Coluna Primeira Mão

Enfrentamentos internos

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), alimenta a esperança de que esses pré-candidatos e pré-candidatas à sua sucessão pelo bloco governista se reúnam, avaliem bem a situação e entendam a necessidade de candidatura única nesse segmento político. O quadro está se agravando porque os/as demais interessados/as avaliam que têm condições de saírem das urnas vitoriosos/as. Nogueira aposta cada vez mais em Luiz Roberto, o pré-candidato do PDT.

Questão de ponto de vista

Os opositores e a turma que tem ou quer cargo no atual governo avaliam que o PT não deveria disputar a Prefeitura de Aracaju e sim apoiar algum pré-candidato da base aliada do governador Fábio Mitidieri. Esses são chamados no PT de “os direitistas” ou a “turma do CC”. Há ainda aqueles que entendem que dá para apoiar alguém dos partidos tradicionalmente ligados à esquerda e ao PT, mas sem candidatura própria. Mas a turma que comanda o PT entende que o partido precisa ter candidato ou candidata e entrar em campanha para sair vitorioso das urnas. Essa é a opção clara por Candisse Carvalho, que vem se expondo bem nas redes sociais, conforme avaliam.

Puxados para os bairros

Amparados por vereadores que fazem a caça ao voto para disputar a reeleição em outubro próximo, os pré-candidatos a prefeito e prefeita de Aracaju começam a agilizar os contatos na periferia da capital. Pelo menos uma ou duas vezes por semana, eles têm reuniões em casas de famílias ou outros espaços nos bairros para expor o que desejam realizar, caso sejam eleitos para comandar o Executivo municipal.

Conhecimento sobre a cidade

Envolvido com as pautas do 6⁰ Congresso Nacional do PDT, que foca em um novo modelo para as cidades brasileiras, o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto, diretamente de Brasília, informa que mantém a tranquilidade com relação às alianças e aguarda o desenrolar das situações. A sua candidatura conta com o apoio do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e do governador Fábio Mitidieri.

Avaliação de proposta

Com relação à administração de Aracaju, a partir de 2025, Luiz acredita que a grande maioria da população aguarda para ouvir o que será apresentado durante a campanha, seja nos bate-papos, nas inserções em veículos de comunicação, nos debates…, principalmente com relação aos conhecimentos sobre a cidade. Segundo ele, neste período haverá a condição real de avaliar o melhor projeto para que a capital continue avançando.

Capacidade técnica

“O que estamos constatando, durante visitas e diálogos, é o interesse em optar por quem possui capacidade técnica comprovada, independente de estar ou não ocupando mandato”, disse o pedetista.

A onda é broa e suco

Os profissionais do magistério andam por demais irritados com o governador Fábio Mitidieri. Além de não se disponibilizar a negociar acordos salariais, como deseja a categoria, divulga informações dando conta de que a merebda escolar em Sergipe tem camarão para os alunos, quando na verdade, conforme informaram, “tem muita broa com suco”. O prometido camarão, dizem, é para poucos.

Os evangélicos na disputa

As principais igrejas evangélicas, as igrejas maiores, terão seus candidatos a vereador em Aracaju. A Assembleia de Deus vai com Daniela Fortes, a Universal tem pastor Alex, a Quadrangular tem o pastor e vereador Diego, a Presbiteriana Renovada vai apoiar o coronel Yunes, que é membro da igreja há mais de seis anos. As igrejas evangélicas independentes, aquelas menores, também terão candidatos a vereador, em alguns casos são cantoras e cantores evangélicos.

Destino certo 1

Desta a sexta-feira, 24, a comunicação do senador Rogério Carvalho (PT/SE) iniciou a divulgação das ações do parlamentar e a destinação de verbas de emendas para Sergipe. Seus perfis nas redes sociais começarão a divulgar a série “Destino Certo”, onde serão detalhados os feitos do ‘homem público’ Rogério Carvalho por todos os municípios do estado de Sergipe. A série revisitará suas atuações como secretário de saúde, deputado federal e, atualmente, como senador.

Destino certo 2

“Nosso mandato trabalha com transparência e fazemos questão de divulgar onde e como os recursos que destinamos estão sendo aplicados ao longo desses mais de 20 anos de trajetória”, afirmou o senador Rogério Carvalho. A série “Destino Certo” será uma oportunidade para os cidadãos conhecerem de perto os esforços e conquistas do senador em prol da redução das desigualdades sociais no estado.

Para o novo arcebispo

A lentidão das obras de reforma da Catedra­­­­l Metropolitana de Aracaju, atividade que tem cansado muito o Padre Peixoto, será motivo para o novo arcebispo, dom Josafá Menezes da Silva, esquentar a cabeça a partir de agora. Há 10 anos as obras são empurradas para uma fase final que nunca chega.  Ele assume o comando da arquidiocese neste sábado.

Volta, Petrobras!

Por que todo esse pessoal que defende a presença mais intensa da Petrobras em Sergipe não se juta e vai visitar a nova presidente da estatal, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro? O estado precisa deixar bem claro que deseja a Petrobras atuante nas terras do cacique Serigy.  

Em defesa de SE e Aracaju

Da pré-candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT):  “Sergipe, conte comigo. Aracaju pode contar comigo. Eu defendo a volta da Petrobras para o nosso estado e nossa capital para produzir petróleo, gás e outros tipos de energia e para gerar bons empregos e renda para a população”.

Marcha de prefeitos

Os prefeitos de Sergipe que participara da marcha realizada esta semana em Brasília evitam se expor, agem como se estivessem indo para algum evento clandestino. Todos fazem questão de esconder a participação. Por que isso?

Um bom exemplo

Na noite do dia 21 de maio, um grupo de jovens da cidade de Malhada dos Bois, sede do município, e do povoado Cruz da Donzela, juntamente com a Irmãs de Santo Euzébio e o pároco Padre Messias, reuniram-se no Oratório de Cruz da Donzela para planejar atividades de construção democrática de reivindicações das comunidades a serem entregues como CARTA COMPROMISSO aos futuros candidatos a prefeito. Esse foi o primeiro passo para realizar as assembleias nas duas comunidades e definir os destaques com os populares presentes. As assembleias estão revistas para os dias 12 (em Cruz da Donzela) e no dia 13 de julho (na Casa Maria de Nazaré).

Ana Medina vai lançar livro sobre Olímpio Campos na Alese

A escritora Ana Medina fará o lançamento do livro “As exéquias do Monsenhor Olímpio Campos” no próximo dia 29, a partir das 18h, no espaço cultural Djenal Queiroz, no hall da Assembleia Legislativa de Sergipe. Ela é autora/historiadora bastante conhecida dos sergipanos e o conjunto de sua obra já lhe rendeu prêmio nacional.

Ana é autora de, entre outras publicações:

Ponte do Imperador ( duas edições) Ana Maria F Medina
Memória da Ordem do Mérito Serigy (Ana Maria Fonseca Medina )
Trilhando Memórias ( Ana Maria Fonseca Medina)
Mário Cabral, vida e obra ( biografia) ( premiado pela União Brasileira de Escritores RJ). Ana Maria Fonseca Medina.
Cartas de Hermes Fontes, angústia e ternura ( premiado tb no RJ) ( Ana Maria Fonseca Medina)
8 opúsculos com perfis biográficos de desembargadores sergipanos (Ana Maria Fonseca Medina)
Coligi em 2 volumes Efemérides Sergipanas de Epifânio Dória, de 600 páginas cada volume. Ana Maria Fonseca Medina
Cartas d’ Além Mar, correspondência de Dom Luciano Duarte. ( A
Dr.Valmir Fontes, perfil biográfico ( Ana Maria Fonseca Medina)
150 anos de Religiosidade e Fé
Paróquia Senhora Santana de Boquim( 1870-2020), em parceria com Cláudefranklin Monteiro
Escritos Outonais ( Crônicas) (Ana Maria Fonseca Medina )
Pela luz do olhos teus, ensaio biográfico ( parceria com Claudefranklin Monteiro)
Édson e Yara – Achegas Culturais ( Ana Maria Fonseca Medina) Exéquias do Monsenhor Olímpio Campos , Ana Maria Fonseca Medina parceria com Claudefranklin Monteiro.

Rolar para cima