Enfrentamentos internos
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), alimenta a esperança de que esses pré-candidatos e pré-candidatas à sua sucessão pelo bloco governista se reúnam, avaliem bem a situação e entendam a necessidade de candidatura única nesse segmento político. O quadro está se agravando porque os/as demais interessados/as avaliam que têm condições de saírem das urnas vitoriosos/as. Nogueira aposta cada vez mais em Luiz Roberto, o pré-candidato do PDT.
Questão de ponto de vista
Os opositores e a turma que tem ou quer cargo no atual governo avaliam que o PT não deveria disputar a Prefeitura de Aracaju e sim apoiar algum pré-candidato da base aliada do governador Fábio Mitidieri. Esses são chamados no PT de “os direitistas” ou a “turma do CC”. Há ainda aqueles que entendem que dá para apoiar alguém dos partidos tradicionalmente ligados à esquerda e ao PT, mas sem candidatura própria. Mas a turma que comanda o PT entende que o partido precisa ter candidato ou candidata e entrar em campanha para sair vitorioso das urnas. Essa é a opção clara por Candisse Carvalho, que vem se expondo bem nas redes sociais, conforme avaliam.
Puxados para os bairros
Amparados por vereadores que fazem a caça ao voto para disputar a reeleição em outubro próximo, os pré-candidatos a prefeito e prefeita de Aracaju começam a agilizar os contatos na periferia da capital. Pelo menos uma ou duas vezes por semana, eles têm reuniões em casas de famílias ou outros espaços nos bairros para expor o que desejam realizar, caso sejam eleitos para comandar o Executivo municipal.
Conhecimento sobre a cidade
Envolvido com as pautas do 6⁰ Congresso Nacional do PDT, que foca em um novo modelo para as cidades brasileiras, o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto, diretamente de Brasília, informa que mantém a tranquilidade com relação às alianças e aguarda o desenrolar das situações. A sua candidatura conta com o apoio do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e do governador Fábio Mitidieri.
Avaliação de proposta
Com relação à administração de Aracaju, a partir de 2025, Luiz acredita que a grande maioria da população aguarda para ouvir o que será apresentado durante a campanha, seja nos bate-papos, nas inserções em veículos de comunicação, nos debates…, principalmente com relação aos conhecimentos sobre a cidade. Segundo ele, neste período haverá a condição real de avaliar o melhor projeto para que a capital continue avançando.
Capacidade técnica
“O que estamos constatando, durante visitas e diálogos, é o interesse em optar por quem possui capacidade técnica comprovada, independente de estar ou não ocupando mandato”, disse o pedetista.
A onda é broa e suco
Os profissionais do magistério andam por demais irritados com o governador Fábio Mitidieri. Além de não se disponibilizar a negociar acordos salariais, como deseja a categoria, divulga informações dando conta de que a merebda escolar em Sergipe tem camarão para os alunos, quando na verdade, conforme informaram, “tem muita broa com suco”. O prometido camarão, dizem, é para poucos.
Os evangélicos na disputa
As principais igrejas evangélicas, as igrejas maiores, terão seus candidatos a vereador em Aracaju. A Assembleia de Deus vai com Daniela Fortes, a Universal tem pastor Alex, a Quadrangular tem o pastor e vereador Diego, a Presbiteriana Renovada vai apoiar o coronel Yunes, que é membro da igreja há mais de seis anos. As igrejas evangélicas independentes, aquelas menores, também terão candidatos a vereador, em alguns casos são cantoras e cantores evangélicos.
Destino certo 1
Desta a sexta-feira, 24, a comunicação do senador Rogério Carvalho (PT/SE) iniciou a divulgação das ações do parlamentar e a destinação de verbas de emendas para Sergipe. Seus perfis nas redes sociais começarão a divulgar a série “Destino Certo”, onde serão detalhados os feitos do ‘homem público’ Rogério Carvalho por todos os municípios do estado de Sergipe. A série revisitará suas atuações como secretário de saúde, deputado federal e, atualmente, como senador.
Destino certo 2
“Nosso mandato trabalha com transparência e fazemos questão de divulgar onde e como os recursos que destinamos estão sendo aplicados ao longo desses mais de 20 anos de trajetória”, afirmou o senador Rogério Carvalho. A série “Destino Certo” será uma oportunidade para os cidadãos conhecerem de perto os esforços e conquistas do senador em prol da redução das desigualdades sociais no estado.
Para o novo arcebispo
A lentidão das obras de reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju, atividade que tem cansado muito o Padre Peixoto, será motivo para o novo arcebispo, dom Josafá Menezes da Silva, esquentar a cabeça a partir de agora. Há 10 anos as obras são empurradas para uma fase final que nunca chega. Ele assume o comando da arquidiocese neste sábado.
Volta, Petrobras!
Por que todo esse pessoal que defende a presença mais intensa da Petrobras em Sergipe não se juta e vai visitar a nova presidente da estatal, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro? O estado precisa deixar bem claro que deseja a Petrobras atuante nas terras do cacique Serigy.
Um bom exemplo
Na noite do dia 21 de maio, um grupo de jovens da cidade de Malhada dos Bois, sede do município, e do povoado Cruz da Donzela, juntamente com a Irmãs de Santo Euzébio e o pároco Padre Messias, reuniram-se no Oratório de Cruz da Donzela para planejar atividades de construção democrática de reivindicações das comunidades a serem entregues como CARTA COMPROMISSO aos futuros candidatos a prefeito. Esse foi o primeiro passo para realizar as assembleias nas duas comunidades e definir os destaques com os populares presentes. As assembleias estão revistas para os dias 12 (em Cruz da Donzela) e no dia 13 de julho (na Casa Maria de Nazaré).
Ana Medina vai lançar livro sobre Olímpio Campos na Alese
A escritora Ana Medina fará o lançamento do livro “As exéquias do Monsenhor Olímpio Campos” no próximo dia 29, a partir das 18h, no espaço cultural Djenal Queiroz, no hall da Assembleia Legislativa de Sergipe. Ela é autora/historiadora bastante conhecida dos sergipanos e o conjunto de sua obra já lhe rendeu prêmio nacional.
Ana é autora de, entre outras publicações:
Ponte do Imperador ( duas edições) Ana Maria F Medina
Memória da Ordem do Mérito Serigy (Ana Maria Fonseca Medina )
Trilhando Memórias ( Ana Maria Fonseca Medina)
Mário Cabral, vida e obra ( biografia) ( premiado pela União Brasileira de Escritores RJ). Ana Maria Fonseca Medina.
Cartas de Hermes Fontes, angústia e ternura ( premiado tb no RJ) ( Ana Maria Fonseca Medina)
8 opúsculos com perfis biográficos de desembargadores sergipanos (Ana Maria Fonseca Medina)
Coligi em 2 volumes Efemérides Sergipanas de Epifânio Dória, de 600 páginas cada volume. Ana Maria Fonseca Medina
Cartas d’ Além Mar, correspondência de Dom Luciano Duarte. ( A
Dr.Valmir Fontes, perfil biográfico ( Ana Maria Fonseca Medina)
150 anos de Religiosidade e Fé
Paróquia Senhora Santana de Boquim( 1870-2020), em parceria com Cláudefranklin Monteiro
Escritos Outonais ( Crônicas) (Ana Maria Fonseca Medina )
Pela luz do olhos teus, ensaio biográfico ( parceria com Claudefranklin Monteiro)
Édson e Yara – Achegas Culturais ( Ana Maria Fonseca Medina) Exéquias do Monsenhor Olímpio Campos , Ana Maria Fonseca Medina parceria com Claudefranklin Monteiro.