Coluna Primeira Mão

MDB e PP podem oferecer chapa

O MDB e o PP parecem estar dispostos a apresentar uma chapa alternativa no bloco governista para disputar a Prefeitura de Aracaju n(SE). A única divergência em vigor hoje é que o MDB quer a delegada Danielle Garcia como pré-candidata a prefeita e o PP deseja que a opção seja  o vereador Fabiano Oliveira. Mas estão buscando uma solução par esse impasse.

Edvaldo Nogueira insiste em chapa única

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) defende todo o bloco governista reunido em torno da pré-candidatura do também pedetista Luiz Roberto. Ele explica o por que: “A ideia de várias pré-candidaturas em um primeiro turno, para eventual união no segundo, também não é sensata. Disputas eleitorais deixam marcas que muitas vezes não podem ser superadas. E o que está em jogo nessas eleições é a continuidade ou não de um projeto de cidade que mudou a cidade e que não pode acabar. Para isso, Luiz é o melhor nome”.

Valmir de Francisquinho já faz promessas

O ex-prefeito de Itabaiana e atual pré-candidato à Prefeitura do mesmo município, Valmir de Francisquinho (PL), em entrevista  futucou o governador Fábio Mitidieri (PSD) sem citar o seu nome. Veja a declaração: “”Eu tenho certeza, eu sendo governador, eu jamais privatizaria a Deso. Eu tenho certeza que a Saúde estaria funcionando com excelente qualidade. Aquilo que eu prometi aos servidores públicos, aos professores, que eu devolveria os 14% que foram descontados, eu iria manter no primeiro mês, pois essa é uma promessa nossa. Daria a periculosidade da Polícia Militar e o Piso Nacional do Magistério, porque eu prometi enquanto prefeito. Então Valmir não é promessa, Valmir é realidade”

Vaquinha eleitoral em SE

Os dirigentes partidários e pré-candidatos a cargos eletivos neste ano de 2024 já se movimentam no sentido de conquistar apoio financeiro para a campanha eleitoral deste ano.  No próximo dia 15, já podem realizar a chamada vaquinha eleitoral. Os pré-candidatos podem começar a arrecadar, conforme calendário eleitoral. Em Sergipe, como sempre acontece, procura-se muito o apoio financeiro de empresários e amigos. A turma da construção civil é quase sempre muito generosa.

Período da gastança

A partir do dia 20 de julho, já podem ser realizadas as convenções. É depois delas que partidos e candidatos podem realizar despesas eleitorais, desde que os pagamentos sejam feitos depois da obtenção do CNPJ e a abertura de conta específica.

Grupamento forte

Os partidos Republicanos e PP trabalham a ideia de criação de uma federação nacional. Em Sergipe, a nova federação está fadada ao sucesso, pois começa com um senador (Laércio Oliveira-PP), dois deputados federais (Gustinho Ribeiro –Republicanos e Thiago de Joaldo – PP) e aposta que ficará com pelo menos cinco deputados estaduais na Assembleia Legislativa. As conversações estão em andamento, e isso poderá se tornar realidade em 2025.

Bem prestigiado

No período de um ano, o deputado Jeferson Andrade (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, assumiu interinamente por duas vezes o governo de Sergipe, em razão de viagens do titular do cargo, governador Fábio Mitidieri (PSD), e do vice Zezinho Sobral (PSB) ao exterior. Pelo que se viu nas duas oportunidades, a transição governamental se deu em alto nível de civilidade e operosidade.

Boa aceitação 1

Não faz nem uma semana que Luiz Roberto deixou a Sedurbi para intensificar sua pré-campanha, e o seu nome já cresce nas ruas de Aracaju.  Outro fato também vem sendo constatado, mesmo sem estar na posição de secretário de estado, Luiz mantém o interesse das emissoras de rádio em vê-lo participando constantemente dos programas e interagindo com os ouvintes.

Boa aceitação 2

“É anunciar o nome de Luiz Roberto no programa e os áudios começam a chegar. Com ele, as respostas são mais positivas, mostram conhecimento e capacidade técnica e, desta forma, mais pessoas reconhecem seu nome e são receptivas à sua mensagem”, disse um experiente apresentador.

Yandra ouvindo o povo

A deputada federal Yandra Moura, pré-candidata do União Brasil à Prefeitura de Aracaju (SE) é presença constante nos bairros da periferia da capital. Ela já está em uma segunda edição do “Novos Caminhos”, na zona norte, onde destacou que que “estou percorrendo diversos bairros de Aracaju e ouvindo as pessoas, já temos muitas ideias boas e estamos montando um plano que teremos a oportunidade de apresentar em breve para toda sociedade”.

Quatro em quatro anos 1

A pré-candidata a prefeita de Aracaju pelo PT, Candisse Carvalho, quer mais atenção para todos os esportes por parte da gestão municipal. “A gente conhece o político Copa do Mundo, que só aparece de 4 em 4 anos. Mas tem aqueles que podem ser chamados de Jogos Olímpicos, porque também só falam em esporte a cada 4 anos”, disse Candisse, destacando as Olimpíadas de Paris, que acontece esse ano.

Quatro em quatro anos 2

Para Candisse, uma prefeitura como a de Aracaju deveria ter um calendário anual de esportes Olímpicos como sendo uma regra. “Se investirmos num calendário anual, com competições locais e nacionais, tanto de esportes Olímpicos como dos Paralímpicos, a chance de vermos aracajuanos e aracajuanas chegarem nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas aumenta demais. E já imaginou o bom exemplo para os demais, termos atletas de Aracaju se destacando mundialmente?”, questionou a pré-candidata Candisse.

Emília bolsonarista

Embora a vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa (PL), não queira ser identificada como “bolsonarista”, não sobra para ela uma outra identidade que não seja essa, até por que os votos declarados em pesquisa para ela são desse pessoal que segue o ex-presidente Jair Bolsonaro. Parece que a situação dela é do tipo “ruim com ele, pior sem ele”. 

Licença de 180 dias

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo de Sergipe propõe um período de 180 dias de licença-maternidade para servidoras públicas que são mães adotivas. O governador Fábio Mitidieri assinou a PEC na quinta-feira passada, 09, estendendo o benefício para essas mães, sem a perda do vínculo e da remuneração.

Doações na Alese

O povo gaúcho está enfrentando a pior enchente de sua história e o estado é de calamidade pública. Ao todo, são 388 dos 497 municípios atingidos e o número de pessoas afetadas ultrapassa 1 milhão. Nesse momento em que toda ajuda é necessária, os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) se organizaram, e desde a última quinta-feira, 9, estão doando donativos para a população do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é minimizar a situação dos desabrigados por conta da catástrofe no estado, em virtude das fortes enchentes registradas desde a semana passada.

Iniciativa solidária

Segundo a jornalista Andreza França, da diretoria de Comunicação da Alese (DIRCOM), os servidores estão unidos, empenhados em apoiar a população do Rio Grande do Sul. “No dia de ontem (quinta, 9) iniciamos essa campanha de solidariedade. Nós, servidores, estamos doando meias, lençóis, agasalhos, calçados e até água mineral com o objetivo de oferecer assistência às comunidades afetadas. É uma causa importante, pois cada contribuição, por menor que seja, faz um impacto positivo e fortalece os laços de solidariedade que nos unem como sociedade”, observa

Greve na UFS

Os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entram em greve nesta segunda-feira, 13, por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na quarta-feira, 8. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs) informou que a categoria reivindica recomposição salarial de 22%, divididos igualmente entre os anos de 2024, 2025 e 2026. No entanto, a contraproposta do governo não oferece qualquer índice de reajuste em 2024, apenas a recomposição dos anos seguintes e avanços pontuais nas gratificações e auxílios.

Arroz limitado em SE

Os supermercados elevaram os preços e colocaram avisos em suas lojas de Aracaju (SE) anunciando limite de até cinco quilos de arroz para cada consumidores. Issoi seria consequência das chuvas que provocam enchentes e destróem  as áreas de produção de arroz no Rio Grade do Sul, o maior produtor do país.

Contribuição previdenciária em debate

Conforme divulgou a Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira, participará, nesta segunda-feira, 13, em Brasília, de uma série de reuniões, no Palácio do Planalto e no Senado, para debater a contribuição previdenciária dos municípios.

Rolar para cima