Coluna Primeira Mão

Provocação de campanha

O candidato a prefeito de Aracaju pelo PTB, Rodrigo Valadares, perguntou à delegada Danielle Garcia (Cidadania) por quanto ela se vendeu para obter certos apoios eleitorais. Ela não respondeu até agora. A delegada é igual a Edvaldo Nogueira (PDT), não dá resposta às provocações.

Vale tudo

A turma da oposição está partindo para atingir o governador Belivaldo Chagas (PSD) para, agindo assim, enfraquecer o candidato Edvaldo Nogueira, aliado político do chefe do Executivo estadual. Em menos de uma semana do chamado horário eleitoral gratuito chegamos ao vale tudo. Imagine como ficará a propaganda faltando quatro ou cinco dias para o pleito.

Segundo turno

O petista Márcio Macedo aposta que a eleição para a Prefeitura de Aracaju terá segundo turno e ele chegará lá. Quer a vaga da delegada Danielle na reta final. A insistência da delegada no pedido de debate com Edvaldo Nogueira mostra a candidata um tanto desesperada. Parece estar sendo desgastante para ela. É melhor Danielle debater isso com o pessoal do marketing de sua campanha.

Candidato renunciante

Juraci Nunes, prefeiturável do PMN em Aracaju, promete renunciar ao mandato se eleito e não cumprir as promessas de campanha, entre as quais acabar com o desemprego na capital em no máximo dois anos. Para obter sucesso nessa empreitada, terá que criar pelo menos uns 150 mil CCs. 

Só para lembrar

Vale a pena lembrar aos senhores candidatos a prefeito de Aracaju que está em disputa apenas uma cadeira e não 11. Não dá para todos propagarem por aí que estão eleitos.

Candidato de apoio

Em ano de eleição, aparecem os rumores de que tem servidores públicos que se candidatam para ganhar três de licença remunerada do emprego. Assim, um funcionário público pode fazer tudo, inclusive ser cabo eleitoral de um candidato verdadeiro. A Justiça Eleitoral pode dar um basta nessa prática?

Volta às aulas: sim ou não?

Na próxima quarta-feira, 21, às 9h, os professores da pública estadual de ensino terão assembleia geral virtial  para decidir se retomam as aulas presenciais no dia 17 de novembro, conforme foi definido na ultima quinta-feira, 16, durante reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE).

Desvalorização do magistério

Os professores sergipanos estão na bronca com o ministro da Educação. Por quê? Ele declarou, uma ou duas semanas antes do Dia do Professor, que só se torna professor quem não encontra nada melhor para ganhar a vida. Isso é o que se chama “desvalorização do magistério”. Deplorável!  

Brancos um tanto negros

Qual é a raça ou a cor dos candidatos a prefeito e a vereador por Aracaju? Estranho fenômeno aconteceu. Certos candidatos que antes se declaravam “brancos” nessa eleição batendo à porta se disseram “pardos”. Chamar esse grupo de pessoas de “candidatos camaleões” é ofensivo? Nem um pouco. São pessoas que ajustam às regras do jogo político, especialmente se tem dinheiro envolvido. Mas comenta-se nas mesas de bares que esses camaleões sofrem, na verdade, de vitiligo de pobres, ou seja são bancos e estão ficando pretos/negros.  O ricaço Michael Jackson era preto/negro e ficou branco.

Quem será?

Tem um candidato a prefeito de Aracaju que é um autêntico ator de teatro ou de TV. Ele tem um sobrenome famoso na política sergipana. O seu “teatrinho” pode ter a ver com o fato de os sergipanos gostarem de novelas novas e a Globo estar fazendo reprise de velhas novelas e já tê-las exibido até mesmo no “Vale a pena ver de novo”. Esse candidato parece vender autoconfiança e autodeterminação.

Nós pagamos

Existe horário eleitoral gratuito? Claro que não. O dinheiro é pago com os impostos dos contribuintes que somos nós. Tem dinheiro do horário eleitoral “gratuito” sendo jogado fora? Sim. Isso acontece quando o horário reservado a candidato não é usado, especialmente em horário nobre, como antes do Jornal Nacional da Globo. O que se vê? Voz repetindo que o horário é para a propaganda eleitoral, e nenhuma imagem sendo exibida. Esses candidatos deveriam devolver a parte do dinheiro de cada um de nós contribuintes.

Natal Iluminado

A Prefeitura de Aracaju e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) apresentam o Natal Iluminado 2020. O evento será realizado nesta segunda-feira, 19, às 9h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na rua Frei Luiz Canolo, 42, conjunto Costa e Silva.

Nelson Araújo

O ex-deputado estadual Nelson Araújo é candidato a vereador pelo Democracia Cristã em Aracaju. Está em campanha nas redes sociais.

Rolar para cima