles projetos que prejudiquem a sociedade”.

Georgeo e o Cidadania na oposição 2

O parlamentar entende que é preciso cobrar do governador eleito o cumprimento das suas promessas de campanha. Ele lembra que Fábio Mitidieri fez um várias promessas e elas estão lá no plano, que foi registrado a justiça eleitoral, entre os quais o fim das grandes filas para cirurgias eletivas problema para o qual já há emenda coletiva garantindo recurso pra fazer esses mutirões e a geração de emprego, além da melhoria do sistema de segurança pública

Pura especulação

O deputado estadual eleito Jorge Araújo Filho (PSD) tem sido sempre cotado para bons cargos no futuro governo de seu amigo Fábio Mitidieri. A coluna manteve contato com “Jorginho”, como é chamado pelos familiares e amigos, e ele disse: “Não existe nenhuma definição sobre isso. Tudo que falam por agora não passa de especulação”

Transição em andamento

A Comissão de Transição do novo Governo de Sergipe segue com reuniões no Palácio Museu Olímpio Campos. Coordenada pelo vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT), a equipe vem cumprindo cronogramas, dialogando com os gestores e as equipes técnicas das Pastas Estaduais, conhecendo as demandas e fazendo os diagnósticos de todo o aparato estadual e dos serviços prestados ao povo sergipano.

Fabio de volta

Depois de passar uma semana na Inglaterra, em evento realizado pela Universidade de Oxford, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri, está de volta ao Estado nesta segunda-feira, 28

BR engarrafada

Os engarrafamentos têm sido cada vez mais frequentes nos finais de tarde na BR-235, no trecho entre a sede do município de Itabaiana à BR-101. A duplicação pode ser a alternativa mais viável. Há emendas ou recursos para isso no OGU?

Ausência

Chega a chamar a atenção de todos o desaparecimento de Valmir de Francisquinho (PL/Itabaiana) do noticiário político. É proposital.

Sertanejos de Sergipe são esquecidos

A seca, que vem atingindo povoados dos municípios de Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida,  Frei Paul, Tobias Barreto, Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo, tende a se agravar neste período de verão e agora com maiores consequência as, pois o governo federal diminuiu a atenção aos sertanejos nordestinos. Em Sergipe, apenas 5 caminhões do Exército (governo federal) estão operando. As prefeituras mantêm 40 caminhões. Essas 45 unidades atendem a apenas 2.832 de um total de 51.420 atingidos pela seca ou estiagem prolongada.

Apego

Se o governador eleito tomasse a iniciativa de perguntar aos atuais secretários e dirigentes de empesas quem gostaria de ficar em seus cargos nos próximos quatro anos ouviria um uníssono SIM.

SE sem passaportes

Sergipe tem sido atingido pela falta de passaportes para o povo daqui ter acesso a viagens internacionais. Desde o dia 19 último, a Casa da Moeda suspendeu a confecção de passaportes, mas a Polícia Federal encaminha todo o processo legal. Cerca de 800 pessoas estão…


Rolar para cima