Coluna Primeira Mão

Mitidieri aposta no gás 1

O gás tem um potencial enorme de atração de investimentos e geração de emprego. Existem empresas que precisam do gás como matéria-prima, a exemplo de fábricas de fertilizantes, cerâmicas, vidros… e existem as empresas que precisam do gás como energia. Estamos em busca de ambas.  “Tivemos um ciclo muito importante para Sergipe com o petróleo, que trouxe arrecadação através dos royalties, mas não trouxemos as indústrias, não preparamos o Estado para o fim desse ciclo, já que é um bem finito”, diz o governador Fábio Mitidieri.

Mitidieri aposta no gás 2

Ele alerta que “não podemos cometer o mesmo erro com o gás. Precisamos usar esse novo ciclo e preparar Sergipe para o futuro, preparar nossa economia para quando esse bem acabar, em mais 20 ou 30 anos. Agora é hora de trabalhar para gerar empregos, atrair empresas mas começar a diversificar a economia para termos opção no futuro”.

Balanço positivo

Para o deputado licenciado e secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo (PSD), os primeiros quatro meses de governo de Fábio Mitidieri apresentam um balanço extremamente positivo, com um ritmo intenso e acelerado de trabalho. “Estamos falando de um governador inquieto, que não se cansa de viajar pelo Brasil e pelo mundo, para trabalhar pelo desenvolvimento do nosso Estado, em busca de mais oportunidades de crescimento, e é isso que a gente vem fazendo ao longo dessa semana nos Estados Unidos, participando do maior evento do mercado internacional de óleo e gás. Estamos ansiosos pelo seu retorno com boas novidades no próximo domingo”.

Em treinamento?

Um político sem mandato, muito próximo da família Andrade, não escondeu de ninguém a sua satisfação em ver o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, respondendo pelo Governo do Estado interinamente na semana que passou. Comentou com os amigos: o menino está se preparando.

UFS condecora Ana Lúcia como doutora Honoris Causa

A professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia Menezes será condecorada no próximo dia 12, às 17h, com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe. O evento, que acontecerá no auditório da Reitoria da instituição de ensino, marcará as comemorações dos 55 anos da UFS. O titulo é consequência da sua defesa da educação inclusiva e da atuação política em defesa dos profissionais do magistério.

Esmola

Vai ser difícil os professores e professoras da rede estadual de educação absorverem os 2,5% de reajuste salarial concedidos pelo Governo de Sergipe. Eles já não chamam o percentual como reajuste, mas, sim, como “esmola”.

Delegada descartada

A ida da delegada Danielle Garcia e o seu Podemos, agora fundido com o União Brasil, para o governo Fábio Mitidieri (PSD) praticamente descarta a sua disputa pela Prefeitura de Aracaju em 2024. Em compensação, Danielle circula bem e é bem aceita no governo.

Também fora

Uma outra delegada, a deputada federal Katarina Feitosa, tem sido lembrada por amigos e membros do seu partido, o PSD, para disputar a Prefeitura de Aracaju. Mas, no “blocão” governista, não é forte concorrente para a indicação em 2024. Porém, se indicarem, ela entra no páreo com o gás todo. Ao menos é o que garantem pessoas próximas.

Emília é a preferida

Consultado sobre os nomes preferidos pelos aracajuanos para as eleições municipais de 2024 em Aracaju, o diretor do Instituto Padrão, Ronaldo Joaquim, disse que as pesquisas apontam Emília Correia (Patriota) como a primeira colocada nesta fase de pré-campanha. Mas também estão pontuando bem para a disputa o vereador Fabiano Oliveira (PSD), a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) e a ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT).

Barra dos Coqueiros

Muita gente do PT está contente com a presença do advogado e genro do presidente Lula, Danilo Segundo, nesta fase de pré-campanha na Barra dos Coqueiros. Mas o partido tem, e são muitos, também aqueles que preferem a continuidade do prefeito Alberto Macedo e por isso estão apostando na sua reeleição. Há, isso está claro, uma medição de força entre o secretário geral da Presidência da República, Márcio Macedo (pró-Danilo), e o senador Rogério Carvalho (pró-Alberto).

Acabando a emergência

As chuvas que têm atingido o sertão sergipano são generosas e estão evitando um quadro complicador de seca. Há pequenos focos em povoados e o governo precisa dar atenção a isso. Dos sete municípios que se encontram em situação de emergência, cinco deixam esse quadro até o dia 7 de junho. São eles: Poço Redondo; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora Aparecida; Porto da Folha; e Carira. A emergência terá duração maior somente em Poço Verde e Frei Paulo.

Desafios para pesquisadores

Dezenas de Trabalhadores da Embrapa, Codevasf e Emepa de toda a região Nordeste estão chegando a Aracaju para participar da 30ª Plenária Regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), que acontece nos dias 6 e 7 de maio, sábado e domingo. Serão dois dias de debates importantes sobre os desafios nas relações de trabalho, terceirização, assédio moral, saúde do trabalhador, e atuação de mulheres no sindicato, entre outras temáticas.

13º salário

Aposentados e pensionistas da Previdência Social deverão receber o 13º salário em duas parcelas – uma no final de maio e a outra no fim de junho.

Programação junina

O Governo do Estado fará o lançamento da programação dos festejos juninos em Aracaju nesta segunda-feira, 8, às 18h30, na Rua São João, no Bairro Industrial.

Tempos ruins

Avanços tecnológicos e questões ambientais vão afetar 23% dos empregos no planeta Terra. O Brasil será atingido.

Rolar para cima