Transição com denúncias
Antes da posse, provavelmente ainda neste período de transição, os novos prefeitos devem promover um festival de denúncias de problemas em gastos administrativos, nepotismo, péssima situação de prédios de escolas e postos de saúde e obras inacabadas. Isso sempre acontece . É para breve. Aguarde!
Sem debate
Já contando com 64% das intenções de voto, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), candidato à reeleição, e a Delegada Danielle Garcia, candidata do Cidadania, não têm um por que para o enfrentamento em um debate na televisão. Ela, que tem 34% na pesquisa do Ibope, quer esse encontro. Mas Nogueira, que diz que Danielle tem agido de forma agressiva para com ele, e por isso não vai dar essa oportunidade para a delegada lhe atingir.
Edvaldo Independente
O prefeito Edvaldo Nogueira é um político de muita sorte. Na sua aproximação ao PT, de Marcelo Déda e Zé Eduardo, conseguiu boa projeção política. Em 2020, é a primeira vez que Edvaldo Nogueira parece ter votos dele próprio! Quem sabe, em 2022, ele poderá competir por cargos estaduais ou federais.
Para onde vai Belivaldo?
Desperta a curiosidade de prefeitos e amigos o futuro político do governador Belivaldo Chagas (PSD). Tem gente que garante que ele pretende disputar uma cadeira no Senado e há aqueles que apostam que será mais modesto, disputando uma cadeira na Câmara Federal. Ele não diz nada sobre isso. Mas os opositores garantem que “ele vai pra casa”.
Provocação
Os petistas se irritam quando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), diz que trabalha como gestor público sem ideologia.
Atitudes mesquinhas
Não foi uma atitude legal propagar nas redes sociais que o ex-governador João Alves Filho (DEM) estava morto. Fake News grave. É a segunda vez que fazem isso. Sabia-se que ele estava vivo em um hospital de Brasília, onde foi internado na UTI, depois de uma parada cardíaca. O mesmo aconteceu quando o ex-governador Marcelo Déda foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Bom investimento
Já há quem diga que a delegada Danielle Garcia (Cidadania) é uma potencial candidata a deputada federal em 2022. Comenta-se também que Rodrigo Valadares conseguiu, na disputa da PMA em 15 de novembro, a reeleição para a Assembleia Legislativa de Sergipe, também em 2022.
Consciência negra
Em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é um feriado. Em Sergipe, que tem uma população preta e parda bem maior que a população branca, governadores e prefeitos estão devendo um busto de Zumbi dos Palmares nas cidades de todos os sergipanos de todas as cores.
Discurso esvaziado
Ao propor aos devedores do IPTU um alto desconto no valor total e zeras as multas, o prefeito e candidato à reeleição Edvaldo Nogueira esvaziou ataque da delegada Danielle Garcia. Sem dúvida a medida foi eleitoreira, mas os devedores ficaram contentes com ela.
Mudando de rumo
Os projetos do deputado federal Fábio Henrique tem sofrido transformações. Ele perdeu a eleição para prefeito em Socorro. Além disso, sua esposa perdeu o posto de deputada estadual, seu irmão vereador partiu e outro irmão, candidato a prefeito em São Cristóvão, também não teve sucesso. Tem que repensar o destino político.
Assistência precária
Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo e Carira são municípios sergipanos que têm áreas atingidas pela seca ou estiagem. O fenômeno atinge 69.120 moradores e 26.804 são assistidos pela Operação Carro Pipa.
Filas 1
O primeiro turno das eleições de 2020 foi bem organizado. Ainda assim, em algumas escolas pequenas “aglomerações” formadas, especialmente nos corredores onde filas de eleitores haviam de um lado e de outro. Infelizmente ainda não dá pra votar com hora marcada.
Filas 2
Filas em bancos se tornaram rotineiras com a Covid-19. Como não é recomendável a espera para o atendimento dentro dos bancos, os usuários ficam mesmo do lado de fora. Em dias de sol, as pessoas se colocam a menos de um metro umas das outras. O que se pode fazer?
Individualismo
Do mesmo modo que a comunidade branca, a comunidade afrodescendente sergipana está distribuída em classes sociais. Em outras palavras, existem pretos e pardos de classe alta, média e baixa. Embora se digam cristãos, os setores médios e altos dos afrodescendentes são possuídos por um individualismo e por uma falta de solidariedade inigualáveis para com a maioria de seus semelhantes na base da pirâmide!
13º salário
O pagamento do 13º salário aos trabalhadores em Sergipe vai introduzir na economia R$ 1,4 bilhão, o que representa 2,8% do PIB da economia do Estado.