Novo secretariado
O prefeito Edvaldo Nogueira disse que entrará 2021 com um novo secretariado. A equipe que está aí fica até o próximo dia 31. Como fará a distribuição de cargos de todos os escalões às pessoas e aos partidos políticos que participaram da campanha do seu lado? Parece que a prioridade número um será apoios na Câmara. Em sendo isso verdade, o Republicanos fez dois vereadores e, dizem, já estaria disposto a conversar.
Parâmetro de mudanças
Os deputados estaduais observam as mudanças na Câmara de Aracaju com certa preocupação. As mudanças na Casa foram muitas (apenas 09 dos 24 vereadores foram reeleitos) e eles temem que isso aconteça também na Assembleia Legislativa de Sergipe em 2022.
Opções para 2022
Quando o assunto em pauta é o processo eleitoral de 2022, as especulações apontam como prováveis candidatos a governador o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), senador Rogério Carvalho (PT) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania). É claro que outros nomes surgirão daqui pra frente.
Uma outra opção
O nome do ex-presidente OAB/SE, Henri Clay Andrade (REDE), tem sido cogitado para o Senado.
Saia de baixo
A Chesf divulgou carta circular, na sexta-feira, 04, informando aos moradores da região São Francisco que evitem a área de calha principal do rio, pois há a possibilidade de aumento da vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó (SE) para 3.000 m³/s. A medida poderá ser adotada a qualquer momento para maximização de geração de energia em atendimento do Sistema Interligado Nacional.
Insalubridade
Em resposta ao ofício enviado pela CUT Sergipe (Central Única dos Trabalhadores) no dia 25 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde marcou uma nova data para se reunir com trabalhadores da saúde de Sergipe. A reunião está prevista para o próximo dia 11 de dezembro, com o objetivo de discutir o pagamento do adicional de 40% de insalubridade e o ACT dos trabalhadores da saúde.
Festas perigosas
Está mais do que evidente que os atos de posse dos prefeitos e dos vereadores nos 75 municípios de Sergipe serão motivos para comemorações. Elas acontecem após as reuniões familiares do Natal e do Revellon. Lá para o dia 15 ou 20 de janeiro, mais casos de covid-19. É só esperar.
Sem intervenções
Até agora, escaparam de intervenção do MEC as universidades federais e outras instituições financiadas pelo governo federal que realizaram eleições para suas reitorias antes de Bolsonaro chegar ao poder. Pelo que tem sido publicado nas redes sociais, são essas as instituições atingidas pela onda de autoritarismo do MEC: UFS,UFFS, CEFET-RJ, UFGD, UFRGS, UFTM, UFRB, UFC, UFERSA,UNILAB, UNIVASF, IFSC, IFRN e UNIFESSPA. Se a Justiça Federal não estabelecer o império da lei contra o arbítrio, até o fim do mandato do presidente, as universidades e os institutos terão sido todos tomados por interventores… dentro da democracia brasileira!
Reisado de Salgado
O prefeito eleito de Salgado, Givanildo de Souza Costa (PT), vai reativar o grupo de Reisado que existia no município há mais de 50 anos e que teria sido desativado na atual gestão. Aos amigos, Costa tem dito que a volta do Reisado não é promessa, é compromisso.
Cervejas desaparecidas
Os donos de bares da orla da Coroa do Meio e orla da praia de Atalaia estão se queixando do desaparecimento das cervejas Heineken e Devassa das distribuidoras. Estão procurando o produto para agradar os seus clientes, mas não têm encontrado.
Natal com fome
Tem muita gente mendigando nas ruas de Aracaju. A tendência é aumentar com a proximidade do Natal e do revellion.