Conselho Gestor do Fundo de Combate à Pobreza debate projetos do governo de Sergipe para a área social

A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) reuniu o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP para apresentação do balanço orçamentário de 2019, debate e aprovação de orçamentos para a execução de projetos inéditos em 2020, para a área social. A reunião contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino e dos secretários de Estado da Inclusão Social, da Fazenda e da Agricultura, além de representantes da secretaria Geral de Governo, da Defesa Civil Estadual, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

A SEIAS apresentou cinco novos projetos para as áreas da Inclusão e Assistência Social, envolvendo ações voltadas para a população socialmente vulnerável do estado, inserida no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). “Estamos organizando o nosso caixa para aplicar recursos na área social. Fazemos este esforço e vemos a compreensão do Conselho Gestor do Funcep para que, juntos, possamos mudar a realidade da população em situação de vulnerabilidade do nosso estado”, afirmou a vice-governadora Eliane Aquino.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, ressaltou a importância da reunião do Conselho Gestor, para apresentação dos novos projetos. “Os encontros regulares do Conselho são indispensáveis para garantir o melhor uso para o Funcep. Os públicos prioritários dos novos projetos são as pessoas em situação de insegurança alimentar, crianças de até seis anos, mulheres gestantes e/ou chefes de família, pessoas com deficiência, jovens egressos de medidas socioeducativas e os municípios com Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) mais baixos”, detalhou a secretária Leda Lúcia.

Após a apresentação dos projetos, o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, destacou a relevância das novas propostas da Assistência Social para 2020. “Os projetos já existentes continuarão este ano. A viabilidade financeira de novos projetos será analisada, para que venhamos a ter sucesso na redução da pobreza em Sergipe. A PGE também analisará o viés jurídico dos novos projetos, para que o Estado possa dar vazão à sua missão de redução das desigualdades sociais. São belos projetos. Tenho a certeza de que a SEIAS está no caminho certo”, avaliou.

Fonte: ASN
Foto: Pritty Reis

Rolar para cima