Vive-se mal em Sergipe
A insegurança alimentar atinge hoje mais de 1 milhão de habitantes do Estado, quase 50% dos sergipanos. A fome e a miséria estão espalhadas por todos os lados do nosso território. Essas pessoas moram em casas muito pequenas, de piso à base de barro, paredes de taipa e muito atingidas pelo tempo e já é hora de receberem condições dignas de moradias. Por que Sergipe não define um programa próprio de moradia popular para os seus 75 municípios? Muita gente mora mal na terra do cacique Serigy.
Há reações tímidas
O governador Fábio Mitidieri sancionou lei que cria o Programa Prato do Povo para combater a fome. Por meio do programa, a gestão estadual garantirá segurança alimentar e nutricional às pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e pobreza, cadastrada no Cadastro Único. Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no mês de junho, o Prato do Povo atende promessa de campanha de Fábio na área de segurança alimentar e irá beneficiar 21 municípios na primeira fase.
Reforma tributária
O governador Fábio Mitidieri comentou a aprovação da reforma tributária. A discussão sobre um novo sistema tributário brasileiro se arrasta há quase 30 anos no Brasil. Em suas redes sociais, o chefe do Executivo agradeceu a bancada federal sergipana. “Dia histórico para o país com a aprovação da reforma tributária! O principal ganho é a mudança da cobrança de imposto da origem para o destino, já que somos uma região mais consumidora que produtora. Para o Nordeste, o texto ainda precisa de ajustes e essa luta vai continuar no Senado! Agradeço nossa bancada de deputados federais pela votação favorável e pelo compromisso com Sergipe”.
Eleições
Questionado sobre eleições, o governador Fábio Mitidieri voltou a falar que está focado na administração e que o debate eleitoral não está em pauta. “Estamos trabalhando para melhorar a vida dos sergipanos, nosso foco é esse. 2026 não está em debate, mas a tendência é que a gente caminhe com o grupo. Em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira é o líder do processo”.
Pode ser assim?
Alguns segmentos oposicionistas avaliam que o governador Fábio Mitidieri (PD) e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) podem mesmo caminhar juntos, mas se o prefeito acatar o nome que o governador indicar para disputar a PMA em 2024.
Nordeste discriminado
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) demonstrou indignação diante da rejeição, pela Câmara dos Deputados, da prorrogação por sete anos dos incentivos fiscais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras de veículos instaladas nas regiões do Nordeste e Centro-Oeste. Essa decisão ocorreu no contexto da votação da Reforma Tributária e despertou receio do parlamentar sergipano com os impactos negativos que isso acarretará para as respectivas áreas.
Alessandro e a reeleição
O senador Alessandro Vieira (MDB) trabalha a formação de uma federação de partidos envolvendo os seus MDB, PSDB e Cidadania. Com três siglas sob o seu comando, o parlamentar buscará a sua reeleição em 2026 e gostaria de ter o seu MDB bem longe do PT do também senador Rogério Carvalho, que ainda não decidiu se vai brigar para se manter senador ou se parte para a aventura na disputa pelo Governo do Estado.
O problema é esse
Tem muita gente de olho na Prefeitura de Canindé do São Francisco. O município é endinheirado, graças à energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Xingó, e isso desperta muitos interesses políticos. O prefeito licenciado Weldo Mariano (PT) não fala sobre isso.
Fora do ar
Procurado pela coluna para saber se ainda pensava na possibilidade de deixar o PL e buscar uma nova sigla, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, não rendeu conversa e disse apenas “tudo no tempo de Deus”.
Ainda é cedo
Sobre o apoio do PL, seu atual partido, ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para disputar a Presidência da República em 2026, afirmou: “Ainda é cedo para definir pré-candidato. Ele precisará mostrar trabalho e isso só deverá acontecer no terceiro e quarto anos de mandato”. E fim de papo.
Eduardo Amorim: é boato
Consultado pela coluna sobre a sua possível saída do PL para retornar ao ninho tucano, como tem sido falado nas redes sociais, o ex-senador Eduardo Amorim disse que “não há essa possibilidade” e colocou ainda na condição de boato os comentários anunciando que ele e o senador Alessandro Vieira, um emedebista e “dono” do PSDB e do Cidadania em Sergipe, estariam se encontrando para conversar sobre a mudança de sigla.
Cidades inteligentes 1
No dia 14 de julho, Aracaju se tornará palco do “Simpósio Nacional Cidades Inteligentes – Construindo o amanhã”, evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) em parceria com o Crea-SP e apoio do Tribunal de Contas de Sergipe. O simpósio reunirá prefeitos, especialistas, profissionais e gestores públicos em uma iniciativa de grande importância para o desenvolvimento das cidades.
Cidades inteligentes 2
O simpósio, segundo Jorge Silveira, presidente do Crea/SE, tem como objetivo principal proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências, casos de sucesso e avanços relacionados ao conceito de cidades inteligentes. Com a presença de renomados palestrantes e painéis temáticos, o evento abordará temas como inovação tecnológica, mobilidade urbana, sustentabilidade, governança digital, participação cidadã e o papel da engenharia na construção de cidades inteligentes.