Plano Estratégico
É bem provável que até o final de abril próximo o Governo de Sergipe anuncie o seu Plano Estratégico com as prioridades a serem realizadas nos próximos quatro anos por todas as secretarias. Neste sábado, 4, no auditório do Senac, na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, acontece uma oficina para tratar do plano e dela participam secretários e dirigentes de órgãos públicos estaduais.
Oposição cobra
O deputado estadual Georgeo Passos, líder da oposição na Assembleia Legislativa, cobrou ao Governo do Estado a correção dos salários dos servidores. “Sei que está no início do governo de Fábio Mitidieri e temos que dar um voto de confiança. Mas o Executivo é o único poder que ainda não fez o seu dever de casa, enviando projetos de lei para dar o reajuste. Por isso, vamos aguardar cobrando e lembrando que esses servidores até agora não receberam nada de recomposição salarial”. Na quinta-feira, 2, a Assembleia votou e aprovou projetos de lei garantindo a recomposição salarial para servidores do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado.
Gilmar Carvalho: vou disputar eleição em 2024
O ex-deputado estadual Gilmar Carvalho pensa na possibili8dade de disputar cargo eletivo em 2024. Ele ainda não definiu se para prefeito ou vereador e também em qual município. Mas está disposto. Na militância política desde 1998, Carvalho deixa claro: : “Estou analisando a política e projetos de comunicação, a convites”. O ex-parlamentar informa ainda que, ao menos por enquanto, não está filiado a nenhum.
Tempo de especulações
É assunto do dia a dia no PT: Márcio Macedo, secretário geral da Presidência da República, quer ser candidato à Prefeitura de Aracaju, em 2024. Alguns dizem que “com certeza” e já outros afirmam que “o nome dele não passa na convenção partidária”. Mas os amigões de Macedo apostam que “ele será mesmo é candidato a governador, em 2026, com o apoio de Lula”.
Ledo engano
Quando terminou o seu governo, outdoors anunciavam pelas ruas de Sergipe que Belivaldo Chagas (ex-governador) veio para resolver e deixou tudo resolvido. E muita gente pensou que sim. Fábio Mitidieri disputou a eleição, venceu e agora governador já percebeu que vai ter muito o que resolver pela frente.
Antecipação de disputa
Os políticos de Sergipe não pensam hoje apenas nas eleições de 2024. Já tem gente avaliando como será a disputa eleitoral em 2026, quando o governador Fábio Mitidieri deverá disponibilizar o seu nome para viabilizar o projeto da reeleição.
Houve exagero
Há muitos comentários dando conta de que houve exageros no processo de afastamento do prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, e seu vice, Joselildo do Nascimento, o popular “Pank”, ambos do PT. O afastamento dos dois ocorreu na sexta-feira (24 de fevereiro) e atendeu pedido do Ministério Público Estadual. Mas, felizmente, ao conceder a liminar, no dia 1º de março (quarta-feira), o desembargador Diógenes Barreto determinou a imediata reintegração do prefeito e do vice nos cargos com o restabelecimento total de suas funções.
Bom acordo
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Sucos, Amidos, Cervejas, Refrigerantes e afins de Sergipe (Sindisa) realizou assembleia com os trabalhadores da Indústria Maratá Sucos, situada em Estância, durante esta semana, e fechou acordo para diversas conquistas, entre elas o reajuste de 7,5% nos vencimentos dos trabalhadores.
Esperteza demais
Bastou o Governo Federal anunciar a volta da reoneração parcial dos combustíveis e prevendo uma correção de até R$ 0,46, no dia 1º, os postos de gasolina de Sergipe elevaram os seus preços exageradamente. Algumas redes de revendas fizeram uma conta mais ou menos assim: R$ 5,02 + 0,46 = 5,79. Alguém abriu a velha e boa tabuada e informou que havia erro. Então, o preço foi reduzido e ficou mais próximo da realidade.
Por que isso? 1
Não dá para entender um cenário em que as passagens estão caras, os aviões lotados e as empresas aéreas enfrentando crises financeiras.
Por que isso 2
O Brasil produz muito petróleo, exporta, mas tem refinarias e ainda assim os combustíveis derivados do óleo continuam sendo comprados no mercado internacional com preços elevados e ainda mais caros nos postos de revenda.
Resultado do jogo
Os torcedores do Club Sportivo Sergipe (CSS) não escondem a sua insatisfação com a arbitragem do jogo contra o Botafogo, na quinta-feira à noite, no Batistão, em Aracaju. O senador Rogério Carvalho (T) demonstrou, em postagem nas redes sociais, sua solidariedade ao clube e aos torcedores: “Inacreditável o que aconteceu ontem no jogo do CS Sergipe! Um desrespeito com o futebol sergipano, com os torcedores e com a dedicação e a entrega dos jogadores que lutaram até o fim. Que o clube possa ao menos pedir uma reparação junto à CBF para amenizar essa grande injustiça”.
Mais SE em Brasília
Joseane Lima, sergipana e ativista do movimento social negro e de mulheres negras, vai assumir a Coordenação Geral de Assuntos Parlamentares do Ministério das Mulheres, em Brasília.
Esforço vacinal
Embora conte com intensa divulgação na mídia e seja uma campanha vitoriosa, a vacinação contra a Covid enfrenta algumas dificuldades em Aracaju. Veja os exemplos: 40.364 não tomaram nenhuma dose; 75.635 não tomaram a segunda dose; 157.683 precisam tomar o primeiro reforço; e 11.011 a partir de 70 anos precisam tomar a quinta dose.
Aumennto na tarifa do ônibus
A reoneração dos preços dos combustíveis vai i9mplicar em aumento da tarifa do transporte coletivo? Tem muito empresário do setor de transporte coletivo avaliando que sim.