Descompromisso com Nogueira
Ninguém diz porque, mas é perceptível que os políticos do bloco governista ligados a Fábio Mitidieri (PSD) não valorizam o prefeito de Aracaju e também aliado, Edvaldo Nogueira (PDT). Comentam que Edvaldo sozinho não consegue eleger o/a sucessor/a. Mas a delegada e secretária de Mulher Danielle Garcia teria afirmado tornado público o que muitos governistas pensam e não disseram ainda. Ela deixou claro que não tem compromisso em apoiar indicação de Edvaldo para 2024. Já tem governista insinuando a chapa deles para o pleito municipal do próximo ano em Aracaju: Belivaldo Chagas prefeito (PSD) e Waneska Barbosa (PDT) vice.
Reforma Tributária 1
Durante participação na Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta sexta-feira, 28, em João Pessoa (PB), o governador Fábio Mitidieri demonstrou ao relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), preocupação com o trecho da proposta, que dá autonomia aos estados para fixar seus próprios impostos. Para o governador de Sergipe, essa liberdade pode gerar uma “segunda guerra fiscal”, o que ampliaria as discrepâncias regionais.
Reforma Tributária 2
Ainda sobre a Reforma Tributária, outra preocupação apresentada pelo governador de Sergipe ao relator do projeto diz respeito aos impactos do texto no mercado energético. Ele lembrou que o tema é de grande interesse para o estado, pois Sergipe concentra hoje 20% das reservas de gás natural do país, cenário esse que tem impulsionado a atração de grandes investimentos. “Temos grandes grupos industriais se instalando em nosso estado, a exemplo da Eneva, que já anunciou investimentos de R$ 10 Bilhões. Portanto, nós queremos saber de que forma a Reforma Tributária lida com isso”.
Gás natural
Aliás, sobre o mercado de petróleo e gás, o governador Fábio Mitidieri já demonstrou estar bem informado. Nas últimas semanas, ele vem coordenando diversas ações para levar até os grandes investidores as potencialidades de Sergipe na área e, a partir daí, prospectar a chegada de importantes empreendimentos industriais no estado. Neste sábado, o governador parte para Houston, nos Estados Unidos, onde participa, até a próxima quinta-feira, 4, da maior feira do mercado internacional de Óleo e Gás do mundo: a Offshore Technology Conference – OTC 2023. Durante a sua participação no evento, o cargo do Executivo Estadual será transmitido ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade.
Governador e vice em viagem
O Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri, fez transmissão do cargo de governador ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, neste sábado, 29, em solenidade que aconteceu no Palácio Augusto Franco, em razão da sua viagem e do vice-governador, Zezinho Sobral. Eles irão à cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos da América, onde participam de dois grandes eventos do mercado internacional de óleo e gás: o 5º Encontro dos Brasileiros 2023 da FGV Energia e a Offshore Technology Conference (OTC 2023), a maior feira de petróleo e gás do mundo. O governador Fábio Mitidieri e o seu vice reassumem o cargo no dia 8 de maio.
Insatisfeitos e paralisados
Enquanto isso, os professores da rede estadual paralisam as atividades no período de 2 a 5 de maio por causa de insatisfação da categoria com o reajuste de 2,5% sobre os seus salários. O percentual foi anunciado pelo governador Fábio Mitidieri na quarta-feira passada, 26, em reunião com lideranças da categoria.
Polícia Unida?
O coronel Rocha, da PM de Sergipe, postou: “Aguardando a manifestação do Movimento Polícia Unida sobre o reajuste de 2,5 %, anunciado pelo Governador Fábio Mitidieri”.
Expectativa de aumento bom
O que causou a expectativa de um bom reajuste salarial para os servidores estaduais foi a informação corrente desde dezembro do ano passado dando conta de que o então governador Belivaldo Chagas estaria deixando o cargo com os cofres públicos abarrotados de dinheiro e que essa seria a herança de Fábio Mitidieri..
Reajuste vergonhoso
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) considera como “vergonhoso” o reajuste salarial dos servidores divulgado pelo Governo do Estado. Segundo ele, o aumento, além de representar “mais uma mentira de campanha do governador”, não repõe os índices da inflação. “Completamente vergonhoso. Fez uma campanha de mentiras e de promessas que não vai cumprir e, agora, apresenta esse aumento que sequer repõe a inflação”, declarou.
Sergipe na Sudene
Ninguém deve estranhar se o decorrer da próxima semana o nome do ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) for anunciado para um dos cargos de direção da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O nome dele tem a declarada simpatia do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Opção para a PMA
Ela já descartou essa ideia ou pelo menos deixou claro que ainda é cedo qualquer definição do seu nome para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Mas amigos, aliados e alguns puxa-sacos insistem em afirmar que a deputada federal Yandra Moura (União Brasil) seria uma boa opção para suceder Edvaldo Nogueira (PDT) e dando a entender que o seu nome estava disponível. No decorrer da semana passada, o pai dela, o ex-deputado federal André Moura, disse que não está discutindo esse tema e que a liderança maior do grupo é o governador Fábio Mitidieri.
Barra dos Coqueiros
O advogado Danilo 2º pode até não vencer a disputa da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em 2024, mas já movimenta a cidade e faz com que o prefeito Alberto Macedo e o ex-prefeito Airton Martins comecem a repensar as suas práticas e a correrem atrás do tempo perdido. O grupo de Danilo 2º acha que ele já é o primeiro na preferência.
Barra parada
O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, teria encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 7 março último o Projeto de Lei que cria o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2023, que é avaliado como a chance de muitas empresas e pessoas físicas regularizarem sua situação com a Prefeitura. Porém, apesar de sua importância, o projeto ainda não foi votado na Câmara.
Um novo voo Aracaju/São Paulo
As tratativas entre o Governo de Sergipe e as companhias para melhorar a malha aérea continuam rendendo frutos importantes para o turismo do Estado. Agora, a Azul anunciou que, a partir desta sexta-feira, 28, começa a vender passagens de um voo aos domingos, saindo de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados aeroportos do país, com destino ao Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, na capital sergipana.
Voo será semanal
A partir de 2 de julho, o voo semanal será realizado por uma aeronave Airbus A320neo, com capacidade para transportar até 174 passageiros. De São Paulo, o voo partirá às 13h55, pousando em Aracaju às 16h30. Já no sentido inverso, o voo decolará do Aeroporto Santa Maria às 17h45, chegando às 20h30 em Congonhas. As passagens para a nova rota da Azul já estão disponíveis para venda no site www.voeazul.com.br e em todos os canais oficiais da companhia.
Prédio da PM abandonado
Ninguém sabe até agora quando é que o prédio em que funcionava o Quartel do Comando da Polícia Militar de Sergipe (QCPM) estará recuperado e em condições de voltar a ser usado. Pela condição de abandono imposta, pode ter gente apostando no desabamento.
Exemplos de obras lentas
Em Sergipe há vários exemplos de obras que andam devagar, quase parando. Obra federal mais lenta no Estado é a duplicação da BR-101, que ninguém lembra mais quando começou e nem imagina quando vai terminar. O governo de Sergipe tem como exemplo a ser citado o Hospital do Câncer. Quem passa por lá avalia que ainda nem começou, mas algumas autoridades entendem que as obras estão bem adiantas. A Prefeitura de Aracaju tem como bom exemplo de lentidão a reforma do Terminal de Ônibus do DIA, que vai ser encerrada nos próximos dias por causa de ação do Ministério Público. Os serviços começaram em 2021 e terminariam no ano passado, mas serão entregues já precisando de uma nova reforma.
Causam irritações
Mas causam muito descontentamento à população sergipana a reforma das pontes Paulo Barreto de Menezes, erguida sobre o rio Poxim e a Aracaju-Barra dos Coqueiros. A gente tem a sensação de que seria melhor derruba-las e fazer pontes novas, pois poderiam sair bem antes do fim das atuais reformas.
FDC
Quando falam sobre políticos nas redes redes sociais, algumas pessoas costumam dizer que “aquilo é o maior FDC que já conheci”, Como políticos gostam de elogios e podem pensar que a sigla significa alguma coisa boa para eles, é bom que fique claro que FDC significa “Fi do Cabrunco!”.