Novos campi: MEC reconhece mérito
Há movimentações em Brasília no sentido de viabilizar dois novos campi da Universidade Federal de Sergipe. As propostas foram encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) e, em análise inicial, o mérito foi reconhecido. “Agora estamos aguardando o resultado final por parte do MEC e da Casa Civil, que devem anunciar o resultado do PAC para o ensino superior”, disse o reitor da UFS, Valter Santana. As cidades que foram propostas para abrigar os dois campi são Propriá e Estância. Os cursos serão definidos após a aprovação, mas eles terão um alinhamento com o setor produtivo de onde o campus se instalar
Comprou, mas não pagou
Petrobras cobra US$ 296 milhões da Carmo Energy por venda de ativo em Sergipe. Segundo a estatal, empresa do grupo Cobra ainda não honrou pagamento previsto em contrato pela aquisição do Polo Carmópolis. A estatal brasileira anunciou que “adotará as medidas contratuais e legais cabíveis para a cobrança dos valores devidos”.
Itabaiana é aqui
Tem muitos itabaianenses pensando em disputar cadeira na Câmara de Vereadores de Aracaju. Eles estão espalhados por toda a capital sergipana, onde atuam em mercados, feiras livres, padarias, bodegas e armazéns, além do serviço público, em segmentos variados. A presença é muito forte em Aracaju. Até mesmo o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho andou sendo cogitado para disputar a Prefeitura da capital.
Itabaiana: Valmir vai disputar Prefeitura
Informações de Itabaiana dão conta de que o prefeito Adailton Souza teria desistido de disputar a reeleição e optado por apoiar a candidatura do ex-prefeito Valmir de Francisquinho )PL). A assessoria de Valmir confirmou o acordo.
Enfrentamentos em PF
Os vereadores João de Joaquim, Dedé da Academia, Cuité do Pajeú, Saininho de Manoel de Rosinha e Marlene do sindicato, todos de Porto da Folha, somaram esforços e conseguiram, junto com o presidente da Câmara local, Marcel da LL, barrar, ao menos por enquanto, um projeto do prefeito da cidade, Miguel Feitosa Neto , criando cargos que beneficiariam – suspeita-se – parentes e amigos. Em tramitação, o projeto está na condição de pedido de vistas da vereadora Marlene.
Eleições 2024 – Adriana Leite não definiu se entrará na disputa
Alguns amigos insistem em comentar a possibilidade de Adriana Leite vir a ser candidata a cargo eletivo neste ano de 2024 em Estância. Ela que isso não é uma prioridade sua neste momento, mas “se for da vontade de Deus e chamado dele, um dia Ele confirmará. Deus proverá”. Ela explica ainda que não virou pastora, como comenta algumas pessoas no município. “Não sou Pastora, faço um programa de Rádio, “Luz e Esperança”, de segunda a sexta. É possível que isto tenha levado alguns a me nominarem Pastora”, concluiu.
Puro boato
Provavelmente por ser irmã do governador Fábio Mitidieri, tem gente comentado a possibilidade da deputada estadual Maysa Mitidieri (PSD) vir a ser candidata a prefeita de Aracaju. Nem ela e nem o irmão pensam ou falam sobre isso. Coisa de boateiros.
Outro boato
Há insinuações e até comentários com suposto “tom de verdade” sobre uma aliança entre o Patriota e o União Brasil (quem sabe o União engolindo os Patriotas) para disputar a Prefeitura de Aracaju neste ano que começa nesta segunda-feira, 1º de janeiro. A chapa dos sonhos seria Emília prefeita e Yandra Moura vice. Nas aparições de mídia, Yandra deixa transparecer que quer ser prefeita. Emília também deseja esse mesmo cargo.
Manipulações de pesquisas
As pesquisas manipuladas fazem crescer e diminuir candidatos na preferência do eleitorado. Isso está acontecendo em todo o Estado, inclusive em Aracaju.
A queridinha
A nova Direita Sergipana aposta que a vereadora Emília Correia (Patriota) sairá das urnas prefeita eleita de Aracaju em 2024. Acredita que ela passará por cima do/a candidato/a do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT). Disse à coluna um emissário do grupo: “É a vontade do povo”.
Pique total
Prefeitos que vão à reeleição e aqueles que estão no fim do segundo mandato sequencial e não podem entrar na disputa em 2024 agilizam as suas obras para entregar todas no decorrer deste novo ano. As máquinas administrativas azeitadas – há recursos e muitas obras de emendas aos Orçamentos do Estado e da União – funcionam em ritmo de pique total.
PMs de olho na Câmara de Aracaju
Consultado pela coluna, um militante do movimento sindical que abriga membros da corporação informou que varia entre 15 e 20 o número de PMs que desejam disputar cadeiras na Câmara de Vereadores de Aracaju, em outubro próximo.
Estímulo a aposentadorias – Sindicato e Banese fazem acordo
Depois de longos meses de negociação, os presidentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese), respectivamente Adilson Azevedo e Marco Queiroz, assinaram o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), sobre o Programa de Estímulo à Aposentadoria (PEA). A celebração do acordo foi realizada no último dia 28/12, no Centro Administrativo do Banese. Com a possibilidade de adesão ao Pea, o banco já convocou 55 novos concursados para ocupar vagas no Banese.
Ano novo no TCE
Já sob a presidência da conselheira Susana Azevedo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) retomará suas atividades na próxima terça-feira, 2, com a expectativa de muito trabalho e bons resultados! Para isso, na escolha de seu time de diretores e demais chefias, a nova presidente deu prioridade total a aspectos técnicos, atrelados a algo até então inédito: a equidade de gênero.
Nova Diretoria 1
Na Diretoria Geral da Corte ficará a auditora de controle externo II, Ana Roberta Roberti, integrante do quadro efetivo do órgão, assim como a também auditora de controle externo II, Roseane Tavares, que comandará a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), e o auditor de Tecnologia da Informação do TCE, Miguel Melo, que assume a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT). A Diretoria Jurídica será outra ocupada por uma mulher, concursada do órgão, a advogada Ana Stella Barreto Rollemberg.
Nova Diretoria 2
Já o diretor Administrativo e Financeiro do TCE será o funcionário de carreira do INSS em Sergipe, e ex-presidente do Sergipeprevidêcia, Augusto Fábio Oliveira; na Diretoria Técnica, assume o administrador Edson Brasil Filho, com grande conhecimento das áreas técnicas do órgão; para a Diretoria de Comunicação, a conselheira escolheu o jornalista Hádam Lima, que há muitos anos integra a equipe do Tribunal, possui familiaridade com os setores da Casa e ótima relação com os colegas de imprensa. A Assessoria Jurídica da Presidência terá o comando da experiente advogada Maria Izabela Rollemberg.
Rogério faz balanço 1
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) teve um 2023 de muito destaque no cenário político nacional e local. Ele iniciou o ano sendo escolhido como o primeiro-secretário do Senado, consolidando sua influência nacional e mantendo-se como figura central da oposição em Sergipe, além de ter se destacado no cenário internacional, representando o Brasil em importantes missões. Ele superou as expectativas, fortalecendo sua posição e permanece como principal aliado sergipano do presidente Lula no Congresso Nacional, contribuindo com os avanços do Brasil e defendendo, sobretudo, a classe trabalhadora.
Rogério Faz balanço 2
Ainda este ano, Rogério Carvalho firmou-se como liderança da oposição em Sergipe, combatendo questões importantes como a privatização da Deso e a desvalorização do trabalhador. Ele também empenhou esforços na destinação de emendas que contribuíram com o desenvolvimento dos municípios e avanços significativos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. O senador tem motivos para comemorar e seguirá utilizando sua força e trabalho em defesa dos interesses dos sergipanos e sergipanas.
Missão cumprida
Um ano de desafios mas que, ao final, trouxe um balanço extremamente positivo. Eleito pela primeira vez para a Alese, o deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB) recebeu a missão de ser o líder do governador Fábio Mitidieri no Legislativo. Teria que lidar com 23 colegas, alguns bem experientes, e tocar a aprovação de projetos importantes para o governo e o Estado. Missão dada, missão cumprida.
Irá à reeleição
O prefeito de Maruim, Gilberto Maynart (PT), confirma que é pré-candidato à reeleição. Em reunião com seu agrupamento, ele recebeu total apoio para o projeto, destacando os avanços realizados nestes 3 anos de gestão e muitas obras e ações que ocorrerão em 2024. “Somos um grupo politico forte e muito unido. A nossa administração trabalha incansavelmente para manter com qualidade os serviços essenciais a população, priorizando dessa forma o ser humano. Em 2024 Maruim se tornará um grande canteiro de obras, fruto de um planejamento feito no inicio do nosso mandato”, comentou.