Coluna Primeira Mão

Laércio poderá ser opção conservadora

Na noite de ontem, uma comitiva de lideranças cristãs e conservadoras do estado foi agradecer ao Deputado Laércio Oliveira pelo apoio dado ao Voto Impresso e pela defesa das pautas conservadoras, além do apoio ao Governo Federal. Na ocasião, diversos assuntos foram discutidos, como a pauta da família e as eleições de 2022. Estavam lá o ex-Deputado Pastor Antônio dos Santos, o Procurador dr José Paulo Leão, o Professor Rodorval Ramalho, Dr Uziel Santana, que é Presidente da Anajure, e Lúcio Flávio, Coordenador da Marcha da Família e do Brasil200, além do empresário Fernando Carvalho. Laércio Oliveira reafirmou a sua intenção de sair candidato a Governador do estado e pediu o apoio dos conservadores de Sergipe. “Fui o único Deputado Federal de Sergipe que apoiou Bolsonaro na campanha. Jamais me aliarei ao PT”, disse ele. Lúcio Flávio destaca que Laércio é evangélico da igreja Presbiteriana e certamente será a opção de católicos e evangélicos.  Na juventude, ele atuou na igreja ao lado da ministra bolsonarista Damares Alves. Mas, nos meios políticos comenta-se muito que Laércio não tem votos suficientes para se eleger governador e que poderá obter sucesso nas urnas disputando a reeleição de deputado federal.

Cara a cara

No espaço interno do bloco político governista agora parece que quem realmente está disputando a indicação para o Governo de Sergipe são o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT). Mas há outras opções, entre as quais o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e o senador Rogério Carvalho (PT). Mas há insistentes citações, por parte de amigos,  do nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Ulices Andrade.

Os preteridos, um problema

O fato de ter muitos nomes à disposição para disputar o governo pode ser bom, mas também pode ser ruim, se os preteridos trabalharem somente para si e fizerem corpo mole na campanha eleitoral de 2022.

Dois bons destaques

Os dois senadores sergipanos da CPI da Pandemia continuam a merecer destaque. Na quinta-feira passada, partiu de Alessandro Vieira a proposta de transformar o convite feito ao enrolado líder do governo Ricardo Barros em convocação prontamente aceita por Omar Aziz, presidente da comissão. Já o senador Rogério Carvalho, foi-lhe permitido presidir interinamente os trabalhos da comissão. Os dois, que são candidatos a governador têm recebido muita mídia positiva.

Alessandro sem personalismo

Indagado sobre a disposição para disputar o pleito eleitoral para o Governo em 2022, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) respondeu: “Não trato dessas coisas como projeto pessoal. Tenho recebido solicitações neste sentido de muita gente, dentro e fora do Cidadania. A resposta é sempre a mesma: não posso negar nada para Sergipe, que me deu tudo que tenho e uma confiança imensa na votação de 2018. É claro que é preciso mudar a gestão de Sergipe, essa turma já teve 20 anos para trabalhar e os problemas continuam. Vamos continuar ouvindo a sociedade para construir a melhor alternativa para a mudança, sem personalismos”.

Lagarto: Morre ex-prefeito Artur Reis

Aos 94 anos, morreu na manhã deste sábado, 14,  de causa natural,  o ex-prefeito de Lagarto e ex-deputado estadual Artur Reis. Ele foi deputado estadual na década de 1980 e prefeito de Lagarto entre 1982-1988. Mas retornou a Assembleia Legislativa de Sergipe, onde permaneceu até 31 de janeiro de 2003. Era pai do ex-deputado estadual e federal Jerônimo  e da atual deputada estadual Goretti. Também era avô do atual deputado federal Fábio Reis e do presidente interino do MDB, Sergio Reis.

Adeus à velha LSN

Foi aprovada no Senado propositura que revoga a velha lei de Segurança Nacional, fruto do governo do general João Batista Figueiredo, em 1983. Com essa medida, artigos referentes ao tema vão todos para o Código Penal. O seu relator foi senador Rogério Carvalho, que fez um excelente trabalho. A nova lei seguiu para o Palácio do Planalto para sanção presidencial.

Obras inacabadas

Inaugurar obras inacabadas é uma velha e reprovável tradição da política sergipana e brasileira. É disso que está sendo acusado o governador Belivaldo Chagas por uma deputada estadual, a Kitty Lima,  que está em busca da reeleição. O principal mandatário sergipano poderia rebater a denúncia promovendo algum evento no CIC reinaugurado, se tiver munição para contradizer a deputada.

SE e o aquecimento

O aquecimento global da terra não é brincadeira. Países europeus têm alcançado, nesse verão, temperaturas acima de 40 graus centígrados. As previsões para países abaixo do Equador, onde Sergipe está situado, são de muito calor. Se as quase não intermitentes secas são um problema que acontece há vários séculos, nem é bom pensar o que poderá acontecer com o sertão sergipano em mais três décadas.

Setembro está próximo

Só para lembrar àqueles que apostam na possibilidade de o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciar o candidato a governador do bloco que lidera em setembro. A contar a partir deste sábado, 14, faltam apenas de 17 dias para o mês inicialmente apontado para definições. Na verdade, todos os pré candidatos acreditam que o anúncio só deverá acontecer depois do reveillion.

CPI vai avançar

Do senador Rogério Carvalho (PT) nas redes sociais: “Estamos combatendo poderosos que se acham intocáveis, pessoas que acreditavam na impunidade. São verdadeiros trambiqueiros que usavam a dor e sofrimento do povo brasileiro para tirar vantagens”.

Só promessas

O ex deputado federal e ex vice prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, parece ser um dos poucos políticos conhecidos e reconhecidos de Sergipe que ainda aposta na sobrevivência eleitoral do DEM. Ele anda buscando adesões por todo o Estado e tem ouvido promessas.

ICMS do etanol é elevado

Nas redes sociais, o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA) manifestou a sua preocupação com a alta no preço dos  combustíveis em Sergipe. Tomando por base os dados do Sistema  Fecombustíveis, o parlamentar disse que Sergipe é o quinto estado do País com a maior alíquota de ICMS que incide sobre o combustível Etanol. O ICMS do Etanol em Sergipe é 27%, mesmo índice do Espírito Santo. Ou  seja, ficando atrás do DF (28%), Tocantins (29%), Rio Grande do Sul (30%) e Rio de Janeiro (32%).

TRE julgando contas

Em um balanço realizando nos últimos dias, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) detectou que dos 7099 processos de prestações de contas eleitorais das eleições 2020 exatos 3838 ainda estão pendentes de julgamento. Desse total geral 770 prestações de contas eleitorais são de Aracaju e 353 pendentes de julgamento. Um outro dado importante: s Justila eleitoral recebeu 186 recursos e desses 41 ainda serão julgados. Pelo visto, a Justiça Eleitoral terá muito o que fazer, além de encaminhar o processo eleitoral de 2022.

Um nome disponível

Ao reafirmar que se filiará ao mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, o empresário João da Tarantela disse que se ele for para o PP, aqui em Sergipe tem um nome como o do deputado federal Laércio Oliveira para disputar o governo de Sergipe. “Mas, talvez, eu posso ser a opção para qualquer cargo, inclusive governador, pois Laércio tem vínculo com Belivaldo (PSD) e Edvaldo (PDT) e a esse povo está ligado umbilicalmente. Posso ser candidato a governador, senador ou deputado federal. Nada me atrapalharia.”, deixou claro.

Manutenção de prédios

O recente desabamento de edifício de apartamentos em zona nobre de Miami, nos Estados Unidos,  deve ser tomado como um sinal para as autoridades sergipanas. Em Sergipe, não existe a cultura da manutenção de prédios públicos e privados. Os órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais não possuem sequer um cronograma para fiscalizar as condições de pontes, viadutos, etc. Segundo engenheiro civil amigo desta coluna, sem fazer alarmismo, as autoridades precisam levar a sério o problema ocorrido na Flórida. Quem não se lembra como a ponte de Pedra Branca veio abaixo não faz muito tempo?

Tempos modernos

O resultado do “Jogo do Bicho” está nas redes sociais diariamente. Também diariamente é possível ver agiotas oferecendo e cobrando dinheiro de empréstimos.

Gasolina cara

Aumento da gasolina: inflação para pobres, dividendos para ricos. Já é o oitavo reajuste somente em 2021. Enquanto anuncia mais sofrimento para os pobres, a estatal distribui R$ 31,6 bilhões para os seus acionistas. O preço do litro já ultrapassou os R$ 6,00.

Precatórios

Tem muita gente em Sergipe apostando em sair da crise no bolso e no banco com o recebimento de precatórios a que tem direito.

Escuridão

Em várias ruas da capital sergipana há postes com as lâmpadas desligadas. A escuridão  preocupa moradores dessas áreas.

Rolar para cima