‘Edvaldistas’ x ‘Mitidieristas’
Os “edvaldistas” estão convencidos de que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é a melhor opção do bloco governista para disputar o Governo do Estado. Dizem agora que ele começaria a campanha bem, contando com a boa aceitação que teria na capital e no interior os aliados pediriam votos para ele. Mas aí os “mitidieristas” afirmam que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) começaria a campanha bem com os apoios que tem no interior e em Aracaju a turma de Edvaldo e outros lhe dariam apoio. Isso o faria imbatível.
Amigos em campanha
Um pelotão de jovens médicos e estudantes universitários trabalham a ideia de atuar na campanha do senador Rogério Carvalho (PT) ao Governo do Sergipe. Esse mesmo grupamento esteve ao lado dele na disputa para o Senado, em 2018. Os organizadores da campanha avaliam ainda que muitos servidores públicos federais, estaduais e municipais vão estar com o petista.
PT, PV e PSB discutem proporcionais
Dirigentes do PT, PV e PSB se reuniram na sexta-feira, 21, para discutir as opç~´oes que têm para disputar osm vcargos de deputados federais (8 vagas na Câmara) e deputados estaduais (24 vagas na Alese). Cada partido ficou de aresentar logo em breve as suas opções. Estavam na reunião Reinaldo Nunes (PV) Valadares filho (PSB) João Daniel, Jeferson e Camilo (PT). Na próxima segunda-feira, 24, a discussão sobre o mesmo tema será com o PC do B.
As águas vão rolar
A vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó já chegou a 3 mil m³/s. Com esse volume todo, a água está perto de inundar várias povoações em Sergipe, inclusive a Ilha de São Pedro, onde moram os índios Xocó, em Porto da Folha. Há problemas também na Ilha do Ouro (Porto da Folha), Prainha da Adutora (Telha) e o Povoado Cajueiro (Poço Redondo).
Negros eleitores
Como votam os eleitores sergipanos seguidores de religiões de matriz africana? As lideranças religiosas dessas crenças reclamam que só nos períodos eleitorais são procurados pela classe política. São usados como cabos eleitorais. O problema político dessas religiões é que elas têm poucos seguidores e, portanto, poucos eleitores, dizem certos analistas. As suas lideranças religiosas não possuem uma política agressiva para conquistar novos adeptos – como fazem os evangélicos. Fica assim difícil pensar nos seguidores das religiões de matriz africana como uma força política eleitoral. Ou essa coluna está completamente equivocada?
Mais pesquisas
Mesmo ainda faltando um pouco mais de dez meses para as eleições gerais de 2022, contribuintes e eleitores sergipanos devem se preparar para a enxurrada de pesquisas sobre a intenção de voto dos eleitores sobre candidaturas estaduais e nacionais. Muitas não serão confiáveis, não passarão de fake news, mas ainda assim serão registradas na Justiça Eleitoral, que não possui meios para questionar a metodologia dessas sondagens. As melhores pesquisas são aquelas usadas para consumo dos candidatos e dos partidos políticos.
Aposentados protestam
O Dia dos Aposentados, na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, será marcado por luta em Sergipe. O ato começa às 8h, em frente ao prédio do Sergipeprevidência, na Praça General Valadão, Centro de Aracaju. Essa foi uma das deliberações dos professores em assembleia geral do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Educação de Sergipe (Sintese). A maioria dos servidores estaduais aposentados de Sergipe recebe pouco mais de um salário mínimo e, portanto, é duramente penalizada
com o corte na remuneração, em um momento de arrocho salarial e inflação impiedosa.
Desenvolver Sergipe
Sergipe precisa de um governador que tenha propostas claras que apontem para o seu desenvolvimento. O Estado encontra-se em situação sofrível por conta de medidas duras, entre as quais o fim da Petrobras, adotadas pelo Governo Federal. Houve um tempo, nos anos de 1980, 90 e 2000, em que Sergipe estava bem à frente de Alagoas. Agora, é perceptível que Alagoas nos ultrapassou.
Mega fé
Nos listões dos candidatos a cargos proporcionais aparecem todos os anos dezenas de pessoas que saem em busca de apoio das benzedeiras, cartomancia, leitura de mãos, búzios e outros bichos e não se elegem. Mas, ainda assim, no pleito eleitoral seguinte buscam esses mesmos mecanismos de apoio, talvez na esperança de que quem pratica essas coisas acerte um dia.
Espaço para negros/as
Os proprietários de hospitais e de clínicas precisam ter um choque de realidade. Quando alguém entra nesses espaços para cuidar de sua saúde observa que os cartazes pregados nas paredes mostram, exceções à parte, médicos e médicas brancos. O problema é que aqui não é a Suécia! Os pacientes, em sua maioria, não são brancos. É tudo uma questão de ter sensibilidade inclusiva. Ao colocar nos corredores cartazes com médicos e pacientes não brancos faz com que as pessoas se sintam bem-vindas.
Atendimento
Uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer aos usuários dos serviços públicos é, na hora que chega a sua vez de serem atendidos, ouvir do funcionário púbico que “o sistema caiu”. Ninguém consegue explicar o que é o tal “sistema”. Nessas ocasiões é preciso ter muita paciência.
Justiça vacinal
Foi correta a decisão do Tribunal de Justiça de manter o trabalho presencial nos serviços que presta à sociedade sergipana. Quem precisar de seus serviços terá que provar que tomou as suas vacinas. A medida também é válida para os seus servidores.
Só com máscara
Se houver algum tipo de fiscalização pelos órgãos reguladores dos transportes coletivos, rapidamente será percebido que não são poucas as pessoas que não usam máscaras dentro dos ônibus. Deveria haver uma regra do tipo “só viaja quem estiver usando máscara”. Tem muita gente que ainda não compreendeu a gravidade da Covid-19.
Eduardo e Mônica
Está em exibição nos cinemas de Aracaju o filme “Eduardo e Mônica”. Da mesma forma que “Faroeste Cabloco”, essa película é baseada em canção do grupo de rock Legião Urbana, comandado por Renato Russo. A letra da canção já é praticamente um script e a melodia deve ser a sua trilha sonora. A procura por esse filme deverá ser grande, mesmo em tempos de pandemia. Tem tudo para ser um sucesso de bilheteria.