Coluna Primeira Mão

Vem bomba por aí

Lembra do inquérito da Polícia Federal  que apura as fake news da campanha para governador em 2022, em Sergipe? Ainda falta a conclusão, mas já se tem nomes e conversas dos maus feitores combinando a armação. Tem muita gente envolvida. O bicho vai pegar!

Volta, Petrobras! 1

Ainda não houve definição quanto a um encontro entre os organizadores do movimento “Volta, Petrobras” e da “Frente Parlamentar”, que defendem o retorno da estatal para a exploração do nosso petróleo e gás, com o presidente da empresa, Jean Paul Prates. No entanto, já tem gente pensando nisso. Pensa-se em ir visita-lo na sede da empresa, no Rio de Janeiro, ou discutir a possibilidade de sua vinda a Sergipe.

Volta, Petrobras! 2

Mas, quanto à possibilidade da vinda dele a Sergipe, há o entendimento de que isso só acontecerá após o desdobramento do processo licitatório referente aos projetos SEAP I e II (Sergipe Águas Profundas), cuja previsão de recebimento de propostas foi prorrogado para junho deste ano.

Emília optou pelo PL

A vereadora Emília Correa, pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, vai se filiar ao PL às 16h da próxima segunda-feira, dia 18. O ato de filiação será na sede da agremiação política.  Ela afirmou que teve uma reunião com a direção nacional do Partido Liberal e terá o apoio da agremiação. Emília também foi procurada por alguns outros partidos.

Eduardo Amorim

Voltando a ser consultado sobre a possibilidade de ser o vice na chapa encabeçada por Emília para a Prefeitura de Aracaju, o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) afirmou:  “entendo que não é hora de conversar sobre isso”.

Eleições 2024: Acordo em Poço Verde

A ex-pré-candidata à Prefeitura de Poço Verde, Edna de Toinho de Dorinha, explica por que desistiu de disputar o cargo e aceitar ser vice: “Não serei candidata a prefeita. Um acordo firmado no ano passado definiu que quem estivesse melhor na pesquisa no mês de março seria o/a cabeça de chapa majoritária. Como ou sou de cumprir acordo, o candidato a prefeito será Roberto Barracão (União Brasil) e Edna de Toinho de Dorinha será a vice. Eu estou chegando no Solidariedade”.

Prefeitos petistas disputarão a reeleição

O PT vai para as eleições 2024 com cinco dos seus seis prefeitos disputando a reeleição e com grandes chances de vitória nas urnas. O partido conquistou recentemente os prefeitos Cristiano (Simão Dias) e Fábio (Arauá). Perdeu o prefeito de São Domingos.

Paz na terra do cacique Serigy

Não há, neste momento, qualquer fato registrado de violência ou ameaças a políticos na Justiça Eleitoral. O comentário é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Diógenes Barreto. Ele acrescentou: “Esperamos que isso permaneça assim durante todo processo eleitoral, e que a disputa ocorra no campo das ideias e das propostas que cada um tenha para melhorar e desenvolver seus municípios”.

Reunião com juízes

Já está definido. A reunião do TRE/SE com todos os 29 juízes eleitorais que vão atuar no pleito de outubro próximo será no dia 12 de abril, às 9h. O tema principal será, obviamente, as eleições municipais.

Riachão em disputa

O governador Fábio Mitidieri indicou para Simone Andrade (PSD), prefeita de Riachão do Dantas, o nome do seu vice, Galego da Samba, para disputar a sucessão municipal do Poder Executivo local. Quanto ao vice, este será indicado pela família Góis, do ex-deputado estadual Roberto Góis, que ainda não apontou a sua preferência.

Disputa em Socorro

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, anda conquistado muitos apoios no município e já há quem diga que ele seria o preferido do eleitorado. Mas a novidade mesmo seria uma possível candidatura do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, à prefeitura local.  JB não anda se envolvendo muito com política, mas poderá apoiar um ou outro candidato amigo nas eleições de 2024.

Mais empregos 1

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, revela que Sergipe encerrou o mês de janeiro com a abertura de 777 empregos formais. Segundo as informações analisadas na sexta, 15, pelo Observatório de Sergipe, vinculado ao governo do estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), no acumulado de 12 meses (com ajuste), foram criados 14.742 postos de trabalho.

Mais empregos 2

Dos cinco setores observados, três registraram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de postos (+546), seguido pela Construção (+510) e Indústria (174). Já Comércio (-326) e Agropecuária (-127) apresentaram perda de vagas. O resultado do setor de Serviços foi impulsionado, sobretudo, pelos segmentos da Educação (+166), mais especificamente pela educação infantil e ensino fundamental (+102), e restaurantes e similares (+127). Os municípios que mais geraram empregos no mês foram Aracaju (936), Santa Rosa de Lima (89) e Lagarto (70).

Baixa gastança

Mais da metade dos sergipanos pretendem gastar até R$100 reais em presentes de Páscoa. Para viabilizar isso, eles buscam melhores preços e descontos. 27% pagarão os gastos em PIX, ao passo que 17% indicaram a intenção do pagamento em cartão de crédito.  A movimentação no comércio se mantém após o feriado: 66% afirmaram ter o hábito de fazer compras após o período de Páscoa para aproveitar preços ainda mais baixos.

CPI da Brasken

A CPI da Braskem confirmou, na sexta-feira, 15, a convocação de três novos nomes para serem ouvidos pela Comissão nas reuniões da próxima semana, agendadas para os dias 19 e 20. Segundo a Comissão, na terça-feira,19, será ouvido Alexandre Vidigal de Oliveira, ex-Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME). Já na quarta-feira, 20, serão ouvidos Diego Bruno Martins Alves, defensor público da União, em Alagoas, e Ricardo Antunes Melro, defensor público do estado de Alagoas.

Novo arcebispo

No dia 25 de maio, memória de Santa Maria Madalena de Pazzi, Virgem, na Catedral Metropolitana, será realizada a missa de posse canônica de dom Josafá Menezes da Silva como 5º arcebispo de Aracaju. Todos os preparativos já estão sendo empreendidos por uma comissão liderada pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo de Menezes.

Bom conselho

A população deve ficar atenta e denunciar prefeitos que andam derrubando árvores para encher as praças e avenidas de cimento. Isso tem motivado o aumento do calor nas cidades.

Energia eólica

Uma empresa alemã realizou estudos para o aproveitamento dos fortes ventos presentes na serra de Palmares, em Riachão do Dantas, visando à produção de energia eólica. No entanto, os estudos foram paralisados, embora já tivessem detectado que o espaço é ideal para isso.

Caminhada e protesto marcarão Dia Mundial da Água

Na próxima sexta-feira 22, Dia Mundial da Água, o SINDISAN, entidade sindical dos trabalhadores da DESO, a Companhia de Saneamento de Sergipe, realizará a quinta edição da Caminhada da Água, junto com os movimentos sindical, social e popular de Sergipe. Como pauta central da atividade, a luta contra o projeto do Governo do Estado de privatização da água dos sergipanos através da entrega da concessão à iniciativa privada dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, hoje prestados pela DESO e pelos SAAEs. A concentração para a grande caminhada será na porta da DESO, na rua Campo de Brito, no bairro 13 de Julho, a partir das 7h, onde será realizado um ato público em defesa da empresa e também dos SAAEs, e contra a proposta de privatização defendida pelo governo do estado.

Rolar para cima