Coluna Primeira Mão

Polo de Carmópolis

O Polo Carmópolis, que a Petrobras está colocando à venda,  é coisa grande. Ele compreende 11 concessões de produção terrestres, localizadas em diferentes municípios do estado de Sergipe, além de incluir acesso à infraestrutura de processamento, logística, armazenamento, transporte e escoamento de petróleo e gás natural. Possui quase 3.000 poços em operação, 17 estações de tratamento de óleo, uma estação de gás em Carmópolis, aproximadamente 350 km de gasodutos e oleodutos, além das bases administrativas de Carmópolis, Siririzinho e Riachuelo.

10 mil barris/dia

Também fazem parte do Polo Carmópolis, o Polo Atalaia, que contém o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), uma UPGN e uma estação de processamento de óleo; o Oleoduto Bonsucesso-Atalaia de 48,6 Km, que escoa a produção de óleo das concessões até o Tecarmo; e todas as instalações de produção contidas no ring fence das 11 concessões, além da titularidade de alguns terrenos. A produção média do Polo de janeiro a setembro de 2020 foi de cerca de 10 mil barris de óleo por dia e 73 mil m3/dia de gás. A Petrobras é a operadora nesses campos, com 100% de participação.

Batata quente

O grupo com maior impacto no IPCA de outubro em Aracaju foi o de Alimentação e bebidas (0,34 p.p), cujos preços subiram 1,56%. Os destaques no grupo foram os aumentos de preços da batata-inglesa (18,33%), óleo de soja (15,42%) e tomate (14,45%). Porém, em relação ao óleo de soja vale a pena destacar que observou-se uma alta menos intensa do que no mês de setembro (31,25%). O mesmo ocorreu no caso no arroz, que teve uma variação de 6,16% em outubro, enquanto que em setembro foi de 24,01%.

Cebola em baixa

Por outro lado, os preços da cebola (-15,10%) e da laranja-pera (-7,66%) apresentaram queda no mês de outubro. No acumulado do ano o grupo de Alimentação e bebidas apresenta alta de 12,62%. O grupo Transportes apresentou uma inflação de 1,74% em outubro, com impacto de 0,30 p.p no IPCA mensal. O resultado desse grupo foi influenciado pela variação de preços das passagens aéreas, que apresentaram aumento de 42,70% e do transporte por aplicativo, com aumento de 1,97%. Os dados são do IBGE.

Decisão judicial

Parece que o candidato Rodrigo Valadares funciona à base do custo/benefício. É uma conclusão, não necessariamente correta, que se pode tirar do fato de ele não ter cumprido certa ordem judicial. Ele deve ter pensado: “Mais vale pagar uma multa do que obedecer a sentença da justiça, se isso significar aumentar as minhas chances de ir para o segundo turno”. Qualquer que seja o seu futuro, vamos esperar o dia em que ele dirá: “Decisão judicial não se discute, se cumpre”.

Fim do horário eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tv para o primeiro turno das eleições municipais de 2020, que começou a ser veiculada em 09 de outubro, termina na próxima quinta-feira, 12 de novembro. Em 2020, as eleições municipais serão em novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, está marcado para o dia 29 de novembro. Nesta fase final de semana, a disputa da segunda colocação vai render muitas “porradas”. Mas o principal alvo será o primeiro colocado, Edvaldo Nogueira (PDT).

Fiscalizar o protocolo é preciso

Se a fiscalização do cumprimento dos protocolos determinados para a reabertura de bares e restaurantes fizer um “rolezinho” nesses estabelecimentos em Aracaju vai aplicar muitas multas e/ou frechar muitos deles. Não há álcool à disposição dos clientes e não há distanciamento legal entre as mesas e a higienização é duvidosa. Há problemas idênticos em casas de café e delicatessen.

Durante os próximos

O candidato do PSOL a prefeito de Aracaju, Alexis Pedrão, é filho de Sônia Meire, que já foi candidata ao mesmo posto antes de 2020 e nessa eleição é candidata a vereadora. Na abertura de sua fala no programa eleitoral “gratuito”, ele sempre diz: “Antes de mais nada, fora Bolsonaro!” Para quem dispõe de pouco tempo no horário eleitoral remunerado pelo eleitor, o negócio mesmo é dizer frases pequenas e impactantes. Alexis Pedrão tem futuro na política mas vai precisar alargar as bases sociais e eleitorais.

Prefeito é que importa

Não era para pensar assim, mas é desse modo que acontece. Os nossos eleitores sabem que, em eleições municipais, o voto que mais importa é aquele para prefeito. Enquanto que o voto para vereador, não pesa muito. Os eleitores sabem que eles podem mudar de partido uma vez eleitos e procuram retirar dos candidatos a vereador o máximo que podem nas campanhas e durante os mandatos. Os vereadores fazem a sua “política pública individual”, enquanto o prefeito eleito é quem decide sobre “políticas públicas coletivas”, ou seja, para todos. É o prefeito quem tem o dinheiro, a chave do cofre. A absurda quantidade de partidos torna ainda mais fragmentada a preferência dos votos individuais.

Há reclamações

Candidatos e eleitores comentam que em alguns municípios de Sergipe o Ministério Público proibiu atos de campanha, mas não está nem aí para as ações das Secretarias da Saúde no que diz respeito à prevenção da Covid-19. Barreiras sanitárias não existem mais nas cidades do interior.

Triste América

Não tem clima de Copa do Mundo, mas o sergipano tem estado ligadão nas  eleições presidenciais americanas pela TV. Elas parecem um “espectáculo”. O que tem visto? Um tipo com cabelo cheio de laquê, alto e forte como um urso, arrogante e mentiroso, tentando destruir a democracia americana.

Desfiles de carros

Com ou sem pandemia, não faz o menor sentido esses “desfiles” de carros como demonstração pública de quão forte ou fraco é o candidato. A esses “desfiles” de automóveis se convencionou chamar de “carreatas”. O que elas provocam? Transtorno no trânsito e barulho por onde passam.

Fake news

Os sergipanos estão “todos” curiosos em saber se tem ocorrido “fake news” nas redes sociais ou então se candidatos estão trabalhando com “robozinhos” e “canhões” disparando mensagens. Todo o mundo sabe que certas redes sociais vendem “patrocínios”. Essa coluna torce para que a Polícia Federal faça um bom trabalho!

Candidatos folclóricos

Nessa eleição não têm aparecido aqueles candidatos folclóricos que provocam o riso quando aparecem na TV. Chamam a atenção aqueles candidatos que já ocuparam altos cargos e estão recomeçando na política “por baixo”.

Vale a pena?

No auge da pandemia da COVID-19, alguns prefeitos disseram que nunca tinham visto tanto dinheiro chegando para suas prefeituras. O que temos agora? Muitas prefeituras estão literalmente falidas. Muitos candidatos que serão eleitos prefeitos serão gestores de “massa falida”. Mesmo assim, parece valer a pena a disputa por esses empregos de prefeitos.

É muito

Vários estacionamentos do Centro de Aracaju estão cobrando R$ 9,00 por até uma hora de uso de seus espaços.

Derrubada de árvores

Em assembleia, o condomínio Atlantic Beach aprovou a derrubada das árvores existentes naquele espaço, localizado em Aracaju (SE). Tem gente contra, mas isso não importa para quem não gosta da natureza, não percebe que as árvores amenizam os efeitos do calor, torna o ambiente mais agradável, entre outras coisas. 

Rolar para cima