Coluna Primeira Mão

Oposição na Alese: Pequena, mas necessária

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe é pequena, composta por apenas cinco dos 24 deputados. São eles: Georgeo Passos, Linda Brasil, Marcos Oliveira, Paulo Júnior e, de vez em quando, Chico dos Correios. Comentando o pequeno quadro oposicionista na Casa, o deputado Georgeo Passos disse: “Não digo que a gente faz barulho, a gente faz um trabalho realmente muito contundente de fiscalização, trazendo também para tribuna todos os anseios que a população deseja. Então, a oposição é importante e é necessária na democracia.  Quem está acompanhando a Assembleia percebe que são os deputados da oposição que geralmente estão na tribuna debatendo temas importantes, dialogando”.

Diógenes Barreto assume presidência do TRE-SE

O desembargador Diógenes Barreto tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), dm solenidade ocorrida nesta sexta-feira (23). O magistrado foi eleito por aclamação na semana passada no Tribunal de Justiça do Estado. Ele estará à frente do Órgão para o biênio de 2024-2026, ocupando a vaga deixada pela desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva. Diógenes Barreto é natural de Aracaju. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano em 1981. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991. O seu ato de posse contou com as presenças de centenas de autoridades federais, estaduais e municipais.

Movimento sindical fará ato em defesa do “volta, Petrobras”

As centrais sindicais CUT, UGT, CTB, CSP Conlutas, a FNP, FUP, Sindipetro AL/SE, Frente Popular por Direitos e Democracia e Frente Povo Sem Medo realizam ato conjunto no próximo dia 1º de março em defesa da volta total da Petrobras para Sergipe e a retomada da produção de petróleo e gás. A manifestação acontecerá a partir das 7h, em frente à sede da Petrobrás, localizada na Rua Acre, em Aracaju (SE). O senador Rogério Carvalho (PT) também está engajado nesta luta e vai trazer o presidente da Petrobrás para dialogar com os trabalhadores do estado sobre o retorno da estatal para Sergipe.   Dirigente da CUT Sergipe, o professor Dudu está animado com a articulação política que está sendo construída pelo retorno da Petrobrás estatal para Sergipe.

Cidade Mãe esquecida

Esse programa “Sergipe é Aqui” esqueceu que São Cristóvão é também município sergipano e que foi a primeira capital do estado. Comenta-se muito isso na quarta cidade mais antiga do Brasil. Mas, quem sabe, ainda poderá ser agendada.

Nomes fortes para o Senado

Quando o assunto político é a disputa pelas duas cadeiras ao Senado em 2026, dizem que no bloco governista as opções mais fortes seriam o ex-deputado federal André Moura (União Brasil), o atual senador Alessandro Vieira (MDB) e o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). O nome mais forte da oposição é o do atual senador Rogério Carvalho (PT), também sempre lembrado para disputar o governo de Sergipe.

Ainda é cedo

Sobre sua presença na chapa majoritária governista em 2026, sendo candidato ao Senado, o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou apenas: “nada definido”.

Vereadores petistas

O PT de Aracaju aposta suas fichas na eleição dos candidatos a vereador Camilo, Jefferson Lima, Ivonete Cruz e Manu Nascimento. O partido, é claro, também alimenta a esperança de eleger Candisse Carvalho, prefeita de capital sergipana. Além disso, a federação, que formará uma chapa contando com o PV e PCdoB, poderá fazer mais outros dois ou três parlamentares municipais.

MDB construindo chapa

Consultado pela coluna sobre a presença do MDB na disputa de cadeiras da Câmara de Vereadores de Aracaju, o senador Alessandro Vieira, presidente da agremiação política, disse que o partido está construindo a sua chapa e avalia que terá candidatos a prefeito em 10 a 14 municípios.

Sergipe: 91,52% dos domicílios  têm coleta de lixo

O IBGE divulgou na sexta-feira, 23, dados sore as condições de moradia dos brasileiros e no quesito características dos domicílios, Sergipe aparece com 54,16% estão conectados à rede de esgotos, 85,4% são abastecidos por rede  geral de água, 98,25% têm banheiro de uso exclusivo e 91,52 têm coleta de lixo.

Católicos em Aracaju

Não há ainda dados disponíveis do novo censo, o de 2022, mas com base nas informações existentes no IBGE levantadas em 2010, quando Aracaju tinha 571.149 habitantes na faixa etária entre 15 anos e 65 anos, mais de 60% eram católicos.  Bem menos são os evangélicos, mas fazem muito barulho nos anos de eleições. O novo censo 2022 será divulgado logo em breve com os dados já atualizados.

Novas filiações ao PP

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, virá a Sergipe no dia 1º de maço para participar de ato de novas filiações. Ele é convidado do presidente estadual da agremiação, o também senador Laércio Oliveira.

Delegados petistas

Será neste sábado, 24, na sede do Partido dos Trabalhadores, em Aracaju (SE), a eleição das chapas dos delegados partidários. A reunião e eleição acontecerão das 9h às 17h.

Refinaria de Mataripe

Embora já esteja em andamento o processo de reestatização da refinaria de Mataripe (BA), os sindicalistas que defendem interesses dos trabalhadores da Petrobras pressionam para que os seus petroleiros reassumam as suas funções e sejam afastados aqueles que foram colocados pela Acelen. Essa refinaria é a principal fornecedora de combustíveis veiculares em Sergipe e Bahia. 

Unigel redefinirá demissões? 1

O Sindipetro e Sindiquímica da Bahia solicitou que a Unigel não realizasse mais demissões em seu quadro de pessoal até os sindicatos se reunirem com a Petrobras. “Vamos solicitar mais informações sobre o futuro das unidades de Sergipe e Bahia.  A Unigel se comprometeu em segurar as demissões até o dia 29/02”, informou a fonte. Mas vale lembrar que a Unigel fez um acordo de recuperação extrajudicial na semana passada.

Unigel redefinirá demissões? 2

A empresa, sucedânea da Fafen, fez uma projeção de que os cortes possam atingir até 50% do quadro de Camaçari (BA) e 70% da unidade de Laranjeiras (SE).  A Unigel tem cerca de 500 trabalhadores em Laranjeiras (SE) e, em plena operação, a fábrica tem capacidade de produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia ao ano.

Deso em questão*

Não existe qualquer pensamento no governo de Sergipe em desistir da privatização/concessão da Deso. Existe o esforço para que, dentro dos prazos legais, tudo seja encaminhado. Ainda assim, tem gente acreditando na possibilidade de desistência por parte do governo.

TCE contra o aedes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) anunciou que emitirá ofício aos 75 municípios sergipanos solicitando o envio de plano de contingenciamento do avanço, prevenção e combate ao Aedes Aegypti – principal vetor da doença. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Controle Externo, Obras e Serviços (Dceos) e foi deliberada pelo Pleno na última quinta-feira, 22, após propositura da conselheira presidente, Susana Azevedo. Após o recebimento do ofício, os municípios terão um prazo máximo de 15 dias para enviar o plano com ações voltadas ao contingenciamento do avanço, prevenção e combate à dengue. Deverão ainda fornecer informações relacionadas ao número de casos já diagnosticados e contabilizados em 2024.

De olho nos Lubrificantes

Os fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) vistoriaram cinco revendedores de lubrificantes não regulados pela Agência, na cidade de Aracaju, em parceria com o Procon-SE. Foram identificados lubrificantes sem registro na ANP em uma empresa, onde foram apreendidos 618 litros desse produto. A ação fez parte do treinamento em fiscalização de lubrificantes dado pela ANP aos agentes do Procon-SE, órgão parceiro da Agência nas ações de fiscalização.

Rolar para cima