Com redução dos estoques de todos os grupos sanguíneos, Hemose reforça necessidade de aumento das doações de sangue

Em função da redução dos estoques de todos os grupos sanguíneos O, A, B e Ab positivo e negativo, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida a população sergipana para colaborar com o serviço e assegurar o atendimento transfusional nos hospitais.

A unidade funciona diariamente de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. Entretanto, no próximo sábado (10), a unidade atenderá das 7h às 11h, para coleta de sangue. A abertura é decorrente do feriado nacional de Nossa Senhora da Aparecida, em 12 de outubro, quando não haverá expediente.

De acordo com dados do Hemocentro, nos últimos quinze dias as doações passaram de 70 para 50 coletas ao dia. Número considerado insuficiente para atender ao público que realiza tratamento oncológico, anemias crônicas, leucemias, dengue hemorrágica, cirurgias de grande porte, cardíacas, ortopédicas, além dos serviços de urgência.

“Aqui no Hemose, após a coleta, o sangue passa para por uma série de análises laboratoriais, cujos principais exames realizados incluem a tipagem ABO e grupo Rh; triagem para HIV, Hepatite C e B; teste para Vírus Linfotrópico da Célula Humana – HTLV; doença de Chagas e sífilis; Teste de ácido nucleíco – NAT para HIV e Hepatite C”, detalha a enfermeira e gerente de Coleta, Florita Aquino ao explicar que o procedimento é seguro para o doador e para o paciente.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos precisa apresentar o termo de autorização dos pais ou responsável legal. Ao comparecer à unidade, é obrigatório apresentar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/SES

Rolar para cima