Por Eugênio Nascimento
O governador Belivaldo Chagas aposta que a sua gestão ganhará maior força neste ano de 2020, quando Sergipe dará sinais claros de que a crise está acabando e que o momento é de bons investimentos. Até o final de sua gestão, em 2022, quer melhorar a situação financeira e entregar a máquina administrativa a seu sucessor à todo vapor. Acredita que dias melhores virão.
Reunificação de base
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), começa a costurar a aliança política para o seu projeto de reeleição. Nos próximos dias vai entrar em contato com dirigentes dos partidos da sua base aliada para garantir a união para enfrentar os opositores no pleito de outubro próximo.
Reação da PMA
Os opositores do prefeito Edvaldo Nogueira vão insistir na tese de que ele está à frente da PMA há 10 anos e nada fez até agora. Na Prefeitura trabalha-se a ideia de que Edvaldo é um realizador e tem muitas obras para expor e desfazer as críticas. Vão mostrar as ruas e avenidas com asfalto novo e outras obras na periferia
Será boato?
Há intensos comentários sobre a possibilidade de o atual deputado federal Laércio Oliveira disputar o Governo de Sergipe em 2022. Dizem também que o prefeito Edvaldo Nogueira pode ser uma outra opção para governador. O PT quer Rogério Carvalho no Palácio dos Despachos. A verdade é que ainda é cedo para definições, mas todos eles desejam chegar lá. Mas há apenas uma vaga.
Disputa em Capela
O ex-prefeito Manoel Sukita parece ser mesmo o nome mais forte na disputa eleitoral em Capela. Ele já acionou seus advogados para que se torne elegível e possa enfrentar os opositores. “O povo de Capela quer voltar a ser feliz”, diz. Mas a turma da prefeita Silvany aposta na reeleição dela. O pessoal de Ezequiel Leite afirma que ele vem forte ou elegerá quem apoiar.
O cutucador
Nas eleições municipais de 2020, em Aracaju, Almeida Lima (PV) pretende cutucar aqueles que, como ele, querem a cadeira de Edvaldo Nogueira. Começou dizendo que a delegada Danielle Garcia não serve para o cargo, pois não tem experiência administrativa.
Nova editora
Pode não ser verdade e pode ser. Circula por Aracaju que a Assembleia Legislativa, em 2020, terá a sua própria editora. Não se sabe se a sua editora imprimirá livros ou produzirá e-books. A Assembleia Legislativa já tem sua escola do legislativa, a sua rádio, a sua TV. O Executivo tem a sua editora que é a EDISE.
Eleições 2020
Lula, Dino, Ciro e Bolsonaro e Dória serão os grandes cabos eleitorais em 2020. Outros grandes cabos eleitorais serão os demais governadores e os prefeitos atuais pelo país afora. Lula não terá a máquina federal, mas seu partido disporá da maior verba federal para uso nas campanhas municipais. Bolsonaro, com ou sem partido novo, distribuirá o dinheiro de muitas emendas parlamentares a seus aliados. O papel das fake news será a nova grande incógnita.
Recordista
Quais são os planos de Edvaldo Nogueira para 2022? O seu vice-candidato em 2020 deverá ser alguém ou um grupo que possa levar o prefeito a algum cargo de deputado estadual ou deputado federal ou a governador de Sergipe. Se reeleito em 2020, terá sido quatro vezes prefeito de Aracaju.
Vice duas vezes
O PT terá a vice duas vezes? Já é vice-governador até 2022 e poderá vice-prefeito a partir de 2020?
Solução rápida
Por que o Tribunal de Contas não chamou uma reunião extraordinário para resolver logo o caso do conselheiro Clóvis Barbosa? Por que nos fazer esperar até fevereiro?
Só fala mal
A exemplo dos demais brasileiros, os sergipanos são muitos bons em termos de criatividade e de esculhambação em relação aos políticos. Quanto à nossa participação cidadã, temos ainda muito o que aprender.