Coluna Primeira Mão

SE bem representado

O Senado é uma pequena assembleia representativa (81 membros) cujos votos custam mais em qualquer sentido. Havendo um pouco de trabalho e dedicação, os holofotes da mídia recaem sobre os representantes dos estados brasileiros. Sergipe tem tido bons senadores, como o saudoso José Eduardo Dutra, que ficou muito conhecido por causa de seus embates com o poderoso senador baiano Antônio Carlos Magalhães. No momento atual, os senadores Rogério Carvalho e Alessandro Vieira, os dois bem falantes e articulados, caíram na graça da mídia sudestina e, portanto,  brasileira. É muito bom ver Sergipe ser bem representado!

Nordeste como alvo

O Consórcio de Governadores do Nordeste vai continuar sendo alvo de investigações, ainda que os chefes do Executivo nos estados não coloquem seus pés na CPI da Pandemia, no Senado Federal. Há comentários nos meios políticos de que governadores compraram, pagaram e não receberam os produtos listados pela Polícia Federal.

Dois PSDs

Por causa da eleição que se aproxima, fala-se que existem hoje em Sergipe dois PSDs. Um do Sul, liderado por Fábio Mitidieri, e outro do Norte, capitaneado por Ulices Andrade. São esses dois grupos que andam medindo forças atualmente. Ainda não dá para dizer de que lado a corda vai romper. Mas Mitidieri deseja que ocorra uma definição logo em breve.

Quo vadis?

Ao que tudo indica, o MDB deverá apoiar os candidatos majoritários do agrupamento de Belivaldo Chagas, mas preservará a liberdade de escolher o presidenciável. Muitos emedebistas são hoje bolsonaristas, outros não. Jackson Barreto, por exemplo, pode ser classificado como Lulista.

Quer crescer

O presidente interino do MDB sergipano, ex-deputado federal Sérgio Reis, informou ao blog que o partido pretende eleger em 2022 dois ou três deputados federais (fez 1 em 2018) e vai apresentar 12 candidatos a deputado estadual, tem três eleitos em 2018. O MDB tem 9 prefeitos, 3 vices e 79 vereadores.

Cobrando legalidade

O Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur) realizou fiscalização neste sábado, 03, na praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis (Estância-SE) e detectou a atuação legal de duas empresas de turismo receptivo (@aracaju_turismo e @topturaracaju) e outras duas sem guias (@real.turismo.se e @empresalucivaldoturismo), portanto em situação ilegal. É obrigatório o acompanhamento de guias.

Singtur denunciará

Segundo a presidente do Singtur, Irma Karla, “diante do constatado será encaminhado ao Ministério Público Federal do Trabalho as informações e fotos acerca da atuação irregular da empresa onde o motorista sem o devido Cadastro no Ministério do Turismo, exerce ilegalmente a profissão do GUIA DE TURISMO, crime previsto no Código Penal Brasileiro”.

O PSDB e os protestos

Consultado pela coluna sobre a possibilidade de participação do seu PSDB nos atos de protestos contra o presidente Bolsonaro e em defesa da vacina contra a covid-19, o ex senador Eduardo Amorim disse: “Como médico, como paciente sei da importância da vacina! Foi e é um equivoco quem negar máscara, vacina etc. Negar vacina, é negar a vida!! Vivi e vivo isso diariamente! Não tenho ido a atos, porque como médico e na linha de frente nos hospitais, posso ser um contaminante.

Eleições 2022

Amorim declarou ainda que tem conversado com outros partidos e lideranças, mas “não fecharei aliança esse ano. É muito triste e difícil o que estamos vivendo. Só fecharei alianças no ano que vem quando a pandemia passar mais”.

Grandes compradores

Segundo empresário amigo desta coluna, muito da clientela dos apartamentos de luxo vendidos em Aracaju é composta por prefeitos e ex-prefeitos do interior sergipano. Deum modo geral, ouve-se que os maiores compradores desses apartamentos são desembargadores, grandes comerciantes e pecuaristas.

Desemprego em SE

Conforme dados do Caged, do Ministério da Economia, Sergipe encerrou o mês de maio com a abertura de 432 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (com ajuste), foram extintas 136 vagas. Já os últimos 12 meses (com ajuste) acumulam 9.775 postos gerados. O estoque de empregos no mês ficou em 273.196 postos. As informações foram analisadas e divulgadas pelo Observatório de Sergipe/Superplan.

Emergência em 15 municípios

Tem chovido muito em todo o Estado de Sergipe, mas ainda assim 15 municípios encontram-se em situação de emergência. São eles: Nossa Senhora Aparecida; Gararu; São Miguel do Aleixo; Porto da Folha; Frei Paulo; Pinhão; Monte Alegre; Ribeirópolis; Feira Nova; Tobias Barreto; Canindé de São Francisco; Poço Redondo; Carira; Nossa Senhora da Glória; e Poço Verde.

É preciso investir

Sempre existirá essa história de times grandes e de times pequenos. Mas essa realidade esportiva está mudando. De repente, um time pequeno consegue um bom patrocinador, um bom treinador e bons jogadores e, de uma hora pra outra, aquele time pequeno está vencendo times grandes e com grandes torcidas. Vejam o caso do Bragantino, dos dois times alagoanos e, claro, esse também é o caso do Confiança. Os empresários sergipanos precisam investir mais nos nossos times, com certeza.

Vacinação no 28 BC

Desde anteontem, quinta-feira, espaço dentro do 28 BC se tornou ponto de vacinação para os aracajuanos. É assim que se faz. Aproveitando a deixa, seria interessante que as instituições militares em Sergipe informassem os números de vacinação de seus quadros.

Preços em alta

Os empresários do setor de supermercados nada têm o que reclamar dos seus negócios durante a pandemia da Covid-19. Não pararam de ganhar dinheiro, ao contrário de outras áreas que só perderam. Ninguém está entendendo o que está acontecendo com os supermercados para fazer com que os preços de suas mercadorias tenham tido tantos aumentos. Pode ser que essa coluna esteja com a percepção equivocada.

Volta às aulas

Finalmente, a questão da volta às aulas presenciais encontrou uma solução. Primeiro, isso ocorrerá com as escolas privadas, um setor duramente atingido pela pandemia. Em seguida, será a vez das escolas públicas. Não havendo nenhuma surpresa provocada por novo surto do coronavírus, talvez este seja o caso de se falar em volta à normalidade. Vamos torcer para que todos os professores sejam vacinados e tudo dê certo

É preciso alertar

Boatos sobre dores, doenças e casos de óbitos têm afastado muita gente da segunda dose da vacinação. A população não percebeu ainda que a desistência da dose é que poderá lhe trazer muitos males.

Rolar para cima