Coluna Primeira Mão

Campanha de Edvaldo

Oficializado candidato à reeleição neste sábado, 12, o prefeito Edvaldo Nogueira se apresentará na campanha como um gestor realizador, que reconstruiu Aracaju, recolocou a cidade na rota do desenvolvimento e teve coragem e responsabilidade no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Destacará sua coerência política, apontando que permanece no mesmo grupo político, “ao lado daqueles que sempre trabalharam pela melhoria de vida dos aracajuanos” e também como aquele que tem experiência e capacidade para enfrentar os desafios futuros.

Com Katarina

Edvaldo e Katarina demonstraram estar muito afinados para caminharem juntos na eleição deste ano como companheiros de chapa. Para Edvaldo, “Katarina representa a mulher competente, guerreira, trabalhadora e com compromisso social”. O prefeito ressaltou que juntos na chapa, eles demonstram estar “conectados com o futuro, com o novo no sentido das ideias, de melhorar a qualidade de vidas das pessoas e de diminuir as desigualdades sociais”.

Relembrando

Os opositores, a quase totalidade dos pré candidatos a prefeitos, pensam dieferente e vão bater em Edvaldo e Katarina. KJá andam lembrando nas redes sociais que “Katarina Feitosa é a mesma pessoa que, na madrugada em que o enteado de João Eloy, Secretário de Segurança Pública, foi preso com as armas da PM, telefonou para o secretário avisando do ocorrido. Na ocasião disse que fez o telefonema por ter pensado em Eloy, um pai e não como secretário”.

Volta às aulas

A volta às aulas presenciais coloca uma porção de problemas para os gestores da crise sanitária causada pelo coronavírus. O que está em causa não é só o aluno ou o estudante tomar um assento nas salas de aulas. Existe uma cadeia de pessoas que podem transmitir o vírus, apesar de todos os cuidados. Na escola estão os professores, os diretores, os servidores, as pessoas que cuidam da limpeza, os pais que levam ou trazem os seus filhos, a merenda mal higienizada, as inevitáveis aglomerações entre as crianças, o motorista do transporte escolar… Em Sergipe já existem planos para o retorno às aulas em outubro próximo. É muito difícil o trabalho de administrar a crise sanitária da COVID-19, porque decisões erradas podem matar pessoas. Mesmo que não queiram, os gestores trabalham com o modelo de tentativa e erro ou acerto.

Arroz caro

Os sergipanos são produtores de arroz e estão, como os demais brasileiros, entre os seus consumidores. A dupla feijão com arroz não pode faltar na mesa dos sergipanos. A mídia sudestina reuniu muitas explicações de gestores e de economistas a respeito do aumento do arroz. Para os consumidores de baixa renda, o que importa é a volta da oferta do alimento para, o quanto antes, fazer os preços baixarem. Vale lembrar que Sergipe produz pouco arroz e a totalidade da safra fica na região do São Francisco.

A nota de R$ 200

Faz pouco tempo que o Banco Central lançou no mercado a cédula de 200 reais. Isso é muito porque permite que pessoas levem consigo somas de dinheiro em carteiras e mesmo no bolso. Mas tem gente por aí dizendo que a nova cédula vai ajudar os corruptos brasileiros que não precisarão de malas e mais malas de dinheiro para guardar ou transportar os valores para a lavagem. As empresas de transporte de valores também se beneficiarão com isso.

Almeida de volta

Embora tenha um currículo político mais importante que o de Valadares Filho, o ex-senador Almeida Lima, ao lançar sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju, parece estar recomeçando na política. A sua última campanha eleitoral foi um desastre. Mas hoje mostra-se disposto ir para o enfrentamento.

Duelo de delegadas

Caso o nome de Katarina Feitosa seja confirmado como candidata a vice-prefeita na chapa de Edvaldo Nogueira, haverá, mesmo que indiretamente, um duelo entre a delegada mencionada e a também delegada Danielle Garcia. Esta, procurando cabelo em casca de ovo, enquanto a segunda, depois de ocupar o posto atual por muito tempo combatendo a criminalidade em bairros populares, agora estará implementando com Edvaldo Nogueira medidas para dar melhores nesses mesmos bairros.

Estão com quem?

O pessoal do PT que está no Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju vai votar no petista Márcio Macedo ou no pedetista e pré candidato à reeleição Edvaldo Nogueira? O governador Belivaldo Chagas (PSD)., que é aliado do petista e do pedetista, já declarou o seu voto para Nogueira.

Pré campanhas intensas

O agora vereador Sargento Vieira (Cidadania) e a pré candidata a vereadora Karina Drumond (PT) têm intensa atuação nas redes sociais, fruto das visitas que fazem aos bairros de Aracaju. Todo santo dia têm alguma cutucada no prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Às vezes, sobra até para o governador Belivaldo Chagas (PSD).

UTIs esvaziando

As Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) de Sergipe, que viveram momentos de superlotação em junho e julho últimos, vem passando pelo esvaziamento na ocupação de seus leitos. Conforme o Boletim Covid-19, da sexta-feira passada, 11, as UTIs públicas tinham ocupação de 38,5% dos leitos e as privadas de apenas 27,5%. Ainda bem.

PM deve garantir eleições em SE

Com um efetivo de cerca de 5 mil homens e mulheres, a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) poderá ser utilizada para garantir a segurança nos processos de votação e apuração das urnas no dia 15 de novembro deste ano, quando acontece o primeiro turno. O coordenador das eleições municipais 2020, Marcelo Gerard, do Tribunal Regional Eleitoral, lembra que a tropa sergipana foi usada nas eleições 2018 e a tranquilidade reinou. Mas destaca que “ainda não há uma decisão”. O TRE, porém, trabalha com essa possibilidade.

Lógica primitiva

Será que alguém pelo fato de ser militar ou ser a e delegado, isso faz dele um político honesto? Para os eleitores, parece que sim. Isso pode explicar a enchente de militares e delegados nas Câmaras, nas Assembleias, na Câmara de Deputados Federais e no Senado do país. Esse tipo de conexão “lógica” é muito primitiva.

UFS em alta

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região aprovou voto de congratulações ao reitor da UFS, professor Angelo Antoniolli, pelo bom desempenho da instituição de ensino no ranking das melhores universidades brasileiras. A UFS está entre as oito melhores do Brasil.

Rolar para cima