Sergipe mais pobre
O ex-deputado estadual Zezinho Guimarães avalia que Sergipe vive um momento de empobrecimento e encolhimento. Segundo ele, há dez anos o Estado tinha 40% dos seus recursos gerados pelo ICMS e hoje tem disponível apenas 30%. O Fundo de Participação do Estado (FPE), que atingia 38%, é hoje 52%, o que seria um indicativo de que Sergipe está sobrevivendo às custas do Governo Federal. “Isso é preocupante. O Estado tem hoje 400 mil famílias, o que corresponde a cerca de 1,2 milhão de pessoas sobrevivendo às custas do Bolsa-Família. A economia de Sergipe não vai bem, há muito desemprego e, consequentemente, pouca renda. Há muitas promessas e poucas realizações”, lamentou.
Os aperreados
Os lojistas do centro comercial de Aracaju sobrevivem pra lá de contrariados com a queda no movimento e lembram que vários empresários da área fecharam seus estabelecimentos e colocaram os imóveis à venda ou pra alugar. É um momento muito ruim e não há estímulo para tentar superar a crise que atinge esse segmento. Neste ano de 2023 foram fechados 2.730 estabelecimentos comerciais em todo o Sergipe e isso fez com que aumentasse o número de imóveis à venda ou para aluguel.
O Banese escapou dessa
Lembra do BRB, aquele banco de Brasília que esteve interessado em assumir parte significativa do Banco do Estado de Sergipe, o nosso Banese? Pois bem: o Banco Central (BC) exigiu nesta semana mudança na instituição financeira e o lucro do BRB desabou. O BC informou que o Banco de Brasília está obrigado a refazer seus balanços por causa de uma série de inconsistências e só tem resultado positivo no primeiro semestre deste ano por causa de crédito tributário. Não fosse isso, teria fechado no vermelho. Escapamos de um problema.
Biometano de SE
A Sergas iniciou as negociações com empresa Orizon Valorização de Resíduos, de São Paulo, para estabelecer o fornecimento de biometano em Sergipe. A visita à sede da Orizon e à sua diretoria em São Paulo aconteceu no último dia 31 e teve como objetivo dar início às negociações para viabilizar o fornecimento de biometano à distribuidora sergipana. Esse projeto se iniciará pelo município sergipano de Lagarto, atendendo a demanda e um antigo pleito por parte do empresariado da região.
Rogério na Barra
Irritou sobremaneira os petistas ligados ao pré-candidato “Danilo de Lula” a visita do senador Rogério Carvalho às obras em andamento na Barra dos Coqueiros, ainda que os projetos estejam sendo realizados com recursos oriundos de emendas do parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU). O senador circulou pelo município ao lado do prefeito Alberto Macedo (MDB).
Canindé: Acordo político de olho em 2026
O petista Weldo Mariano, prefeito de Canindé do São Francisco, fez acordo político que prevê o apoio de seu grupo ao projeto de reeleição do deputado estadual Jeferson Andrade, em 2026. O PT aposta que Weldo será candidato à reeleição e Kaká Andrade, parentes de Jeferson, também disputará a prefeitura municipal.
Machadinho poderá ser opção do PT
Há comentários nos bastidores que apontam o empresário identificado como “Machadinho” como candidato à Prefeitura de Canindé do São Francisco, caso o atual prefeito, Weldo, resolva desistir da disputa da reeleição. Cimenta-se muito a possibilidade da desistência de Weldo. Machadinho teria Pank como seu vice.
Só observando
Tem uma turma de Itabaiana e de municípios vizinhos que insiste na tese de que Valmir de Francisquinho (PL) seria um forte candidato a prefeito de Aracaju. Ele faz de conta que está pensando muito nisso.
Contra a privatização da Deso
O dia 14 de novembro será marcado pela mobilização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO contra o processo de privatização da Companhia de Saneamento, Água e Esgotos de Sergipe e em defesa dos empregos. Vai acontecer nessa data a realização de uma Tribuna Livre, às 9h15, na Câmara Municipal de Aracaju, com o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, e em frente da Casa Legislativa da capital sergipana haverá, também, ato de luta da categoria, organizado pelo sindicato.
De olho nos super-ricos
O senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, está bem cotado para assumir a relatoria da proposta de taxação de super-ricos no Senado.
Sem barulho
O PSTU não demonstra ter pressa em definir nome para disputar a Prefeitura de Aracaju. Mas a sua ex-presidenciável Vera Lúcia afirma: “Ainda não sabemos quem será o/a candidato/a do PSTU em Aracaju nas próximas eleições, mas certamente concorreremos.
Contra a seca 1
O presidente da Associação do Povoado Barra da Onça, Bebeto, está sugerindo à direção da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) fazer uma adutora captando água do Rio São Francisco, no Povoado Curralinho, para atender às necessidades da população do município. Curralinho fica a apenas 14 km da sede do Município de Poço Redondo.
Contra a seca 2
Segundo o líder comunitário, Poço Redondo depende hoje da água que vem da Ilha do Ouro (Porto da Folha). “Está na hora de termos a nossa adutora. O nosso município é o maior do Estado, territorialmente, e temos maior número de assentamentos e comunidades que sofrem com a falta d’água há muitos anos”, destacou.
Agora vai?
Depois de muitas críticas e irritação dos moradores e donos de bares, restaurantes, pousadas e hotéis, o Governo de Sergipe retomou as obras de pavimentação asfáltica dos dez últimos quilômetros da Rodovia SE-100 carentes dos serviços. O povo da região dá sinais de satisfação.
Desembargador aposentado volta a advogar
Aposentado do Tribunal de Justiça de Sergipe desde agosto último, o desembargador Edson Ulisses está de volta à sua profissão de advogado. Nesta segunda-feira,6, as 11h, na sede da OAB/SE recebe oficialmente das mãos do Presidente da entidade, Danniel Costa, sua credencial oficial.
Consciência negra
Numa articulação coletiva entre as Centrais Sindicais, Fórum de Entidades Negras e Grito dos Excluídos, será realizada em Aracaju, no dia 18 de novembro, uma grande Marcha da Consciência Negra, em conjunto com Jornada Mundial dos Pobres. A concentração da Marcha no dia 18 iniciará às 15h na Praça da Catedral Metropolitana, com atividades culturais e de acolhimento à população em situação de rua.
Parreiras Horta
O médico e professor de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Henrique Batista vai lançar no dia 7 deste mês, às 17h, livro sobre a vida e obra do também médico Parreiras Horta. Será no Auditório do Conselho Regional de Medicina e Sergipe.