Em Aracaju: pré-candidatos sob testagem
O sobe e desce das avaliações dos pré-candidatos governistas à Prefeitura de Aracaju parece se tratar de uma testagem pública daquilo que eles fazem e/ou falam e ainda dos sinais positivos e negativos das maiores lideranças do processo, no caso o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT). Eles têm seus preferidos, mas não vão revelar isso agora. Ainda é cedo, sempre comentam.
A turma de Edvaldo
Em alguns momentos, falou-se muito na possibilidade de a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa (PDT), ser a opção de Nogueira. Depois viu-se como forte o nome do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral (PDT). E ainda se cotou muito bem José Roberto, secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Ele dá sinais de que está disposto a continuar na disputa. Parece estar bem próximo de Edvaldo Nogueira e um tanto de Mitidieri.
A turma de Fábio
Mas no meio dessa disputa visceral entre supostos amigos veio, então, a opção Danielle Garcia (Podemos), a atual secretária de Estado da Mulher, seguida por Belivaldo Chagas (PSD). O vereador Josenito Vitale, o “Nitinho”, teve o seu ápice como o preferido no blocão do Mitidieri quando deu sinais de afastamento do prefeito. Mas Mitidieri demonstrou uma certa simpatia em relação ao vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), atual presidente da Câmara Municipal.
Puras especulações
Já há quem diga que o futuro candidato a Prefeitura de Aracaju, em 2024, pelo bloco governista, está entre essas opções colocadas. Mas há também aqueles que suspeitam que o “bom nome” vai surgir em junho ou julho do próximo ano, já próximo do período de convenções. Ainda há aqueles que apostam em um possível racha entre Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira e aí cada um deles teria a sua opção para a PMA. Mas, como comentam os especuladores políticos, recolham suas fichas, ainda é cedo para as apostas.
Seria uma opção?
A grande proximidade entre o secretário Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT), e o assessor do órgão, Valadares Filho (PSB), motiva comentários de que eles formariam uma chapa para disputar a Prefeitura de Aracaju. O petista seria candidato a prefeito e o assessor o vice.
SE tem déficit habitacional
Com um déficit habitacional de mais de 81 mil domicílios, Sergipe precisa urgentemente de ações que possibilitem a construção de moradias para atender às populações mais pobres. Já é hora de o governo do Estado pensar nisso.
Nomes para o Senado
Em 2026, quando vão estar em disputa duas cadeiras de Sergipe no Senado Federal, os governistas desejam ocupar esses dois espaços. Já há quem diga que Alessandro Vieira (PSDB) vai para a reeleição e teria como parceira a primeira-dama Érica Mitidieri (PSD).
De olho na privatização
O governador Fábio Mitidieri esteve no Rio participando da Feira dos 50 Anos da Abav. Foi convidado e aceitou o convite para visitar a concessionária Águas do Rio. Ele disse que foi conhecer como funciona o sistema de distribuição de água. E aí reacendeu com muita força o discurso da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Os servidores da estatal sergipana andam para lá de tensos.
Chapa inviável
O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), não pensa em ser vice da vereadora Emília Correia (Patriota) e ela não deseja ser vice dele na formação de uma chapa para disputar a Prefeitura de Aracaju.
Fique atento: escolas vão reajustar mensalidades
As escolas particulares já estão apresentando as suas planilhas de custos para definição de reajuste das mensalidades. A média de reajuste nacional tem sido de 10%. Em Sergipe, a Federação das Escolas (FENEN-SE) recomenda o diálogo e o bom senso por parte dos estabelecimentos de ensino. Mas lembra que não há uma negociação coletiva dos estabelecimentos e que cada um define o reajuste conversando com os pais dos alunos. O reajuste entrará em vigor em 2024.
Ângela melhorando
Amigos e correligionários da vereadora Ângela Melo (PT) comentam satisfeitos que ela já está livre da pneumonia, mas tem algumas sequelas da doença que originou o internamento e logo em breve terá alta médica.
Refinaria pode ser reestatizada
A insatisfação de baianos e sergipanos com os preços internacionalizados elevados e praticados pela Refinaria de Mataripe (BA) estão encontrando eco em Brasília. Na quinta-feira, 28, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou que a Petrobras deve negociar dentro das regras de mercado a compra das plantas das refinarias que foram privatizadas no governo Bolsonaro. A RLAM (Mataripe) é uma delas e está sob a administração do grupo Acelen e foi adquirida pelo Fundo Soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos.
Sefaz interagindo nas questões fiscais
As duas últimas semanas foram intensas na agenda nacional da Secretaria de Estado da Fazenda. Especialmente desde a última segunda, 25, a equipe técnica se dividiu no eixo Rio-Brasília articulando os debates entorno da Reforma Tributária. Na Semana Fazendária do Rio de Janeiro a Sefaz integrou uma série de reuniões que discutiu assuntos como os impactos da Reforma Tributária para os profissionais da área, além de temas ligados à sustentabilidade fiscal, contabilidade, dívida pública e regularidade fiscal.
Consenso que beneficie entes federativos
Em Brasília, o governador Fábio Mitidieri e a secretária Sarah Andreozzi, com o apoio da Secretaria Especial de Representação, traçaram estratégias de atuação para apresentar propostas concretas junto aos parlamentares nos debates do Senado sobre o projeto da Reforma Tributária. O objetivo é encontrar um consenso que beneficie todos os entes federativos. E na bagagem, Sarah Andreozzi aproveitou para mostrar a experiência de Sergipe com o Programa de Conformidade Tributária “Amigo da Gente”, que simplifica o sistema tributário estadual e cria um ambiente favorável que incentiva o empreendedorismo.
Estância e a duplicação da BR-101
O vereador Artur, do PT de Estância, expôs a sua preocupação em sessão da Câmara, na quinta-feira passada, com a duplicação da BR-101 no município. Ele disse: “Deixei em discurso a minha insatisfação com a informação do projeto de duplicação da BR-101, que prevê um contorno por fora da nossa cidade. Essa possibilidade é real e pode trazer grandes prejuízos comerciais e econômicos para Estância”.
Novos campi da UFS
Os prefeitos de Estância e Propriá estão em regime acelerado de definição de doação de terrenos à Universidade Federal de Sergipe (UFS) para a implantação dos dois novos campi da instituição de ensino. Há boa aceitação de projetos para os dois municípios junto ao Ministério da Educação (MEC).
Temperatura no sertão
No interior de Sergipe, especialmente nos municípios do Sertão, comenta-se que a temperatura está variando entre 33ºC e 36ºC. Está quente, mas “pero no mucho”, numa região em que facilmente o clima atinge nos períodos sem chuvas 40ºC. Já em Aracaju, conforme os termômetros de rua, não passa dos 29ºC e se esfriar um pouco mais vai cair neve.