Há convencimento
Há um forte convencimento no bloco governista de que o nome mais leve para disputar a sucessão de Belivaldo Chagas é mesmo o do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Os prefeitos, ainda que recebam outros candidatos ligados a Belivaldo em seus municípios comentam satisfeitos que “o menino é o melhor”. Ainda assim, ninguém sabe ainda qual será a opção do atual governador para sucede-lo.
Velha Guarda na campanha
O pré candidato do PT ao governo de Sergipe, senador Rogério Carvalho, não escondeu de ninguém a satisfação de participar do ato organizado por antigos militantes e ex dirigentes petistas na noite de quinta-feira na sede do partido. A chamada “Velha Guarda” relembrou bons momentos de militância e manifestou o apoio a Carvalho na caminhada rumo ao Palácio de Despachos em 2022.
Jurássicos em ação
O pessoal mais antigo do PT deu demonstração de que continua próximo do partido. Até mesmo aqueles que já não militam vem manifestando apoio a Rogério Carvalho.
Briga de grupo em Itabaiana
Atendendo a um apelo dos comerciantes e do deputado estadual Luciano Bispo, o governo do Estado construiu uma Central de Abastecimento (CEASA) no município de Itabaiana. Até aí, tudo bem. Mas surgiu um problema nos últimos dias. Os comerciantes ligados ao prefeito atual não teriam demonstrado o mínimo interesse em usar o espaço e se estabeleceram em via pública próxima à CEASA. Isso estaria acontecendo por que fazem oposição a Bispo, atual presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, no município.
A andarilha Danielle Garcia
“Não tenho ainda definição do cargo que vou disputar, mas independente disso, tenho ido sim ao interior, recebido muitas pessoas no escritório, conversado com lideranças. Final de semana passado estive em Capela, Ribeiropolis, Frei Paulo, Itabaiana, tenho dado entrevistas em rádios no interior, do alto sertão”, afirma Danielle Garcia.
O MDB de Sergipe não fechará
Para ampliar as condições de sucesso nas urnas no pleito eleitoral de 2022, vários emedebistas sergipanos estão de malas prontas para deixa o partido. Mas isso não representa dizer que o MDB vai fechar para balanço. Que ficar deverá manter as portas abertas e a espera de adesões.
Questão de coerência
Sete deputados federais sergipanos votaram pela quebra do teto de gastos e pelo calote de dividas da União para com credores sergipanos, por exemplo, na educação. Na terça-feira, quando ocorrerá a votação em segundo turno, espera-se que os sete deputados federais votem pensando nos interesses que ficarão prejudicados se os votos a favor do calote forem repetidos. Coerência, pessoal!
Forever Young
Os ex governadores Antônio Carlos Valadares (PSB), 78 anos, e Jackson Barrreto (MDB) , 77, parece não ter plano de deixar a vida pública. Em 2022, ACV, que já foi governador e senador, disputará cadeira da Assembleia Legislativa de Sergipe. JB, que foi prefeito de Aracaju e governador de Sergipe, quer ser senador.
Uma mão vai e a outra vem
Os prefeitos sergipanos que andaram muito em Brasília à procura de deputados federais e senadores para lhes pedir emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para os seus municípios agora têm sido procurados pelos parlamentares que desejam disputar mandato em outubro do próximo ano.
Sebo nas canelas
O deputado federal Laércio Oliveira (Progressista) passou sebo nas canelas e partiu para a caça a votos na sexta-feira nos municípios de Cedro de São João, São Francisco, Amparo do São Francisco e Telha. Desde que entrou na pré campanha já visitou 60 municípios.
Home office
As empresas que aderiram àquele programa de apoio do governo federal no período de elevados casos de covid-19 agora estão aperreadas para pagar as ajudas conseguidas.
Em defesa das mulheres
Os cerca de 100 cartórios de Sergipe estão engajados na campanha contra a violência quer atinge as mulheres. Desde a semana passada, todos os cartórios tornaram-se pontos de denúncia de violência doméstica. A campanha Sinal Vermelho tem como objetivo incentivar e facilitar denúncias de abuso de qualquer tipo, de forma sigilosa e discreta. Com um X desenhado na palma da mão, as vítimas podem se dirigir a um cartório e assim sinalizar ao atendente que estão em alguma situação de vulnerabilidade. As mulheres serão encaminhadas a uma sala especial, onde poderão registrar a denúncia e acionar autoridades.
Maior vazão no “Velho Chico”
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) divulgou carta circular informando que a vazão do rio São Francisco, em Xingó (Canindé/SE), atingiu 1.401 metros cúbicos por segundo. Choveu bastante nas áreas dos afluentes do “Velho Chico” nos últimos dias
Alerta aos sergipanos
Ainda que os casos de covid-19 sejam poucos no estado, permanecem vigentes todas as restrições determinadas pelo comitê de enfrentamento à ´pandemia em Sergipe. A maioria das atividades está liberada com 75% da capacidade, entre as quais Shoppings, comércio, bares, restaurantes, galerias, escritórios, concessionárias etc. Um lembrete: use máscara em ambientes fechados.
Livro na Summit 2021
Neste sábado, 6, acontece no SERGIPE SUMMIT 2021, em Aracaju, um dos maiores congressos empresariais do Brasil, o lançamento do livro “Encontre a sua marca-Estratégias para potencializar Carreiras e Negócios”, da editora Literare Books. O convite foi feito pelo CEO da Fábrica de Mentores e Idealizador do SERGIPE SUMMIT, Augusto Lucena, que também é autor do prefácio da obra colaborativa idealizado por Daniela Bacelar, especialista em Personal Branding. O livro, o primeiro da série “Livros que marcam”, reúne 34 profissionais com atuação no Brasil e no exterior, especializados em estratégias para gestão da marca pessoal.
Marighella
Os cinemas de Aracaju têm exibido o filme “Marighella”, dirigido pelo diretor Wagner Moura. Os comentários sobre o filme variam de acordo com as posições dos amantes do cinema nacional. Sem entrar o mérito, dá pra dizer que o filme é tecnicamente muito bem feito. Lembra bons filmes de ação estadunidenses.