Na tarde desta quinta-feira, 30, na sede do Instituto Rui Barbosa (IRB), em Brasília-DF, foi realizada a reunião de implementação do Comitê Técnico de Saúde do IRB e a posse de seus integrantes, entre os quais está a conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
Os 33 Tribunais de Contas brasileiros atenderam prontamente à convocação do IRB, indicando os servidores que irão representá-los no desenvolvimento das atividades a serem realizadas. O Comitê inicia com 40 integrantes, sendo 20 Conselheiros Membros das Cortes de Contas.
“É fundamental que estejamos alinhados em busca de um controle externo cada vez mais efetivo no âmbito das políticas públicas da área da saúde; não tenho dúvida de que as iniciativas decorrentes desta nova frente de ação do IRB darão uma grande contribuição para o sociedade” destacou a conselheira sergipana.
O Comitê será presidido pelo Conselheiro Sebastião Helvecio (TCE/MG), que também preside o Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, e é o atual Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB.
“A implementação do Comitê Técnico de Saúde representa os esforços que o IRB vem empreendendo no sentido de fomentar no Sistema Tribunais de Contas brasileiro o exercício do controle externo funcional. E, em relação à temática do Comitê, ficou evidenciado durante a recente pandemia vivenciada no mundo, a importância dos sistemas públicos de saúde”, destacou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes.
Em meio à reunião, o Secretário Nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvecio Magalhães Júnior, proferiu palestra com o tema “Perspectivas da atenção especializada da saúde”.
Finalizando o momento, o conselheiro Sebastião Helvecio conduziu a primeira reunião do Comitê para apresentação das Diretrizes que nortearam a construção do Plano de Trabalho.
Créditos: DICOM TCE-SE/Com informações do IRB
Foto: Ascom/IRB